Violão de 7 cordas tem algum ponto negativo?

    Autor Mensagem
    raules
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: raules


    Olá. Procurei algo parecido com o que penso no forum, mas não achei nada, então peço que se for fechar, mostre me um tópico que irá resolver minha dúvida.

    Eu gosto de tocar MPB (principalmente do pessoal do Clube da Esquina e dos músicos que fizeram sucesso na ditadura, Chico, Gil, Caetano, etc, etc etc). Atualmente estou tentando começar uma pequena banda pra tocar uns chorinhos e estou interessado em comprar um violão de 7 cordas e me desfazer do meu de 6. Além de estar em dúvida de qual violão começar a procurar (se procuro de luthier ou da Rozini/Giannini todo sólido) estou com dúvida se o violão de 7 cordas pode influenciar negativamente a MPB que também quero tocar paralelamente com os chorinhos.

    Resumindo, quero saber se além do braço mais largo, tem algum ponto negativo para mim tocar a MPB do Clube da Esquina e do pessoal da Ditadura. Se é melhor eu deixar o violão de 6 cordas pra mim tocar MPB, e o de 7 para os chorinhos (vai dar uma confusão total no começo rsrs), ou se devo tocar tudo com o de 7 cordas.

    Agradecido pela atenção.

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    raules
    falando objetivamente, acho que com um de 7 voce consegue tocar tudo o que toca no de 6 praticamente.

    mas falando mais a fundo: um violão de 7 cordas, do ponto de vista musical, é praticamente outro instrumento.

    a maneira de tocar ele é muito mais proxima do baixo.
    por isso não é raro "regionais" que possuem violão de 6 e de 7, além de diversos outros instrumentos.

    Marcos Luz
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    raules

    Fiz mais ou menos isso, tinha grana pra um só, então investi no de 07 e não me arrependo,não só o baixo é muito utilizado mas vce tem uma gama de acordes e posições diferentes do de 6.

    Eu não me arrependo, demora um pouco pra acostumar, mas é bem divertido também.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Tem quanto pra gastar man???
    Se for até uns 500, vai no DiGiorgio, eu tenho um e é bem honesto. Até uns 1200 vai de Rozini, atualmente os instrumentos deles estão muito bons. Acima disso já é era de começar a procurar em luthier, tem uns que voce acha nessa faixa....

    astrataranis
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    sinceramente investir mais de 1300 num de fabrica é loucura, ja parte para luthier que é experiencia é totalmente diferente... andar de mercedes é bem diferente de andar de civic ainda que ambos te levem ao mesmo lugar.

    se vc nao pretende tocar nada suingado, vai no 7 cordas, se pretende algo mais suingado o de 6 ajuda pois na hora de palhetar ou suingar, o de 7 cordas pode te dar algumas dificuldades (que podem ser contornadas, mas exige adaptação, afinal tera que nao acertar a corda quando mover rapidamente).

    estruturalmente há pouca diferenca no 7 cordas: a corda extra, tarraxas, cavalete etc, mas em termos de som e tocabilidade, muda bem pouco mesmo se sua técnica for boa.

    particularmente acredito que o violao de 7 cordas deva ser interpretado diferente, como diz o yamandu, mas isso é outra conversa.

    talvez esse video te ajude a pensar.

    http://www.youtube.com/watch?v=-Is-7JIfqjI

    raules
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Todas as respostas me ajudaram demais, e pra minha felicidade, era isso que eu torcia que fosse.

    Quanto a questão fábrica/luthier, eu quero um vilão elétrico, e vi muito pouco em outros forums sobre o Rozini Concertista 7 cordas, mas pelo pouco que vi, ele se compara a um de luthier na mesma faixa de preço, ainda assim tenho bastante tempo pra pensar. Muito agradecido a todos e espero que esse tópico ajude a responder dúvidas de outros também.

    astrataranis
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Nem de longe se compara um violao de um luthier interessante. Nao mesmo.

    É de longe um bom violao, mas nao se compara a de um luthier.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de 7 cordas tem algum ponto negativo?