O violão Takamine EG220C aguenta cordas com tensão 0.12 ?

    Autor Mensagem
    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: ufrpefisica


    Olá senhores músicos!

    Me chamo Mauro. Moro em Recife - PE.

    Gostaria de saber se o violão de aço da Takamine modelo EG220C aguenta cordas com tensão 0.12. Comprei essa semana e me apaixonei pelo timbre. Levei a um técnico para deixar a calibragem em 0.11 e ficou fantástico. Muito gostoso de tocar.

    Gostei tanto do timbre encorpado que quero experimentar o calibre 0.12. Alguém sabe alguma informação? O tampo do meu é laminado e coloca muitos violões no bolso de tampo sólido na mesma faixa de preço. Além de tudo isso, o acabamento artesanal do violão é impecável.

    O violão plugado tem muito volume.

    Obrigado e fiquem na paz.

    JeGuitar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica

    Aguenta tranquilo, mas só leve pra um luthier fazer essa troca pra você, pois ele ajusta o tensor certinho pras cordas 012.

    Abs!

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: ufrpefisica
    · votar


    Obrigado.

    Eu também perguntei a um técnico da SONOTEC, e eles me disseram o seguinte:

    A tensão original e indicada para este modelo de instrumento EG220C é 0.11, deste modo pode levar a um luthier e colocar este encordoamento sem problemas.

    Os encordoamentos 0,10 (tensão leve) nem é tão indicado, para esses violões, pois o instrumento perde um pouco o som encorpado que normalmente ele oferece.

    No caso do encordoamento 0,12 (tensão pesada) indicamos somente em casos que o usuario tiver uma “pegada” mais pesada, porque se não ele o violão irá trastejar bastante e o som ficará ruim.

    A tensão original e indicada é a 0,11 (tensão média) que ele possibilitara um som bacana, não irá forçar muito o instrumento
    e também não deixará a desejar na qualidade de audio.

    Érika Rodrigues
    Assistência Sonotec


    Eu estou usando o encordoamento EXP Daddario 0.11 tensão luz.
    Depois irei usar o mesmo calibro com uma tensão média.
    Nem parece que o violão EG220C tem pestana. É muito macio quando regulado, mesmo com a tensão 0.11.

    Mas mesmo assim muito obrigado pela informação.

    JeGuitar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica

    O original de todo violão é 0.11, mas tem gente que gosta de corda mais leve ou mais pesada, isso não vai de forma alguma estragar seu equipamento e nem deixar seu som ruim, apenas diferente.

    Eu prefiro tensão mais pesada como 0.12, pois se regular ele não trasteja não e o som ganha muito mais mais presença.

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Eu ainda irei usar 0.12 para sentir a diferença.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica
    .013 dá um som mais encorpado ainda, só que tem que ver se o violão aguenta(e se a pessoa que quer usar aguenta também).

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Aproveitando um pouco esse bate papo, alguém poderia me dizer o nome desse dispositivo que é colocado na boca do violão: http://www.youtube.com/watch?v=bkdSo2AV8WI

    Eu achei massa, e pelo que parece, o som do violão fica mais grave.
    É como se fosse um tampão sem o centro.

    JeGuitar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica

    Cara, se eu entendi a pergunta, não tem dispositivo nenhum, é o modelo do violão que é assim mesmo!

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: ufrpefisica
    · votar


    Conseguir achar.
    Esse dispositivo branco que tem na boca desse violão Crafter vem nele mesmo ou se vende: http://www.youtube.com/watch?v=80WsM5QJkgE

    Parece algum material de osso dentro dele.
    Caso se venda, alguém sabe o nome ??

    Qual o modelo desse violão ??

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica
    Eu achei massa, e pelo que parece, o som do violão fica mais grave.
    Desculpa ser chato, mas como você acha que ele fica com o som mais grave se você não tem um comparativo da gravação do vídeo(uma gravação sem o 'dispositivo')?

    Respondendo a pergunta, a textura me parece de escudos normais, nunca tinha visto um violão desse tipo, sem roseta e com um escudo circundando a boca. Se serve de ajuda, existe um acessório que fica na boca do violão chamado O-Port, que segundo o vendedor do vídeo abaixo, com ele você tem 'um som mais cheio, maior claridade, mais projeção e ele ainda atua como supressor de feedback'(0:18 - 0:26)



    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: ufrpefisica
    · votar


    Massa.
    Eu comparei com o som do meu violão e ficou mais grave.
    Foi apenas uma comparação simples.

    Conseguir achar um monte no mercado livre.
    Vou comprar um pra mim.

    Valeu pela informação.

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ufrpefisica
    A comparação do som do violão do cara de vídeo e o seu simplesmente não é válida. Mesmo que você tenha um modelo igual ao dele, o som que você ouve dependeu da execução do cara, do microfone usado, da mesa e principalmente da mixagem(com uma simples alteração com um equalizador você consegue deixar gravações de quaisquer violões mais graves). Inclusive é por isso que eu duvido um pouco da veracidade desse vídeo acima, além de a explicação do cara não ter me convencido, a comparação do final do vídeo pode ter sido manipulada na pós-produção, deixando a segunda gravação melhor(ou fatores como a diferença de cordas e a própria execução do cara podem ter influenciado nessa disparidade de som).

    GAT621988
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Olá!
    Aguarde A Próxima Instalação Para Utilizar O Encordoamento De Tensão Desejada. Como Recentemente Instalou Encordoamento De Tensão Inferior, Não É Aconselhável Instalar O De Tensão Superior Em Um Curto Prazo. Deixe Seu instrumento "Adaptar-Se" Ao Atual Encordoamento.
    Obrigado!

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Beleza!
    Eu vou fazer isso mesmo; até porque não tem dinheiro que aguente !

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Alguém sabe me informar alguma coisa sobres as cordas de nylon Savarez e Hannabac ? O meu violão é um EG522C da Takamine.
    Uso Pro-Arté tensão alta e o som é divino.

    Quero usar uma dessas cordas para melhorar o timbre.
    Quais as vantagens e desvantagens dessas cordas ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O violão Takamine EG220C aguenta cordas com tensão 0.12 ?