Autor |
Mensagem |
ViniciusBorges Veterano |
# fev/14
Para quem não sabe, violão barítono é um violão maior, com uma escala maior, com cordas mais pesadas e afinação análoga à do violão normal, porém uma quarta justa abaixo, ou seja, indo de EADGBE para BEADF#B.
Eu resolvi testar colocar um jogo de cordas de violão barítono no meu Michael Vm734Ce e ver o que acontece. Não sei até que ponto o jogo de cordas mais pesado que o padrão pode danificar o instrumento, por isso estou criando esse tópico, para postar esporadicamente sobre o estado do violão, e deixar outras pessoas cientes caso dê merda.
O primeiro problema que eu notei ao colocar as cordas é que a sizona não cabe no espaço da pestana do violão, então essa corda está bem alta, porém não estou sentido desconforto nessa corda em particular, talvez porque a tensão da corda seja compensada pela afinação.
A coisa que mais me incomodou, a principio, foi o fato de que as duas primeiras cordas parecem estar em um tensão bem abaixo das outras cordas, o que faz com que eu desafine-as, caso pressione mais forte as casas. Ocorre também que o violão desafina toda hora, o que é um pouco irritante, mas compreensível, uma vez que o instrumento não é feito para trabalhar com esse tipo de corda.
Dito isso, o melhor desse teste foi o som. O som é absurdo. A projeção é ridiculamente maior do que com cordas normais. Eu gravei algo rápido para demonstrá-lo:
https://soundcloud.com/viniciusmborges/viol-o-com-cordas-016
Por enquanto é isso, vou fazer updates com mais testes, a medida que eu gravá-los.
|
# mar/14
· votar
Um dia depois de colocar as cordas, eu lixei um pouco a pestana do violão para a si caber no espaço da pestana e não ficar tão alta, e como o braço cedeu um pouco, eu fiz um ajuste rápido de tensor, acho que foi uma volta. Agora o violão, além do som ótimo, está com a tocabilidade igual a antes de trocar de cordas. Não sei se o que fiz pode dar problemas caso eu volte a usar cordas normais, veremos. Por enquanto o corpo do violão não apresentou sinais de dano.
|
lumulus Veterano |
# abr/14
· votar
Eu já fiz isso com um Roxy RG1, anos atrás. Não funcionou bem porque a caixa, apesar de dread, não correspondeu e o som da sexta corda ficou apagado.
Fora isso, não há que preocupar, a tensão desse encordoamento (imagino que esteja usando um D'Addario EXP023 ou Elixir Baritone), se afinado como o projetado, dá a mesma tensão de um violão comum, e as escalas dos barítonos normalmente são mais compridas - isso quer dizer que no violão normal vai ficar mais frouxo do que no barítono, que é para quem elas foram projetadas.
|
# jul/14 · Editado por: ViniciusBorges
· votar
ViniciusBorges Ainda com as mesmas cordas de quatro meses atrás, eu gravei esse vídeo ontem. Elas ainda estão com um som maravilhoso, mesmo que um pouco oxidadas.
|