Encordoamento do violão Yamaha F310

    Autor Mensagem
    fantsy
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: fantsy


    O vendedor disse que está entre 0.09 e 0.10 mais ele não tem certeza. Preciso ter certeza, alguém pode me ajudar? É a versão acústica.

    Já procurei no fórum e nada.

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    fantsy
    Por que precisa ter certeza?

    fantsy
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: fantsy
    · votar


    fantsy
    Por que precisa ter certeza?

    Porque se for 10 e eu colocar 09 o violão pode ter algumas 'feridas' e vai custar bem mais caro para um luthier consertar do que somente saber o encordoamento certo.

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    fantsy
    Ah, entendi... mas tem certeza disso?
    Se tiver não posso ajudar, mas basta fazer contato com o fabricante, deve informar qual vem de fábrica.
    Se não tiver, posso. :)

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    fantsy
    Porque se for 10 e eu colocar 09 o violão pode ter algumas 'feridas' e vai custar bem mais caro para um luthier consertar do que somente saber o encordoamento certo.

    Pode mesmo? Acho que você não entende tanto de violão pra dizer isso... Só acho.

    fantsy
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    vocês discutiram e não responderam a minha pergunta, qual a espessura do encordoamento que já vem nele? alguém sabe?

    MMJr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    fantsy

    Os Violoes Yamaha vem com cordas fabricadas pela propria Yamaha e a maioria dos casos eles usam essa aqui:

    http://global.rakuten.com/en/store/chuya-online/item/43378/

    .012 - .052



    Valeu....

    fantsy
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: fantsy
    · votar


    Olha,me desculpa mas não ajudou. Eu sei que é 0.09 ou 0.10 mas não sei qual exatamente. O Nome do violão é Yamaha F310 Folk acústico, as cordas já estão enferrujando mais não posso trocar por que não sei a espessura de corda que ele suporta.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    fantsy

    O que posso lhe dizer é que o encordoamento está entre 0,009" e 0,010". Se o vendedor não sabe e você não consegue se comunicar com o fabricante ou o importador, você só tem duas saídas:

    1- Medir por conta própria. Pra isso você precisa ter um micrômetro "0 25 mm" e saber como medir com um micrômetro (o que é muito fácil). Um paquímetro, por exemplo, jamais te dará esta precisão na leitura das medidas. A corda 0,009" = 0,2286mm e a corda 0,010" = 0,254mm.

    2- Levar o seu violão ao luthier, pedir pra ele colocar as cordas com o diâmetro que você deseja e regular o braço, entre outros ajustes que se fizerem necessários.

    Ou seja, é difícil alguém aparecer e dizer que é A ou B. Pode ser que este alguém exista, pode ser que ele nunca apareça, e se aparecer ele pode te passar uma informação equivocada, etc. Enfim, se você está com medo de trocar de encordoamento, onde a corda mais fina muda somente um milésimo de polegada, só levando num luthier mesmo.

    MMJr
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    fantsy

    Olha, me desculpe, mas voce esta completamente equivocado. Tenho certeza que os Violoes Yamaha nao saem de fabrica com cordas 0.09 ou 0.010...
    O F310 vem de fabrica com no minimo 0.011 - 0.052. E as cordas originais usadas pela Yamaha sao de Broze. Posso dizer tambem que este violao, devidamente regulado, suporta ate 0.012-0.054 sem problemas.

    O F310 e um violao inteiro de madeira laminada, indicado para iniciantes, vendido no exterior por 150,00 dolares, ou seja, nao tem nada de especial...

    Do mais, siga os conselhos do colega LeandroP...

    Valeu e Boa sorte...

    fantsy
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Eu estou procurando um luthier no meu estado, mas não achei.
    Comprei o Yamaha F310 e sei que muito provavelmente ele não está regulado. Mas o vendedor da loja disse estar entre 09 e 010 mais acho que ele não sabe realmente, agradeço a ajuda de todos.

    e Obrigado MMJr você pode não achar o violão especial, mas eu acho demais.

    FBlues_rock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    fantsy
    Especial ou não, laminado ou não, achar que usar uma bitola diferente na corda irá "ferir" o instrumento (ainda mais reduzindo a bitola) não faz o menor sentido. O que pode de fato ocorrer é usar uma corda de tensão muito alta em violão que não suporte a força exercida, seja no braço, seja no cavalete, empenando-o.

    Espero que tenha mais sorte com seu professor de música do que com seu prof. (ou achismo) sobre construção de um violão.

    Ah, um pouco de humildade para quem veio pedir ajuda também seria ótimo, mas acho que seria pedir demais :)

    Sapopemba
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Cordas 0.09 e 0.10 costumam equipar, de fábrica, guitarras, mas não violões.
    Pesquisando no Google "Yamaha F310 strings gauge", obtive a resposta de que o site da Yamaha não informa o calibre das cordas, mas os usuários de fóruns similares a este indicaram cordas 0.12 (light gauge).

    fantsy
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: fantsy
    · votar


    Acabou sendo 0.09, liguei para a loja que comprei e o diretor falou. Muito obrigado a todos, vocês realmente me ajudaram. Ele falou que o violão vem de fábrica com 0.09.

    MMJr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Ola fantsy,

    Fico contente que voce conseguiu sanar a sua duvida...
    Porem eu nao confio muito em informacao de vendedores , donos ou diretores de Lojos...
    Nesse meio tempo, eu enviei um e-mail para o atendimento ao consumidor da Yamaha e obtive a seguinte informacao:

    >From MMJr - 01/12/13
    >To: supportreply@yamaha.com

    Hello there,
    Please, can you tel me what strings gauge the acoustic guitar F310 uses from Factory???
    (Por favor, Voce pode me dizer qual e a tensao das cordas usadas no Violao F310 na fabrica??.)

    >From: supportreply@yamaha.com - 03/12/13
    > To: mmjr

    HI MMJr - The model F310 has been discontinued few years ago, but the factory guages are .053 to .011- 80/20 bronze---hope this helps -EB

    > ref:00D3F1z.500360SWv:ref

    ( Oi MMJr, O modelo F310 parou de ser fabricado ha alguns anos atras, porem a tensao das cordas de fabrica sao .053 -.011 - 80/20 Bronze.)
    .......................................................................................................................................

    fantsy
    Mas isso nao e mais importante...Escolha as cordas que voce quizer e seja feliz...

    Obs.
    Nao fique surpreso se voce colocar cordas 0.09 e o Violao apresentar trastejamento ao longo do braco...


    Valeu e Boa Sorte...

    fantsy
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: fantsy
    · votar


    MMJr

    Tudo bem, muito obrigado. Tenho apenas 15 anos e não sabia como entrar em contato com a Yamaha por isso nem pensei em perguntar direto á fabricante, então de novo muito obrigado. ' e olha a culpa >> ' Desculpa por ter passado o seu tempo livre fazendo uma coisa que EU deveria fazer.

    Estou abusando da sua simpatia mais eu posso usar esse encordoamento?
    http://www.milsons.com.br/product.aspx?idProduct=EZ910&idDept=198

    ou esse?

    http://www.madeinbrazil.com.br/corda-gespw-violao-cobre-prateado,produ ct,03737,479.aspx

    MMJr
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    fantsy

    Sem problemas...

    Voce pode usar qualquer uma das duas...

    Acredito que as cordas D'addario tem qualidade superior as Gianninis, porem, se o seu nivel for iniciante, voce nao notara muita diferenca entre elas.. Portanto escolha a que for mais conveniente para voce...


    Obs,
    As vezes leva algum tempo para encontrar as cordas que voce mais gosta...E isso so e possivel atraves de tentativas.. Basicamente existem 2 ligas de metal usadas nas cordas: Bronze e Fosforo/Bronze...Bronze geralmente da um som mais brilhante enquanto que o Fosforo/Bronze da um som menos brilhante...Depois de varias tentativas voce vai descobrir qual e a sua favorita....

    Outro detalhe, Quando se troca as cordas a primeira vez talvez o Violao necessite de uns ajustes...Mesmo voce trocando por cordas da mesma tensao e marcas diferentes ja e o suficiente para interferir na tocabilidade alm do som em geral...Isso e normal e todos nos passamos por isso

    Valeu e Boa Sorte...

    fantsy
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: fantsy
    · votar


    MMJr

    Ah,não.... Que tipo de ajustes?

    Tenho um amigo que toca violão à anos ele pode fazer estes ajustes? Por favor diga que sim!

    MMJr
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    Ah,não.... Que tipo de ajustes?

    Isso voce so vai saber depois que trocar as cordas...

    Geralmente um ajuste no tensor do braco para acertar a curvatura e tambem uma baixadinha no rastinho.. Coisas simples...E as vezes nao precisa fazer nada..

    Como eu disse anteriormente, voce so vai saber depois que trocar as cordas....

    Relaxe, brother...Isso todo mundo passa e os violoes sao projetados para lidar com essas situacoes...Um aperto de um parafuso aqui outro ali.. ta resolvido...

    Boa Sorte...

    p_aulinho
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Começa com a 0.10 que é um calibre mais padrão e veja com o tempo se há necessidade de ser um calibre mais alto ou mais baixo. Compras as cordas e leva a um luthier para ele fazer essa regulagem no violão e colocar as cordas, ele vai cobrar em torno de 60 ou 70 reais. Quando a corda do F310 acho pouco provavel que tenha vindo com 0.09, deve ter vindo com 0.11.

    Abraço.

    Sapopemba
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    As empresas fabricantes deviam informar em seus sites o calibre das cordas que acompanham cada modelo de violão (e guitarra).

    Não custaria nada, então vejo isso como um grande descaso com o consumidor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento do violão Yamaha F310