Me diz o nome dessa peça por favor?

    Autor Mensagem
    AprendizdeFreud
    Membro Novato
    # jun/14


    Link da peça > Link da Imagem

    É que o meu violão ta começando a descola o cavalete e não segura mais afinação padrão, só à 1 tom atrás, além disso ta zumbindo toda hora que toco nas cordas mais graves.

    Quero saber porquê com essa peça vai pelo menos segura a afinação.

    Depois resolvo a questão do zumbido com pinos e cola.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    Esta peça é conhecida como cordal.

    Dependendo da construção do violão, se faz necessário o emprego desta peça, e a sua função é transferir a tensão das cordas do tampo pra parte de trás do violão, evitando que o cavalete se descole do tampo.

    O cavalete deve ser colado novamente, e o mais rápido possível, antes que deforme mais o tampo do violão. Se não puder levar a um luthier, você pode pedir ajuda de um marceneiro pra colar, pois além da cola você precisará de ferramentas específicas, como um grampo ou sargento, pra segurar na posição correta o cavalete enquanto a cola seca adequadamente.

    AprendizdeFreud
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Muito obrigado amigo você me ajudo muito mesmo, o meu violão é um giannini de nylon acústico clássico da série sonicx... será que posso resolver o problema do zumbido apenas colocando 5 pinos ou parafusos daqueles que se aperta dos dois lados bem finos?

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    será que posso resolver o problema do zumbido apenas colocando 5 pinos ou parafusos daqueles que se aperta dos dois lados bem finos?

    Eu vou te dar a melhor resposta que alguém poderia te dar, mas mesmo assim eu sei que você vai ignorar ela e se ferrar depois.

    Procure um LUTHIER!

    AprendizdeFreud
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Na minha cidade não tem luthier já procurei por isso vim aqui saber o nome da peça... mas mesmo assim muito obrigado amigo

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    AprendizdeFreud

    Você pode colar novamente e o zumbido deve desaparecer. Você pode aparafusar também, pra reforçar ainda mais a fixação, mas pode ficar feio, dependendo do parafuso. Se for aparafusar, utilize parafuso cabeça chata, rosca máquina, com diâmetro entre 3 e 5 milímetros. E utilize arruelas na parte interna pra porca não deformar o tampo.

    AprendizdeFreud
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    O cavalete n descolou totalmemte so um pouquissimo na parte de traz o suficiente pr ficar zubindo, sera que posso so parafusar assim na parte de tras do cavalete? Botar entre 3 a 5 parafusos so pr parar o zubido?? E dps colocar um cordal pr assegurar que nao saia mais e garanta afinaçao?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    AprendizdeFreud

    Melhor colar. Use cola de madeira. Aplique um pouco com um palito. Se for o caso force o cavalete para fora, de modo que a cola possa penetrar o máximo debaixo do cavalete. Segure o cavalete forçando ele levemente pra dentro. Um saco de açúcar (1kg) repousando sobre o cavalete deve exercer a pressão suficiente, sem danificar o tampo. Se você pretende colocar parafusos, utilize apenas dois, um de cada lado do cavalete. Marque bem onde vai ficar o centro dos furos pra não ficar desalinhado e feio. Fure com uma broca de 3mm de diâmetro.

    O parafuso deve ser com a cabeça chata e a rosca tipo máquina (rosca M3). Já a fenda pode ser simples, philips ou tipo alem (tanto faz). Se encontrar parafuso de inox melhor ainda. No lado interno, utilize uma porca e pelo menos uma arruela em cada parafuso.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    AprendizdeFreud

    giannini de nylon acústico clássico da série sonicx.

    Jamais coloque um cordal. É muito diferente a transferência de vibração numa ponte fixada no meio do tampo para uma que só dá uma encostadinha no meio do tampo. Não funciona para violão de nylon, para violão de aço até funciona, mas muda muito o som, não é recomendável. Além do mais, a força aplicada na fixação é muito diferente, o bracing e os reforços estruturais não foram feitos para isto. Esqueça...

    Mande para um luthier. Se na sua região não tiver, encontre um em outro local e mande por alguém ou por transportadora. Só se não valer a pena, daí faz uma gambiarra qualquer até comprar outro.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    para violão de aço até funciona, mas muda muito o som, não é recomendável.

    Verdade, o som muda sim!

    Em falar nisso, alguem ja fez isso:

    http://www.guitar-museum.com/uploads/guitar/40/15276-1.jpg

    Interessante não é mesmo?

    MMI
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: MMI
    · votar


    Alex guitar man

    Nada contra os sonhos.

    Mas entenda que essas gambiarras são foda...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Me diz o nome dessa peça por favor?