Iniciando na Progressão Harmônia!

    Autor Mensagem
    Lukinhacm
    Veterano
    # ago/11


    Olá pessoal!
    Estou inicando nos estudos de Progressão Harmonica afim de me libertar das Tabs, cifras e qualquer referencia visual na hora de executar uma musica.

    Já procurei em alguns topicos mas não encontrei nada concreto somente partes o que me deixa cada vez mais confuso.

    Gostaria da ajuda de vcs com algumas referencias, dicas, exemplos e alguns passos que devo procurar e estudar para um bom entendiamento na hora executar uma Harmônia.

    Obrigado pela força!

    malucobeleza666
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lukinhacm

    Liberte-se das tabs, mas por que das cifras? Cifras estão lá apenas para lhe falar qual é o acorde, e não como é o acorde, você precisa saber montar os acordes para ler progressões cifradas, não é demérito algum fazer uso de cifras. Cara, harmonia é muito vasta viu? Me parece que você está começando agora nesse mundo, e é muito legal esse interesse por harmonia. Seria legal você aprender as coisas basicas mesmo, intervalos, como montar acordes pelo sistema CAGED, campo harmonico, e a partir daí você vai se aprofundando, tem uns livros bem legais para estudo cara, de harmonia, eu uso o Harmonia e improvisação do almir chediak, vale muito a pena, tem muita coisa ali eheh é só ter vontade.t+^^

    Lukinhacm
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Obrigado Malucobeleza666

    As questões de intervalos, acordes, campo harmonico, CAGED, são coisas que ja são claras. E preciso agora partir para alguma coisa mais afundo.
    Quando me refiro a me livar das cifras estou querendo dizer que gostaria de entender o que acontece na musica por exemplo; um trecho da musica Flor de lis do Djavan:

    C7(9) F7M
    e o meu jardim da vida
    Bb7(9) Em7(9)
    Ressecou, morreu
    A7(13-) D7(9)
    Do pé que brotou Maria
    G4(7/9) G7(9-) Gm7
    Nem mar________garida nasceu (3X)

    Gostaria de entender a lógica de utilizar acordes com (9), (13-), acordes fora do campo harmonico basico e por ai vai .....

    Executar uma musica e entender realmente o que está acontecendo sem precisar ficar decorando cifras.

    Sei que grande parte disso está relacionado as progressões mas preciso de uma linha de assuntos a qual devo seguir.

    Vou entrar o livro do Cediak indicado e começar a estudar mas caso alguem possa enviar algumas dicas seria de muita ajuda.

    Acredito que muitos passam pela mesma fase pois chega uma hora em que a teoria musicals e torna um pouco complicada principalmente tentando aprender sozinho com videos, livros e ....

    Os topicos do forum estão me ajudando muito.

    Continuem postando pessoal me ajudem em mais esse degrau ...

    Vlw....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando na Progressão Harmônia!