Progreção no violão (como sei q deixei de ser um iniciante)

    Autor Mensagem
    Maicão da Gaita
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Maicão da Gaita


    Ola pessoal do Fórum!

    Bom, eu toco violão já faz 10 há 11 meses mais ou menus. Fiz 3 meses de aula com um professor que pra mim, só serviu como ''ponta pé'' pra começar a tocar (fora minha paixão por musica).

    eu sou autodidata, aprendo com o que vejo com a net, amigos e meu tio.
    consegui tocar musicas como:

    - Hoje a noite não tem luar
    - Só hoje
    - Aonde quer que eu vá
    - Patience
    - Na sua estante
    - Wish you were here
    - Fores
    - Primeiros erros

    entre outras música mais em fim, esses são só exemplos e na maioria deles, são versões simplificadas e outras com uns detalhes meus.

    Não sei se com isso vocês conseguem tirar uma base, ter uma ideia do meu nível.
    Dito isso, eu sou iniciante ainda?
    E qual o próximo passo que devo dar ?

    Filippo14
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Maicão da Gaita
    A música não é feita apenas de técnica. É muito fácil encontrar pessoas que são exímios instrumentistas, super técnicos, mas que na hora de compor algo próprio, improvisar, ou até mesmo explicar alguma ideia musical eles não conseguem. Isso faz com que seja muito difícil classificar uma pessoa em um nível sem ao menos conversar com ela sobre aspectos gerais da música. Pelo que você escreveu, eu acredito que você ainda é um iniciante e que levará muito tempo para deixar de ser. Isso se deve ao fato de que você apenas colocou músicas comuns em seu repertório e não comentou nada sobre teoria musical ou técnicas, improvisos e afins que você tenha feito. Não fique chateado, ser iniciante não é desmerecimento a ninguém, é apenas uma condição temporária que a pessoa se encontra. Duas dicas bem gerais que eu poderia te dar, devido ao que você escreveu, são:

    Técnica - Buscar uma limpeza sonora, sem esbarrar em nada, tentar manter a nota a mais nítida possível, tentar ao máximo conquistar uma fluência no instrumento e conseguir ter uma pegada própria.

    Teórica - O primeiro passo é o de entender o que são intervalos, realmente entender intervalos, estudar, saber como caracterizá-los, saber para que que servem. O segundo seria o de utilizar esses mesmos intervalos para entender a formação dos acordes, começando por tríades, partindo no fim para tétrades. Terceiro seria de utilizar esses mesmos intervalos para entender a pentatônica menor, conseguir entender o que ela representa, tanto sonoramente, como teóricamente.

    rcorts
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Maicão da Gaita

    É simples, quando você nunca pegou num violão é iniciante. Depois que já tocou a primeira nota ou acorde já não é mais interessante. Kkkkkkk.

    Brincadeiras à parte, você ainda é iniciante, o que não significa desmerecimento nenhum, como bem colocou o Filippo14.

    Todos os experts em qualquer coisa na vida foram iniciantes algum dia. Além dos conselhos que você já recebeu acima, que são muito bons, te digo para relaxar e não se preocupar com ¨nível. Se preocupe mais em aprender a desvendar seu instrumento e a música em si. Quando você menos perceber já será intermediário, ou quem sabe até de nível avançado.

    Música não deve ser objeto de competição. O que conta de verdade em música não é nível, mas sim sensibilidade, maturidade e criatividade. O resto (técnica, velocidade) deve trabalhar em função disso.

    FBlues_rock
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Maicão da Gaita
    Se preocupe em tirar seu som, curtir muito tocar seu instrumento e melhorar sempre.
    Querer saber se é ou não iniciante, se está "acima da média", é só vaidade; interessa o que faz de você músico e que músico você faz de si mesmo.

    Maicão da Gaita
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Filippo14. e rcorts

    obrigado pela suas palavras.
    eu só queri saber de certa forma meu nível para ver se estou progredindo.
    realmente eu só tenho técnica, meu nível em teoria é 0.
    tenho um livro bom de violão, vou começar a ler ele e aprende a teoria pois pra você ter noção, eu nem sei o que é pentatônica

    rcorts
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Maicão da Gaita
    tenho um livro bom de violão, vou começar a ler ele e aprende a teoria pois pra você ter noção, eu nem sei o que é pentatônica


    Então corre atrás ferinha, em 3, 2, 1... pra ontem. Tem muita coisa sobre pentatônica aqui no fórum, basta pesquisar. Bons estudos!

    ojeancarlos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Eu estou no mesmo caminho que você Maicão da Gaita, o próprio CifraClub tem as video aulas e apostila sobre teoria musical, intervalos, escalas, partituras, etc...
    Eu imprimi todas as apostilas e estou acompanhando as aulas, com força de vontade e muita dedicação conseguimos chegar onde queremos!
    É isso aí! Flw.

    Axl15964
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Axl15964
    · votar


    Tópico interessante eu sempre me perguntei como vou saber se estou progredindo ou não, concordo em partes com a citação do nosso colega
    FBlues_rock
    Se preocupe em tirar seu som, curtir muito tocar seu instrumento e melhorar sempre.
    Querer saber se é ou não iniciante, se está "acima da média", é só vaidade; interessa o que faz de você músico e que músico você faz de si mesmo.


    acredito que se auto avaliar pode trazer benefícios como com o nosso colega Maicão da Gaita que estava deixando a parte teórica para trás e essa auto avaliação o fez enxergar que precisa se dedicar mais nesta área, por outro lado ficar fazendo avaliação de si mesmo o tempo todo para saber se esta "acima da média" não é saudável pois isso transforma uma coisa relaxante uma verdadeira terapia que é tocar violão em uma competição e a partir dai companheiro não será mais terapia, concordo com a citação de outro colega aqui

    rcorts

    Música não deve ser objeto de competição. O que conta de verdade em música não é nível, mas sim sensibilidade, maturidade e criatividade. O resto (técnica, velocidade) deve trabalhar em função disso.

    Isso ai cara é mais importante você tocar um som que realmente te atinge entende, que você gosta, que você se sente bem, experimenta tentar criar seu próprio som isso é demais você tocar um solo que seja que você mesmo criou isso te da mais fome de musica mais vontade aprofundar no mundo da musica

    Maicão da Gaita
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Axl15964
    Você interpretou bem a finalidade desse tópico que criei.

    Queria uma auto avaliação para ter uma ideia do meu progresso e o que devia agrega-la a mesma que no caso era a teoria que muitos acham besteira mais faz uma diferença enorme

    Axl15964
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Maicão da Gaita

    Cara então tem muitoo material aqui no cifraclub vai na pagina home clica em aprenda / violão, tem apostila vídeo aula e tudo separado por grau de aprendizado eu mesmo já imprimi varias apostilas e assisto algumas vídeos aulas experimenta e bons estudos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progreção no violão (como sei q deixei de ser um iniciante)