Qual a diferença do encordoamento 80/20, 85/15 e o phosphor bronze?

    Autor Mensagem
    bgcunha
    Membro Novato
    # jan/14


    Gostaria de uma explicação com relação ao material de construção e a diferença de timbre desses encordoamentos.

    metaformose
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: metaformose
    · votar


    É mais ou menos assim:

    Phosphor bronze: 92% Cobre+ 7% Estanho + 1% Fósforo.
    Duram mais som e tem mais aveludado (warm).
    http://www.frets.com/FretsPages/Musician/Strings/Strings/StringsViews/ pbronze.jpg

    85/15: 85% Cobre + 15% Zinco.
    Características intermediárias entre a Phosphor e a 80/20.

    80/20: 80% Bronze / 20% Zinco.
    Duram menos e tem som mais brilhante
    http://www.frets.com/FretsPages/Musician/Strings/Strings/StringsViews/ brass.jpg

    Joaquinrealnaveiro
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Sim, é como disse metamorfose o que eu posso disser é que para determinados violões, tipo Ovation as Phosphor Bronze não gosto delas, não dão bom som.

    Peço desculpas pelo meu português, sou espanhol....

    bgcunha
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    bgcunha
    80/20: 80% Bronze / 20% Zinco.

    metamorfose, só a 80/20 é de bronze entao, e as outras de cobre?

    MCCC
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Amigo, bronze é uma liga de cobre-estanho com mínimas quantidades de outros elementos, como fósforo e zinco (dentre tantos outros), que mesmo assim influem muito em suas propriedades.
    Sugiro que você compre, se possível, um jogo de cada e experimente qual se adapta melhor ao seu equipamento/estilo/gosto, enfim, a que melhor lhe atender.
    No meu caso, uso 80/20 no dreadnought e fósforo bronze no 12 cordas.

    Um aceno de longe

    ltakigushi
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Boa noite galera, estava a procura de uma corda e fui apenas com a informaçao de qual tensao escolher, estou pensando numa 0.10. O problema eh q qnd me deparei com os tipos encontrei outras informaçoes e q não soube dizer oq significam e o que muda um pra outra.

    1) 0.10 / 0.11 e etc. É a tensão da corda correto? Pelo que entendi responsável pra deixar o som mais encorpado. Gostaria de saber o que devo analisar pra escolher esse item? Som mais encorpado? Maciez?

    2) .047 / .050 ? O que são esses valores? Quais as vatagens e desvantagens de cada pra que possa me decidir qual é o que se encaixa no que preciso? Muda muito um do outro?

    3) Regular Light, Super Light, Extra Light? É sobre a maciez das cordas?

    4) Por último, vi um encordamento da Giannini q está escrito violão Folk, o meu é o mini-jumbo Eagle GL36, não devo usar cordas assim de outro instrumento ou outro modelo? Alguns dizem usar cordas de guitarra, mas acho q pode comprometer o violão ou se eu usar uma 0.10 não irá estragar?
    Gostaria de saber essas coisas, pois nos outros tópicos vejo as pessoas recomendarem cordas Phosphor, ou vejo recomendar o uso da 0.11 do q 0.10 porém queria entender o motivo das recomendações, não apenas seguir elas sem entender pq elas são as mais recomendadas.

    Muito obrigado

    Nycolas
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ltakigushi
    Boa tarde, amigo!

    Vou tentar te ajudar:
    1 e 2 - correspondem a bitola da corda. É a espessura dela e não a tensão.
    0.08 é a mais fina que já vi e 0.13 a mais grossa. Cordas finas dão menos sustain, mas tem um brilho maior.

    3 - Exatamente isso. Mas não espere ter a sensação de tocar no veludo. Cordas são cordas...

    4 - Não tenho conhecimento sobre isso, mas não acredito que haja problema se você se adaptar ao som que ele produzir...
    Não é indicado cordas para guitarra no violão, mesmo tendo a bitola parecida igual. Estragar, não estraga, mas o som é muito ruim!
    Eu uso cordas 0.10 e sou muito feliz. tem gente que prefere 0.11 ou 0.09. Não é regra de uso, é gosto pessoal! Normalmente é 0.10!

    Abraços e espero ter ajudado!

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Nycolas
    0.08 é a mais fina que já vi e 0.13 a mais grossa.
    Existem cordas .014, .015 e .016.

    ltakigushi
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Nycolas

    Já me deu uma boa ajuda, vou tentar uma 0.10 Extra light entao propria pra violao.

    Obrigado :)

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ltakigushi
    2) .047 / .050 ? O que são esses valores?
    São medidas em polegadas(inches), que é uma medida de comprimento, que denotam a espessura da corda. Como 1 inch = 2,56 centímetros, uma corda mizinha .010 tem 0.0256 cm, ou 0.256 mm. Muita gente confunde isso e escreve '0.10', quando o correto é '.010'.

    Já me deu uma boa ajuda, vou tentar uma 0.10 Extra light entao propria pra violao.
    Pessoalmente, eu sempre preferi cordas mais pesadas, como .013, o som me agrada mais. Seria interessante você testar encordoamentos diferentes e ver com o qual você mais se adapta, tem gente que acha .010 muito tenso, tem gente que consegue tocar tranquilo com .014.

    ltakigushi
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ViniciusBorges
    Me ajudou bastante também, fiquei apenas em uma duvida. tem gente q acha as cordas .010 muito tensas e tocam melhor com .014 as cordas recentes do meu violao (sei q eh daddario mas soh) machucam bastante meus dedos e tenho q apertar com muita força algumas vezes, gostaria de uma corda q machucasse menos os dedos. a 13 nao correria o risco de empenar o violao?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ltakigushi
    Sim, de .011 pra cima tem violões que não aguentam, especialmente os que não tem tampo maciço. Se o seu objetivo for machucar menos os dedos, encordoamentos mais leves são sua pedida, mas eles timbres menos quentes e com menor projeção. Se você estiver começando agora, não é interessante você tocar com cordas muito pesadas também, pode acabar forçando sua mão, é interessante você ter uma resistência prévia antes de passar pra cordas mais pesadas.

    ltakigushi
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Nesse caso as .010 sao melhores neh? jah tocava antes num violao di giorgio de nylon. mas o som nao me agradava pro meu estilo (rock, pop-rock) foi qnd comprei esse eagle, mas nao consigo tirar bem os sons das notas como no de nylon, e nao consigo tocar muitas musicas seguidas, entao pensei em acostumar com uma mais macia primeiro rsrs

    viniciusjau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Galera.. estive pesquisando esse assunto de cordas em outros fóruns, e basicamente a opinião da galera é que cordas 85/15 é de uma liga inferior e as vezes soam como "cordas velhas".

    E que uma corda de calibre mais grossa como 0.012 por exemplo teriam os graves mais acentuados.. principalmente com o violão plugado

    O que vocês acham disso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença do encordoamento 80/20, 85/15 e o phosphor bronze?