Autor |
Mensagem |
PotterGuitar Membro Novato |
# out/14
essa sequência > Dm - Dm7M - Dm7 - Dm6 , é muito usada, mas ela tem que resolver em algum acorde específico?
obs: não achei na busca sobre isso
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
PotterGuitar
Possívelmente em Dm. É uma cadência meio estranha, mas ok.
|
PotterGuitar Membro Novato |
# out/14
· votar
por exemplo, na música pra você do Onze 20 tem essa cadência olha > Gm Gm7M Gm7 Gm6 Cm7 Ouvir dizer que eu não servia http://www.cifraclub.com.br/onze20/pra-voce/
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
PotterGuitar
Não entendi.
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
PotterGuitar
Olha, a cadência é uma coisa, o que vc está relatando parecem ser acordes de passagem.
|
Lelo Mig Membro
|
# out/14
· votar
PotterGuitar
Cara, de onde você tirou e o que quer dizer exatamente com isso:
"mas ela tem que resolver em algum acorde específico? "
Não existe uma regra que determine que você "feche" uma sequência com determinado acorde. O que determina é a intenção e a melhor maneira de avaliar isso é usando o ouvido, testando os acordes, e descobrir qual produz a intenção que você imagina.
No exemplo que você cita, se considerar que ele fecha a frase com um Cm7, se você aplicar a mesma lógica irá usar um Gm7.
Mas isso não é uma "regra" ou resolução "teórica", só estou repetindo a sequência em outro tom, que é o mesmo que você fez com os primeiros 4 acordes.
|
LeandroP Moderador |
# out/14
· votar
PotterGuitar
Perceba que existe um cromatismo, que vai da 8a do Dm, passa pela 7a maior, depois pela 7a menor e finaliza na 6a maior do acorde Dm.
Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.
O acorde Dm6 tem uma grande semelhança com o G7/D (5a no baixo). Sendo assim você pode conduzir pro C7M. Ou subir um semitom num acorde diminuto: Abdim7 e depois um Am ou mesmo um A7 e começar a progressão em Dm novamente.
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
LeandroP
Pra mim é, e muito. Foge muito da cultura pop/rock que to inserido. Vc soube explicar melhor o que eu quis dizer... Muito melhor na real rs
|
Filippo14 Veterano |
# out/14
· votar
Esse tipo de ideia eu já vi em Samba do Avião do mestre Tom Jobim e Oceano do Djavan. É um cromatismo como o LeandroP. Acho que a resposta que você procura é a dele mesmo, ótima explicação, parabéns.
Abração
|
dom de Deus Veterano |
# out/14
· votar
Não é uma progressão estranha, pelo contrário. É de uso muito comum.
sustentando o que leandro disse é comum ver isso na mpb na música de roberto carlos não só nesse que postei a cifra mas outra do roberto carlos usa estes intervalos
musica a despedida
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
dom de Deus
Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?
|
dom de Deus Veterano |
# out/14
· votar
Ismah
Seria o mesmo ideal que D4 D D9, para cair em Bm ou G em seguida?
então comecei estudar harmonia a pouco tempo através de livro. não vou saber te explicar isto. mas gosto de observar essas coisas na música
e agora observando melhor os acordes que o PotterGuitar postou são acordes menores com sexta e os que eu postei é maiores com sexta,
|
LeandroP Moderador |
# out/14
· votar
Essa progressão é bem comum:
4/4 ||: Dm Dm(7M) | Dm7 Dm6 | Bb7 | A7 :|| repete infinitamente rsrsrs
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
LeandroP
E quanto a minha pergunta?!
|
LeandroP Moderador |
# out/14 · Editado por: LeandroP
· votar
Ismah
Conhece "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin?
Ela tem o dedilhado da primeira parte da harmonia basicamente assim, e está na tonalidade menor de Lá.
Então, desta forma temos fundamentalmente:
Am, Am(7M), Am7 e Am6.
Qual é o lance de Satairway to Heaven?
É que esta cromatização da "8a caindo até a 6a" está no baixo do acorde, em uma inversão.
Sendo assim, temos:
Am, Am/G#, Am/G e Am/F#
Como eu havia dito na postagem anterior que o Dm6 era semelhante ao G7/D, podemos utilizar desta semelhança e aplicar uma substituição de acorde, colocando o D/F# (vamos omitir a 7a do Ré) no lugar do Am/F# (isso que foi feito na música).
A "sacada" desta progressão é a forma como o baixo desce cromaticamente, e na ponta do acorde (a nota mais aguda), ocorre o contrário quase que a progressão inteira, onde quando desce uma nota no baixo, sobe outra (diatonicamente, e não cromática) nota na ponta do acorde.
E por isso temos:
e---------5--7-----7--|--8------8-----2--- B-------5--------5----|------5------3----- G-----5--------5------|----5------2------- D---7--------6--------|--5------4--------- A---------------------|------------------- E---------------------|------------------- Am Am9/G# Am/G D/F#
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
É por aí que eu to vendo também.
Essa D4 D D9 é um riff também, mas ele fica completo com D4 D D9 D D9. No meio da música ele passa pra D/G, D/F#, D/E, D/F# D/E e cai pra G9/B.
|
LeandroP Moderador |
# out/14
· votar
Ismah
Eu vejo essas passagens D4 D D9 mais como uma ornamentação do que uma condução, ou uma progressão harmônica.
|
LeandroP Moderador |
# out/14 · Editado por: LeandroP
· votar
Esta progressão que é objeto do tópico me lembrou de uma outra, que está na música "Mania de Possuir". Que por sinal tem um lindo solo de guitarra do meu herói Luís Carlini.
O trecho da harmonia é quando ele canta "Eu preciso de você do jeito que é...".
A harmonia deste trecho está assim:
Cm - Am7(b5) - Cm/Bb - Am7(b5) - Cm/G
Se observar bem o acorde Am7(b5) é como se fosse um Cm/A.
Vídeo pra ouvir a harmonia e o solo do Carlini:
http://www.youtube.com/watch?v=zg5yuCqk4go
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
LeandroP
Seria o exemplo mais simples da causa, oras! kkk
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
Aproveitando a barca, galera faz semanas que to tendo que tirar essa música e não sai um acorde do refrão na intro...
Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F
F Vai coração C Torture o meu peito até não aguentar Bb Arranque seus aplausos que vai começar F C Não adianta eu morro de amor por ela
F - G - A Vai coração A - Bb - C Torture o meu peito até não aguentar Bb Arranque seus aplausos que vai começar ?? C F Quando acabar seu show vai ver que foi por ela
Solo:
D|-----2-3---3---3*~~-|---3-2---2---2---2*~~-| A|-3-5-----3---3------|-3-----5---3---3------|
D|---3-2-------2-3---0-2*-|-----3*-d-d-ttt-| A|-3-----5-3-5-----1------|-3h5------------|
* - Harmônico artificial d - Alavanca down t - Alacanca tremolo
Segue o áudio.
Alguém faz ideia do acorde que marquei como "??"?
|
caioscattini Veterano |
# nov/14
· votar
iSMAH
A cifra correta de acordo com o audio é:
Coração Palhaço - Sétimo Sentido - Tom F
F Vai coração C Torture o meu peito até não aguentar Bb Arranque seus aplausos que vai começar Gm C4/7 - C7 Não adianta eu morro de amor por ela
F - Gm - A Vai coração A - Bb - C Torture o meu peito até não aguentar Bb Arranque seus aplausos que vai começar C 4/7 F Quando acabar seu show vai ver que foi por ela
>>>logo não tem mudança de acorde onde apontou vem de Bb em 'começar' e já vai pra C4/7 em 'show'
boa sorte
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
caioscattini
Houve um erro de minha parte, não marquei os power chords rs
Assim o F Gm A não existe, é F5 G5 A5...
Realmente estás certo. Grande abraço, e valeu a ajuda aí. ^^
|
rcorts Veterano |
# nov/14 · Editado por: rcorts
· votar
LeandroP Qual é o lance de Satairway to Heaven?
Satanairway to Heaven, he he he.... não podia deixar passar a piada.
Muito boa sua explicação sobre o lance da linha cromática dentro da progressão de acordes.
Para quem acha que essa ideia é estranha, progressões semelhantes aparecem em várias músicas, Oceano - Djavan, Emoções - Roberto Carlos, e se brincar tem trocentas músicas que utilizam a mesma convenção. EDIT: É preciso saber viver - Titãs.
EDIT: correção, a música Admirável Gado Novo - Zé Ramalho, que eu tinha citado acima, também brinca com as sextas mas não é a mesma progressão. Nessa música na verdade a variação de tensões na progressão faz um vai e volta entre a 5ª 5ª# e 6ª, assim: D D5+ D6 D5+ D. OBS.: a 5ª aumentada em prática é a mesma nota da 6ª menor, mas no exemplo se enquadra no acorde aumentado.
O mais comum é ao final, ou seja, ao alcançar a 6ª (na linha melódica que faz o cromatismo), a harmonia cobrir com o acorde do V grau, com sétima e até mesmo com 7ª e 9ª, que fica muito bom.
E depois tem gente que acha que "guitarrista de rock" não precisa saber nenhum "acorde complexo", vide tópico abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/318594/
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
rcorts
Cara, se respondo vai virar treta...
|
rcorts Veterano |
# nov/14
· votar
Ismah
Qual parte, he he he... a do "Satanairway to Heaven" ou a do "guitarrista de rock"?
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
rcorts
Ambas hehe
|
rcorts Veterano |
# nov/14
· votar
Ismah rcorts
Ambas hehe
Realmente, muuuuuiiiiiita treeeeeeta! rs rs!
|
LeandroP Moderador |
# nov/14
· votar
rcorts
É você, Satanás?! rsrsrsrs
Na música "Don't Talk The Strangers" do Dio a harmonia utiliza essas tensões disponíveis à tonalidade do acorde.
Um riff em powerchord é com D(5) - D(#5) e o outro é D(5) - D(b5) - D(4) - D(5)
http://www.youtube.com/watch?v=8DTNZEJeQt8
|
rcorts Veterano |
# nov/14
· votar
LeandroP
Legal, tô no trampo agora, não posso ver videos aqui, em casa vejo depois.
|