Não sei se toco bem ou se sou um péssimo músico

    Autor Mensagem
    Igor_Gabriel
    Veterano
    # jun/14


    Gente, não encontrei tópico relacionado.
    Eu gosto de samba e MPB, e toco violão a uns 3 anos. Todos que me vêem tocar dizem que toco bem, justamente porque consigo tocar músicas difíceis (Algumas como "Desafinado" ensinado pelo Philippe Lobo aqui no cifraclub, toquinho e outros).
    Porém eu toco de forma automática, ou seja, eu memorizo tudo e toco, sem ao menos saber que acordes (Aqueles mais difíceis) estou fazendo, se é que me entendem.
    Gostaria de saber se isso é normal, pois encontro dificuldade em tirar acordes de ouvido e qdo vou tocar c amigos, e isso me incomoda muito, pois quem vê eu tocar essas músicas difíceis acha que vou tocar qualquer coisa de ouvido facilmente, porém não é o que acontece. Saberiam me dizer se isso é normal ou se tenho que estudar mais teoria mesmo? Quero começar aula de violão 7 cordas, mas to desistindo pqe to achando que vai sair tdo automático dnovo... =/

    Pepito
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Já estive nesta situação, tinha a técnica MUITO mais apurada que a teoria, pra consertar isso só mesmo estudando, a partir do momento que você aprende formação de acordes, campo harmônico, escalas já vai ver como vai ajudar a tirar musicas de ouvido e entender oque está tocando.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel

    eu sou guitarrista mas toco um pouquinho de violão,toco Wave,asa branca,garota de ipanema e outros em chord melody,o negócio é vc sentar um pouco,se vc sabe de formação de acordes,ver esses acordes que vc ñ sabe o nome e tentar desocbrir,mas vc mesmo,sem dicionario de acorde nem nada.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel
    ´
    Eu também sou assim, apesar da gente achar que a pratica é o que vale, um dia que alguém falar "Faz um A7+" ficaremos um pouco perdidos rsrs

    Eu como guitarrista de blues, solo, faço arranjos sem saber escala nenhuma, praticamente eu decorei "o que eu posso e o que não posso fazer"...

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel

    Cara, na boa...vc faz o mais difícil.

    O resto, é aplicar a teoria ao que faz...

    Que tal começar por decorar o nome dos acordes?

    Igor_Gabriel
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Valeeu gente!

    É, terei que arrumar tempo pra estudar teoria mesmo e ir tentando perceber isto no que estou tocando...

    Me intrigou um vídeo em que um cara ia tocando uma música e falando os acordes naturalmente, sem parecer ter gravado antes, dizia quais eram as sextas dos acordes e tals...
    Aumentou mais o incômodo que isso me causava... rsrs

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel

    Eu tinha um sócio que gravava muitas coisas comigo. Ele teve um bar com karaokê ao vivo, isto é, o cliente escolhia uma música e subia no palco onde a banda se virava para tocar ao vivo a música escolhida. Rolava de tudo, desde o popzinho, sertanejo até bossa nova e chorinho. E tinha que ser de bate-pronto, o sujeito cantava as primeiras notas, a banda pegava o tom e saía tocando.

    Por que eu estou dizendo isso? Primeiro, porque é uma baita experiência. Comece esquecendo que existe o site do cifraclub e assemelhados. Tem que estudar e saber que acordes está tocando, depois estudar o por que de estar tocando aqueles acordes. Que tal pegar depois aquele Desafinado (que nem acho tão legal) e mudar tudo? Outros acordes, inversões. E se você depois imaginar que o cantor/cantora quer que você toque o Desafinado em A, por exemplo? (claro que não vale clicar na mudança de tom do site nem meter um capo). Talvez depois tirar o baixo para dar espaço para um suposto baixista botar para quebrar numa banda? E que tal pensar que poderia tocar sem um cantor, e você precisasse tocar a melodia apenas - mas entendendo as escalas, modos, acidentes dentro desta música. Como você vê, só essa música já dá um compêndio de estudos... rs

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Alex guitar man
    Fico imaginando isso...

    Mas é lógico a formação (talvez eu veja assim pq venho do piano/teclado)

    Precisarei colocar uma sétima maior, que no caso é G#...

    No caso da guitarra basta eu diminuir meio tom de onde eu terei a tônica mais aguda (pra não perder o baixo)... Na forma do A, ficaria 002120... De E, 576655...

    amador_ssa
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel

    Cara, não se sinta tão mal. Exixtem pessoas que nem com aula particular consegue tocar. Eu tb sou assim q nem vc... Toco algumas músicas difíceis, algumas pessoas dizem que eu toco muito, e pensam que eu sei tocar qualquer coisa que eles queiram rsrs Acabam cobrando mais da gente que tem boa prática, e eu fico com a cara no chão hehe a sorte é que sei pelo menos umas duas de vários cantores e estilos, mas sempre fico devendo alguma. As vezes qndo o povo bebeu demais eu faço uma enrolação com o violão rsrs mas temos que estudar teoria, campo harmônico, formação de acordes, escalas, e tb tocar e sentir o som que sai, tentar identificar o acorde, se é menor, maior, parece com ql, etc.

    Alex guitar man

    Eu como guitarrista de blues, solo, faço arranjos sem saber escala nenhuma, praticamente eu decorei "o que eu posso e o que não posso fazer"...

    Como assim sem saber escala? Queria aprender escala, improvisar nos solos e talz, mas só faço "reproduzir" o já existente, não tenho criatividade nem sei "o que devo e o que não devo"

    amador_ssa
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Igor_Gabriel

    Cara, não se sinta tão mal. Exixtem pessoas que nem com aula particular consegue tocar. Eu tb sou assim q nem vc... Toco algumas músicas difíceis, algumas pessoas dizem que eu toco muito, e pensam que eu sei tocar qualquer coisa que eles queiram rsrs Acabam cobrando mais da gente que tem boa prática, e eu fico com a cara no chão hehe a sorte é que sei pelo menos umas duas de vários cantores e estilos, mas sempre fico devendo alguma. As vezes qndo o povo bebeu demais eu faço uma enrolação com o violão rsrs mas temos que estudar teoria, campo harmônico, formação de acordes, escalas, e tb tocar e sentir o som que sai, tentar identificar o acorde, se é menor, maior, parece com ql, etc.

    Alex guitar man

    Eu como guitarrista de blues, solo, faço arranjos sem saber escala nenhuma, praticamente eu decorei "o que eu posso e o que não posso fazer"...

    Como assim sem saber escala? Queria aprender escala, improvisar nos solos e talz, mas só faço "reproduzir" o já existente, não tenho criatividade nem sei "o que devo e o que não devo"

    Igor_Gabriel
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI

    Que legal cara!! É isso que queria msm, pegar o tom e sair tocando... Mas vejo que vou ter que estudar mais mesmo... Tocar em banda tb deve ajudar bastante, mas aqui na cidade o pessoal é paradasso nesse sentido. No caso teria que achar outra música, pois a Desafinado que peguei aqui é chord melody, dae fica complicado mudar de tom sem o capo, mas vou tentar aplicar isto em outros sambas que sei...

    amador_ssa

    É bem assim mesmo cara.. kkkk Mas um dia chegaremos lá, assim como o MMI, pediremos somente o tom da música e pronto...

    Thiago B.
    Membro
    # jun/14 · Editado por: Thiago B.
    · votar


    Igor_Gabriel
    Você recebeu bons conselhos dos camaradas ai de cima, o que devemos fazer agora é estudar, pois eu também sofro deste mesmo mal. Digamos que sei algumas musicas "díficeis" e a galera acaba por fantasiar algumas coisas quando me veem tocar.

    Vou pesquisar alguns materiais novos na net e se achar algo interessante vou te enviar o link aqui pelo fórum. E não sei se acontecerá com você, mais é como o Lelo Mig escreveu. "
    Cara, na boa...vc faz o mais difícil.

    O resto, é aplicar a teoria ao que faz...
    "
    Ficará até prazeroso estudar.


    Abraços. (Y)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Não sei se toco bem ou se sou um péssimo músico