Teste - Violão normal com cordas para violão barítono

    Autor Mensagem
    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14


    Para quem não sabe, violão barítono é um violão maior, com uma escala maior, com cordas mais pesadas e afinação análoga à do violão normal, porém uma quarta justa abaixo, ou seja, indo de EADGBE para BEADF#B.

    Eu resolvi testar colocar um jogo de cordas de violão barítono no meu Michael Vm734Ce e ver o que acontece. Não sei até que ponto o jogo de cordas mais pesado que o padrão pode danificar o instrumento, por isso estou criando esse tópico, para postar esporadicamente sobre o estado do violão, e deixar outras pessoas cientes caso dê merda.

    O primeiro problema que eu notei ao colocar as cordas é que a sizona não cabe no espaço da pestana do violão, então essa corda está bem alta, porém não estou sentido desconforto nessa corda em particular, talvez porque a tensão da corda seja compensada pela afinação.

    A coisa que mais me incomodou, a principio, foi o fato de que as duas primeiras cordas parecem estar em um tensão bem abaixo das outras cordas, o que faz com que eu desafine-as, caso pressione mais forte as casas. Ocorre também que o violão desafina toda hora, o que é um pouco irritante, mas compreensível, uma vez que o instrumento não é feito para trabalhar com esse tipo de corda.

    Dito isso, o melhor desse teste foi o som. O som é absurdo. A projeção é ridiculamente maior do que com cordas normais. Eu gravei algo rápido para demonstrá-lo:

    https://soundcloud.com/viniciusmborges/viol-o-com-cordas-016

    Por enquanto é isso, vou fazer updates com mais testes, a medida que eu gravá-los.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Um dia depois de colocar as cordas, eu lixei um pouco a pestana do violão para a si caber no espaço da pestana e não ficar tão alta, e como o braço cedeu um pouco, eu fiz um ajuste rápido de tensor, acho que foi uma volta. Agora o violão, além do som ótimo, está com a tocabilidade igual a antes de trocar de cordas. Não sei se o que fiz pode dar problemas caso eu volte a usar cordas normais, veremos. Por enquanto o corpo do violão não apresentou sinais de dano.

    lumulus
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Eu já fiz isso com um Roxy RG1, anos atrás. Não funcionou bem porque a caixa, apesar de dread, não correspondeu e o som da sexta corda ficou apagado.

    Fora isso, não há que preocupar, a tensão desse encordoamento (imagino que esteja usando um D'Addario EXP023 ou Elixir Baritone), se afinado como o projetado, dá a mesma tensão de um violão comum, e as escalas dos barítonos normalmente são mais compridas - isso quer dizer que no violão normal vai ficar mais frouxo do que no barítono, que é para quem elas foram projetadas.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: ViniciusBorges
    · votar


    ViniciusBorges
    Ainda com as mesmas cordas de quatro meses atrás, eu gravei esse vídeo ontem. Elas ainda estão com um som maravilhoso, mesmo que um pouco oxidadas.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teste - Violão normal com cordas para violão barítono