Iniciando na Progressão Harmônia!

Autor Mensagem
    Lukinhacm
    Veterano
    # ago/11

Olá pessoal!
    Estou inicando nos estudos de Progressão Harmonica afim de me libertar das Tabs, cifras e qualquer referencia visual na hora de executar uma musica.

Já procurei em alguns topicos mas não encontrei nada concreto somente partes o que me deixa cada vez mais confuso.

Gostaria da ajuda de vcs com algumas referencias, dicas, exemplos e alguns passos que devo procurar e estudar para um bom entendiamento na hora executar uma Harmônia.

Obrigado pela força!
    malucobeleza666
    Veterano
    # ago/11
    · votar

Lukinhacm

Liberte-se das tabs, mas por que das cifras? Cifras estão lá apenas para lhe falar qual é o acorde, e não como é o acorde, você precisa saber montar os acordes para ler progressões cifradas, não é demérito algum fazer uso de cifras. Cara, harmonia é muito vasta viu? Me parece que você está começando agora nesse mundo, e é muito legal esse interesse por harmonia. Seria legal você aprender as coisas basicas mesmo, intervalos, como montar acordes pelo sistema CAGED, campo harmonico, e a partir daí você vai se aprofundando, tem uns livros bem legais para estudo cara, de harmonia, eu uso o Harmonia e improvisação do almir chediak, vale muito a pena, tem muita coisa ali eheh é só ter vontade.t+^^
    Lukinhacm
    Veterano
    # ago/11
    · votar

Obrigado Malucobeleza666

As questões de intervalos, acordes, campo harmonico, CAGED, são coisas que ja são claras. E preciso agora partir para alguma coisa mais afundo.
    Quando me refiro a me livar das cifras estou querendo dizer que gostaria de entender o que acontece na musica por exemplo; um trecho da musica Flor de lis do Djavan:

C7(9) F7M
    e o meu jardim da vida
    Bb7(9) Em7(9)
    Ressecou, morreu
    A7(13-) D7(9)
    Do pé que brotou Maria
    G4(7/9) G7(9-) Gm7
    Nem mar________garida nasceu (3X)

Gostaria de entender a lógica de utilizar acordes com (9), (13-), acordes fora do campo harmonico basico e por ai vai .....

Executar uma musica e entender realmente o que está acontecendo sem precisar ficar decorando cifras.

Sei que grande parte disso está relacionado as progressões mas preciso de uma linha de assuntos a qual devo seguir.

Vou entrar o livro do Cediak indicado e começar a estudar mas caso alguem possa enviar algumas dicas seria de muita ajuda.

Acredito que muitos passam pela mesma fase pois chega uma hora em que a teoria musicals e torna um pouco complicada principalmente tentando aprender sozinho com videos, livros e ....

Os topicos do forum estão me ajudando muito.

Continuem postando pessoal me ajudem em mais esse degrau ...

Vlw....
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a Iniciando na Progressão Harmônia!