| Autor | Mensagem | 
| PotterGuitar Membro Novato
 | # out/14 
 
 essa sequência > Dm - Dm7M - Dm7 - Dm6 , é muito usada, mas ela tem que resolver em algum acorde específico?
 
 obs: não achei na busca sobre isso
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 PotterGuitar
 
 Possívelmente em Dm. É uma cadência meio estranha, mas ok.
 
 
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| PotterGuitar Membro Novato
 | # out/14 · votar
 
 por exemplo, na música pra você do Onze 20 tem essa cadência olha >
 Gm    Gm7M  Gm7        Gm6    Cm7
 Ouvir dizer que eu não servia
 
 http://www.cifraclub.com.br/onze20/pra-voce/
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 PotterGuitar
 
 Não entendi.
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 PotterGuitar
 
 Olha, a cadência é uma coisa, o que vc está relatando parecem ser acordes de passagem.
 
 
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| Lelo Mig Membro
 
  | # out/14 · votar
 
 PotterGuitar
 
 Cara, de onde você tirou e o que quer dizer exatamente com isso:
 
 "mas ela tem que resolver em algum acorde específico? "
 
 Não existe uma regra que determine que você "feche" uma sequência com determinado acorde. O que determina é a intenção e a melhor maneira de avaliar isso é usando o ouvido, testando os acordes, e descobrir qual produz a intenção que você imagina.
 
 No exemplo que você cita, se considerar que ele fecha a frase com um Cm7, se você aplicar a mesma lógica irá usar um Gm7.
 
 Mas isso não é uma "regra" ou resolução "teórica", só estou repetindo a sequência em outro tom, que é o mesmo que você fez com os primeiros 4 acordes.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/14 · votar
 
 PotterGuitar
 
 Perceba que existe um cromatismo, que vai da 8a do Dm, passa pela 7a maior, depois pela 7a menor e finaliza na 6a maior do acorde Dm.
 
 Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.
 
 O acorde Dm6 tem uma grande semelhança com o G7/D (5a no baixo). Sendo assim você pode conduzir pro C7M. Ou subir um semitom num acorde diminuto: Abdim7 e depois um Am ou mesmo um A7 e começar a progressão em Dm novamente.
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 LeandroP
 
 Pra mim é, e muito. Foge muito da cultura pop/rock que to inserido. Vc soube explicar melhor o que eu quis dizer... Muito melhor na real rs
 
 
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| Filippo14 Veterano
 | # out/14 · votar
 
 Esse tipo de ideia eu já vi em Samba do Avião do mestre Tom Jobim e Oceano do Djavan. É um cromatismo como o LeandroP. Acho que a resposta que você procura é a dele mesmo, ótima explicação, parabéns.
 
 Abração
 
 
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| dom de Deus Veterano
 | # out/14 · votar
 
 Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.
 
 sustentando o que leandro disse é comum ver isso na mpb na música de roberto carlos não só nesse que postei a cifra mas outra do roberto carlos usa estes intervalos
 
 musica a despedida
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 dom de Deus
 
 Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?
 
 
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| dom de Deus Veterano
 | # out/14 · votar
 
 Ismah
 
 Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?
 
 então comecei estudar harmonia a pouco tempo através de livro. não vou saber te explicar isto. mas gosto de observar essas coisas na música
 
 e agora observando melhor os acordes que o PotterGuitar postou são acordes menores com sexta e os que eu postei é maiores com sexta,
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/14 · votar
 
 Essa progressão é bem comum:
 
 
 4/4 ||:  Dm  Dm(7M)  |  Dm7  Dm6 | Bb7  |  A7  :||
 repete infinitamente rsrsrs
 
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 LeandroP
 
 E quanto a minha pergunta?!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/14 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Ismah
 
 Conhece "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin?
 
 Ela tem o dedilhado da primeira parte da harmonia basicamente assim, e está na tonalidade menor de Lá.
 
 Então, desta forma temos fundamentalmente:
 
 Am, Am(7M), Am7 e Am6.
 
 Qual é o lance de Satairway to Heaven?
 
 É que esta cromatização da "8a caindo até a 6a" está no baixo do acorde, em uma inversão.
 
 Sendo assim, temos:
 
 Am, Am/G#, Am/G e Am/F#
 
 Como eu havia dito na postagem anterior que o Dm6 era semelhante ao G7/D, podemos utilizar desta semelhança e aplicar uma substituição de acorde, colocando o D/F# (vamos omitir a 7a do Ré) no lugar do Am/F# (isso que foi feito na música).
 
 A "sacada" desta progressão é a forma como o baixo desce cromaticamente, e na ponta do acorde (a nota mais aguda), ocorre o contrário quase que a progressão inteira, onde quando desce uma nota no baixo, sobe outra (diatonicamente, e não cromática) nota na ponta do acorde.
 
 E por isso temos:
 
 
 e---------5--7-----7--|--8------8-----2---
 B-------5--------5----|------5------3-----
 G-----5--------5------|----5------2-------
 D---7--------6--------|--5------4---------
 A---------------------|-------------------
 E---------------------|-------------------
 Am        Am9/G#      Am/G   D/F#
 
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 É por aí que eu to vendo também.
 
 Essa D4 D D9 é um riff também, mas ele fica completo com D4 D D9 D D9.
 No meio da música ele passa pra  D/G, D/F#, D/E, D/F# D/E e cai pra G9/B.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/14 · votar
 
 Ismah
 
 Eu vejo essas passagens D4 D D9 mais como uma ornamentação do que uma condução, ou uma progressão harmônica.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/14 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Esta progressão que é objeto do tópico me lembrou de uma outra, que está na música "Mania de Possuir". Que por sinal tem um lindo solo de guitarra do meu herói Luís Carlini.
 
 O trecho da harmonia é quando ele canta "Eu preciso de você do jeito que é...".
 
 A harmonia deste trecho está assim:
 
 Cm - Am7(b5) - Cm/Bb - Am7(b5) - Cm/G
 
 Se observar bem o acorde Am7(b5) é como se fosse um Cm/A.
 
 Vídeo pra ouvir a harmonia e o solo do Carlini:
 
 
 http://www.youtube.com/watch?v=zg5yuCqk4go
 
 
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| Ismah Veterano
 | # out/14 · votar
 
 LeandroP
 
 Seria o exemplo mais simples da causa, oras! kkk
 
 
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| Ismah Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 Aproveitando a barca, galera faz semanas que to tendo que tirar essa música e não sai um acorde do refrão na intro...
 
 Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F
 
 F
 Vai coração
 C
 Torture o meu peito até não aguentar
 Bb
 Arranque seus aplausos que vai começar
 F      C
 Não adianta eu morro de amor por ela
 
 F - G - A
 Vai coração
 A - Bb - C
 Torture o meu peito até não aguentar
 Bb
 Arranque seus aplausos que vai começar
 ??         C                      F
 Quando acabar seu show vai ver que foi por ela
 
 Solo:
 
 D|-----2-3---3---3*~~-|---3-2---2---2---2*~~-|
 A|-3-5-----3---3------|-3-----5---3---3------|
 
 D|---3-2-------2-3---0-2*-|-----3*-d-d-ttt-|
 A|-3-----5-3-5-----1------|-3h5------------|
 
 * - Harmônico artificial
 d - Alavanca down
 t - Alacanca tremolo
 
 
 Segue o áudio.
 
 Alguém faz ideia do acorde que marquei como "??"?
 
 
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| caioscattini Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 iSMAH
 
 A cifra correta de acordo com o audio é:
 
 Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F
 
 F
 Vai coração
 C
 Torture o meu peito até não aguentar
 Bb
 Arranque seus aplausos que vai começar
 Gm                          C4/7 -  C7
 Não adianta eu morro de amor por ela
 
 F - Gm - A
 Vai coração
 A - Bb - C
 Torture o meu peito até não aguentar
 Bb
 Arranque seus aplausos que vai começar
 C 4/7                                       F
 Quando acabar seu show vai ver que foi por ela
 
 
 >>>logo não tem mudança de acorde onde apontou
 vem de Bb em 'começar' e já vai pra C4/7 em 'show'
 
 boa sorte
 
 
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| Ismah Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 caioscattini
 
 Houve um erro de minha parte, não marquei os power chords rs
 
 Assim o F Gm A não existe, é F5 G5 A5...
 
 Realmente estás certo. Grande abraço, e valeu a ajuda aí. ^^
 
 
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| rcorts Veterano
 | # nov/14 · Editado por: rcorts · votar
 
 LeandroP
 Qual é o lance de Satairway to Heaven?
 
 Satanairway to Heaven, he he he.... não podia deixar passar a piada.
 
 Muito boa sua explicação sobre o lance da linha cromática dentro da progressão de acordes.
 
 Para quem acha que essa ideia é estranha, progressões semelhantes aparecem em várias músicas, Oceano - Djavan, Emoções - Roberto Carlos, e se brincar tem trocentas músicas que utilizam a mesma convenção. EDIT: É preciso saber viver - Titãs.
 
 EDIT: correção, a música Admirável Gado Novo - Zé Ramalho, que eu tinha citado acima, também brinca com as sextas mas não é a mesma progressão. Nessa música na verdade a variação de tensões na progressão faz um vai e volta entre a 5ª 5ª# e 6ª, assim: D D5+ D6 D5+ D. OBS.: a 5ª aumentada em prática é a mesma nota da 6ª menor, mas no exemplo se enquadra no acorde aumentado.
 
 
 O mais comum é ao final, ou seja, ao alcançar a 6ª (na linha melódica que faz o cromatismo), a harmonia cobrir com o acorde do V grau, com sétima e até mesmo com 7ª e 9ª, que fica muito bom.
 
 E depois tem gente que acha que "guitarrista de rock" não precisa saber nenhum "acorde complexo", vide tópico abaixo:
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/318594/
 
 
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| Ismah Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 rcorts
 
 Cara, se respondo vai virar treta...
 
 
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| rcorts Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 Ismah
 
 Qual parte, he he he... a do "Satanairway to Heaven" ou a do "guitarrista de rock"?
 
 
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| Ismah Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 rcorts
 
 Ambas hehe
 
 
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| rcorts Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 Ismah
 rcorts
 
 Ambas hehe
 
 
 
 Realmente, muuuuuiiiiiita treeeeeeta! rs rs!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # nov/14 · votar
 
 rcorts
 
 É você, Satanás?! rsrsrsrs
 
 Na música "Don't Talk The Strangers" do Dio a harmonia utiliza essas tensões disponíveis à tonalidade do acorde.
 
 Um riff em powerchord é com D(5) - D(#5) e o outro é D(5) - D(b5) - D(4) - D(5)
 
 
 http://www.youtube.com/watch?v=8DTNZEJeQt8
 
 
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| rcorts Veterano
 | # nov/14 · votar
 
 LeandroP
 
 Legal, tô no trampo agora, não posso ver videos aqui, em casa vejo depois.
 
 
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