Autor |
Mensagem |
call.me Veterano |
# mai/13
Pessoal, bom dia. Já procurei aqui no fórum mas não encontrei nada que sanasse minha dúvida que é a seguinte: Tenho duas situações de equipamento a primeira é quando vou tocar em casa que consiste de: Violão (Cort 710 com cap fishman classic 4) -> reverb (boss rv-5) -> behringer adi 21 -> cabo p10 normal -> amplificador (kustom sienna 30) a segunda é quando vou ensaiar com a banda em estúdio: violão -> reverb -> adi -> cabo xlr -> mesa de som.
Minha dúvida é nesses dois casos onde e em que ordem eu devo equalizar para ter os melhores resultados ? na mesa, depois do adi depois no villão ? no ampli, no adi e depois no violão ?
Enfim, nunca sei onde equalizar e o que esta sobrepondo o que, se é que existe alguma ordem de sobreposição nas equalizações entre essas etapas.
Espero ter sido claro, qualquer dúvida é só me perguntarem, e desde já agradeço muito.
Abraço
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/13
· votar
call.me
Cara, sempre que você sobrepõe equalizações, sua chance de "perder a mão" na regulagem, é muito grande.
Eu aconselho o seguinte:
- Sempre que pensar em equalização, pense em um princípio e esse princípio é flat.
Teoricamente, Flat seria o som todo neutro, sem equalização, contudo muitos amplis e/ou pedais possuem uma equalização ativa, nesse caso sempre haverá alteração.
Então, ouça o som natural de seu violão, e regule seu ampli para soar o mais igual o natural possível. Faça isso sem passar pelo ADI.
Quando conseguir o som natural no ampli, aí coloque o ADI e compense a falta de "graves/médios/agudos" (o que você achar que falta), até chegar ao som desejado.
Se somente a equalização do ADI não der conta, deixe ela na posição que você achou melhor e tente melhorar no ampli.
Não fique mexendo os botões do ADI e Ampli feito louco, porque você perde a equalização. Se se perder, volte da estaca zero.
Para a mesa, envie o sinal o mais agradável e natural possível. Teoricamente a mesa possui uma qualidade de equalização melhor, então deixe com ela.
Lembre-se, inicie sempre do Flat.
|
call.me Veterano |
# mai/13
· votar
beleza Lelo Mig já ajudou bastante, esse conceito de flat já me é familiar, sempre que eu tento fazer algo começo em flat.
mas sempre tive essa dúvida de onde mexer. então resumindo: sempre focar no ampli ou mesa e corrigir se necessário nos outros equipamentos. vou pegar o violão no luthier hj a tarde ai já faço alguns testes.
obrigado
|
MMI Veterano
|
# mai/13
· votar
call.me
Essa é a ideia, como o Lelo disse, começa com tudo flat. Depois acerta onde tem um equalizador melhor, tomando cuidado com o feedback.
Só um caso de exceção: algumas pessoas preferem timbrar amplificadores com os controles todos no máximo e tirar o que sobra. Ainda assim, seria tudo flat no máximo.
|
call.me Veterano |
# mai/13
· votar
acho que no caso do violão com tudo no máximo nem iria dar tempo por causa do feedback :-) mas vocês já me deram um norte. agora vou testar e estudar mais sobre cada frequência tb, ainda é um ponto que preciso melhorar.
thanks
|
MMI Veterano
|
# mai/13
· votar
call.me
Tudo no máximo a equalização, né? O volume não...
|
call.me Veterano |
# mai/13
· votar
sim sim , claro
|