Autor |
Mensagem |
Paul Jackson Neto Membro |
# mar/13
· votar
Oba ...
depois experimente terminar uma musica suave com este aqui: A 7+/6
e------2------------------------------------------------ B------2------------------------------------------------ G------2------------------------------------------------ D------4------------------------------------------------ A------6------------------------------------------------ E------5------------------------------------------------
Coisa linda !
|
LeandroP Moderador |
# mar/13
· votar
rcorts Cara, me desculpe, mas se realmente for do jeito que você está colocando terão de reeditar vários songbooks de MPB por aí. No fim das contas é a mesma nota, de mesma altura, apenas com interpretações diferentes.
Cara, andei verificando em alguns songbooks e não encontrei nenhum acorde grafado dessa forma. Não vejo porquê de ter um intervalo de 10a, ou do acorde ter 3a maior e 10a menor, se o que define a tonalidade (maior e menor) é justamente a 3a. O acorde pode até assumir uma função dúbia quando se omite este tipo de intervalo de alguma maneira.
Não quero com esta postagem me posicionar de forma arbitrária e parecer arrogante (como eu acho que as vezes parece). A ideia é justamente quebrar certos vícios errados, com uma informação certa. Por isso mais uma vez me desculpo se meu comentário soou desta maneira. E este tipo de debate só ajuda no entendimento.
Você disse tudo quando falou sobre "interpretação". Eu mesmo já editei uma centena de cifras por complicar na interpretação, principalmente quando é à primeira vista. Se eu vejo um acorde estranho à tonalidade, imediatamente penso no que ele está fazendo ali. E se está escrito de forma errada, certamente vai dificultar as coisas no que tange a interpretação.
Acho até mais bonito, se for pra quebrar as regras, chamar este acorde E7(#9) de Hendrix Chord ;)
|
dom de Deus Veterano |
# mar/13
· votar
rcorts
Vamos dialogar. pra começar eu não estou no nível que vcs estão. estou num nível baixo. E nem sei se o que vou dizer se aplica ao assunto.
Mas acredito que a convenção tem uma parcela positiva ai na música. Bom pelo menos eu gosto de aprender vamos dizer assim como se fosse uma gramatica da música.
vou dar um exemplo e nem sei se vem ao caso comentado, poque estou no começo nesta longa jornada de aprendizado. vamos pegar um;
C7(5+) = Dó Mi Sol# Sib C7(13-) = Dó Mi Sol Sib Lab
embora sejam acordes diferentes em sua extrutura, podem acabar tendo a mesma montagem. O mesmo ocorre com os intervalos de 5- e 11+. Por exemplo: a quinta diminuta de Dó é Solb. A décima primeira aumentada de Dó é Fá#. Solb e Fá# possuem o mesmo som, porém indicando (11+) na cifra, dá-se margem para o acorde contera quinta justa também. Então vale a atenção ao escolher a nomenclatura mais precisa para o acorde.
fonte; Formação acordes – II cifra club
|
dom de Deus Veterano |
# mar/13
· votar
acorde que mais gosto isso é difícil dizer, mas tem uma passagem de acorde que termina em Am que gosto bastante é o; E4(7), E7, Am.
|
rcorts Veterano |
# mar/13
· votar
LeandroP dom de Deus
Beleza meus caros entendo perfeitamente o que vocês estão dizendo, e não estou questionando, vocês estão de acordo com a teoria, mas:
LeandroP: tenho certeza que já vi esse acorde em songbook, infelizmente não lembro qual pra te dizer. Ponto pra você.
Dom de Deus: sua colocação a respeito desses dois acordes estão certas. E eu também entendo que dependendo do contexto a mesma nota pode figurar como 5ª aumentada ou como 13ªm.
Mas eu, continuo me lixando pras nomenclaturas, porque eu prefiro entender bem a função de cada intervalo e a formação dos acordes por meio do som que eles proporcionam em vez de ficar pensando na teoria. Acontece que quando chega um momento na vida da gente, mesmo sabendo que aprendemos alguma coisa do jeito errado, mas se do jeito errado ou não, funciona para o meu próprio entendimento, que seja então.
Mas reconheço que esse é um vício meu, devido à forma como aprendi essas coisas todas e também não aconselho quem está aprendendo a pegar os mesmos vícios. O ideal é ir direto na teoria e não ficar tentando redescobrir o Brasil, como foi o meu método, he he.
|
LeandroP Moderador |
# mar/13
· votar
rcorts
Compreendo. Eu também crio alguns atalhos que, se for seguir à risca em teoria, confunde mais ainda. Eu não penso em E# quando um F mata o negócio, por exemplo. Quando eu vou explicar isso pra um aluno numa aula, eu sou mais rigoroso com os graus pra que ele já entenda o porquê, mesmo que "na forma dele" enxergar o intervalo, ele chame de outro nome que lhe for conveniente. Entendo como você coloca o intervalo de 10a porque é uma maneira de separar o intervalo simples do composto (3a = 10a). Na prática isso pode ser muito útil na forma como você classifica os intervalos. Eu já condicionei a minha mente ao contrário, por exemplo. Mesmo que o correto em alguns acordes seja C9, na minha mente, por simplicidade vejo como C2. Tudo dentro de uma oitava.
Não quero com o nosso debate aqui no fórum ver quem tá certo ou quem tá errado na forma de classificar o intervalo. Vejo uma abertura pra um debate saudável, onde conhecemos diversas maneiras de se interpretar um acorde, um intervalo. Pra mim é produtivo. Quando estou tocando mesmo, to pouco me lixando pro nome das notas também.
Acho que acabei desvirtuando o tópico e ainda te levando comigo (rsrsrs).
|
rcorts Veterano |
# mar/13
· votar
Acho que acabei desvirtuando o tópico e ainda te levando comigo (rsrsrs).
He he, nós dois né brother. Como vamos passar algum exemplo pros novatos? k k kkk.
Mas você está certo, eu por exemplo sei que se eu precisasse ler partitura bem para tocar o que toco teria de aprender a ser bem mais disciplinado, por exemplo nas armaduras de clave. Tem vezes que eu transcrevo uma música e nem lembro que isso existe.
Mas, até mesmo pra deixar a dica pros novatos no instrumento que passarem por aqui, realmente o correto mesmo é pegar a teoria e estudar, estudar e estudar, por mais que pareça chato, porque música não é apenas arte e muito menos pura intuição como muita gente pensa em seus primeiros contatos com ela.
Enfim, vamos deixar o tópico voltar pro que devia ser e fim de papo.
Abraços.
|
Victor Slash Veterano |
# mar/13
· votar
Amo: Bm, Am ... Adoro acordes menores ...
|
amador_ssa Veterano |
# mar/13
· votar
gL.
Não é pessoal, mas não gosto desse seu acorde preferido... Me atrapalho um pouco pra montar (embora simples) e não consigo gostar do som. Acho que é porque eu toco meio baixo pra não pegar na 1ª corda.
Após rcorts "Vs" LeandroP, finalmente rcorts S2 LeandroP haushausha brincadeira galerinha.
Outro acorde que gosto é o D7 ou E7 sem pestana, naquele formato de C7 aberto. o A9 também é legalzinho. O Dm... Tem uns A's mais complexos que gosto mas esqueci o nome rsrs
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
amador_ssa O loco, não sabia que tu tocava fí, achava que era rato lá do OT Pra fazer esse E/G# tem que abrir legal a mão, e não se toca ele de qualquer maneira, não que seja assim com os outros, mas, tem que ter um certo cuidado ao tocá-lo. Aliás, eu amo sétimas, elas abrem um espaço muito bom para improvisações....
|
LeandroP Moderador |
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar
amador_ssa Felippe Rosa
Eu tinha "medo" do acorde E/G# por causa da abertura. Mas aí eu vi um lance muito simples nele e hoje considero ele muito fácil.
Toque este acorde como se fosse um powerchord de E5 com tônica na segunda casa da corda Ré. O powerchord tem que ser no modelo que repete a oitava (notas Mi, Si e Mi oitavado), conforme a tablatura abaixo. O dedo número 2 fica livre pra repousar no baixo em Sol sustenido.
powerchord acorde invertido e------------------------------------------ B--------------5------------5-------------- G--------------4------------4-------------- D--------------2------------2-------------- A------------------------------------------ E---------------------------4-------------- E5(8) E/G#
|
Cup Noodles Veterano |
# mar/13
· votar
Eu gosto do G nao sei pq!
|
gL. Veterano |
# mar/13
· votar
LeandroP rsrsrs, eu monto assim
|
amador_ssa Veterano |
# mar/13
· votar
Felippe Rosa
O loco, não sabia que tu tocava fí, achava que era rato lá do OT
Eu entrei no FCC por causa do Fórun de Violão, participei algumas vezes aqui, mas meu conhecimento não é elevado e nem sempre eu posso ajudar, ai fico calado hehehe la no OT é mais dinâmico, mas to longe de ser rato de lá, não faço parte de nenhuma panelinha (saudavel ou não) visível por la. Tenho simpatia por alguns users de la e daqui, você é um deles, mas não me envolvo muito, nem tenho tempo. Tem uma galerinha daqui do Forun de Violão que ta sumida...
Pra fazer esse E/G# tem que abrir legal a mão
Não tenho problema com a abertura de mão, mas não consigo montar com a velocidade necessária. quando to tocando com as mãos faço ele na forma de D/F# eu perco o tempo da música
LeandroP
Desse modo é melhor mesmo, nunca pensei em tocar assim porque SEMPRE toco 1º o baixo do acorde.
|
amador_ssa Veterano |
# mar/13
· votar
Não tenho problema com a abertura de mão no acorde citado - E/G# agora no A/C# forma parecida com o E/G#) é meio tenso pra mim, sai, mas as vezes "morde" alguma coisa
|
kiki Moderador |
# mar/13
· votar
LeandroP amador_ssa Eu tinha "medo" do acorde E/G# por causa da abertura. Mas aí eu vi um lance muito simples nele e hoje considero ele muito fácil. é, esse tipo de truque ajuda bem mesmo!
eu sempre faço esses raciocinios pra tentar ver como pensar mais rapido ou como poderia mudar o acorde. nesse caso, por exemplo, é legal as vezes tocar a mizinha solta, dá um efeito "chorus".
faço ele na forma de D/F# assim?
e--4---------------------------------------------------- B--5---------------------------------------------------- G--4---------------------------------------------------- D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E--4----------------------------------------------------
é um bom truque. a rigor, acho voce teria que eliminar a terça ao jogar ela pro bordão (confirma isso pra mim LenadroP!), e nesse caso voce "devolveu" ela, mas não acho um grande problema.
agora no A/C# forma parecida com o E/G#) eu acho dificil o A/C# assim:
e--0---------------------------------------------------- B--2---------------------------------------------------- G--2---------------------------------------------------- D--X---------------------------------------------------- A--4---------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
e tem varias musicas que eu toco que usa... esse eu apanho mesmo.
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
kiki Acho melhor fazer o A/C# assim :
e--------------5---------------------------------------- B--------------2---------------------------------------- G--------------2---------------------------------------- D--------------2---------------------------------------- A--------------4---------------------------------------- E------------------------------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar
kiki
Não tem nenhum problema você deixar a 3a do acorde nas duas pontas. Esse mesmo acorde que você colocou com a 3a no bordão, eu faço com a 3a na corda Ré também.
E/G# e----4---- B----5---- G----4---- D----6---- A--------- E---------
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
LeandroP Dependendo do desenho que se usa não há essa de que a duplicação da terça enfraquece a sonoridade, pelo menos quando uma delas estiver no lugar da tônica, né ?
|
kiki Moderador |
# mar/13 · Editado por: kiki
· votar
Felippe Rosa sim, mas aí dá outro som! eu uso bastante essa tambem, e mesmo sem o bordão (com a lá solta)
mas em algumas que eu toco eu preciso do som da mizinha.
LeandroP sim, mas aí já vira outro arranjo... perde aquele "baixo" grave!
Felippe Rosa nao é que enfraquece, mas é que as vezes muita terça embola um pouco. mas com distancia de mais de uma oitava nao acontece.
eu nao gosto muito por exemplo daquele G assim:
e-3----------------------------------------------------- B-0----------------------------------------------------- G-0----------------------------------------------------- D-0----------------------------------------------------- A-2----------------------------------------------------- E-3-----------------------------------------------------
a gente aprende ele no começo porque é mais facil, usa menos dedos, mas depois de um tempo li (e passei a perceber sonoramente) que duas terças eram desnecessarias. passei a gostar mais destas versões:
e--3----3------------------------------------------------ B--3----0------------------------------------------------ G--0----0------------------------------------------------ D--0----0------------------------------------------------ A--2----X------------------------------------------------ E--3----3------------------------------------------------
(claro que isso é uma sutileza que muitas vezes nem se ouve)
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
kiki Pois é, eu li isso não me lembro onde, de que se dever evitar duplicar a terça porque isso enfraquece a sonoridade do acorde. também não curto muito aquele G... É, fica bem interessante mesmo esse lá invertido e com 9ª, e nada legal de se montar.... Abçs
|
amador_ssa Veterano |
# mar/13 · Editado por: amador_ssa
· votar
kiki
faço ele na forma de D/F# é um bom truque
As vezes sim, mas nem sempre como você mesmo falou da certo hehe
eu acho dificil o A/C# assim: (...) Fui citar e saiu tudo embolado
Assim eu me viro, até prefiro e viajo quando faço A9/C# que a forma é parecida, so mudando as cordas a serem apertadas que seriam a G e D deixando a B solta. O A/C# que eu tenho dificuldade é assm:
E -----5 B -----5 G -----2 D -----X A -----4 E ------
Esse quando sai limpo eu perco o tempo da música, quando sai no tempo geralmente eu perco ou um pouco do baixo ou um pouco das primas :\
Felippe Rosa kiki Acho melhor fazer o A/C# assim : (...) Fui citar de novo e saiu embolado
Como você faz isso rapaz??? Seria uma pestana na 2ª casa o dedo 4 na 1ª corda e e o dedo 3 na 5ª corda? É uma boa alternativa.
LeandroP
Eu nem tinha pensado nesse E/G#. Ótima idéia também
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
amador_ssa É assim mesmo, hehehe, é um dos desenhos que eu mais uso, não só para o A, no caso, quase todos os acordes desse desenho eu inverto, até lá no G da 12ª casa...
|
kiki Moderador |
# mar/13
· votar
amador_ssa Como você faz isso rapaz??? Seria uma pestana na 2ª casa o dedo 4 na 1ª corda e e o dedo 3 na 5ª corda? É uma boa alternativa. é
eu faço bastante esse sem a terça, pra esticar um D/A (a base do i've got a feeling, do beatles):
e--5-------5--------------------------------------------- B--2-------3--------------------------------------------- G--2-------2--------------------------------------------- D--2-------4--------------------------------------------- A--0-------0--------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Assim eu me viro, até prefiro e viajo quando faço A9/C# que a forma é parecida, so mudando as cordas a serem apertadas que seriam a G e D deixando a B solta. O A/C# que eu tenho dificuldade é assm:
E -----5 B -----5 G -----2 D -----X A -----4 E ------
Esse quando sai limpo eu perco o tempo da música, quando sai no tempo geralmente eu perco ou um pouco do baixo ou um pouco das primas :\ olha, apesar de óbvia nunca tinha tentado. minha mão quase não chega...
eu faço as vezes essa roubada: E -----5 B -----5 G -----4 D -----X A -----4 E ------ seria um A9/C#, eu uso como se fosse A/C#, testo e se cair bem eu uso sem dó (não o bordão, no caso).
|
LeandroP Moderador |
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar
Gosto desse Dó lídio:
C7M(9) C6(9/#11) e--------------- B----3-----3---- G----4-----2---- D----2-----4---- A----3-----3---- E---------------
O barato é que você deixa o C7M(9) pronto, e pra fazer o outro acorde você só troca a posição de dois dedos das cordas D e G. A sonoridade é muito legal. É bacana de tocar quando pinta na harmonia os acordes C e D/C. Se quiser pode emendar um Bm7 e um Em9, e por aí vai...
|
Alexandre.M Veterano |
# mar/13
· votar
gosto da sonoridade de acordes com 9ª
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/13
· votar
Meu acorde preferido é qualquer power-chord feito em Drop D:
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G------------------------------------------------------ D--2---------------------------------------------------- A--2---------------------------------------------------- D--2----------------------------------------------------
Chamo de "Acorde Panucci", pois o fato do acorde ser feito apenas com um dedo fino e magro esticado me faz lembrar dele.
|
LeandroP Moderador |
# mar/13
· votar
Die Kunst der Fuge
kkkkkkk Quanta honra!!!
Então eu sou um B7sus4
e---2--- B---2--- G---2--- D---2--- A---2--- E-------
|
hellgod Veterano |
# abr/13
· votar
Bacana todos esses acordes pessoal! estou testando eles kkkkkkkkkkkk
|
rcorts Veterano |
# abr/13
· votar
LeandroP Então eu sou um B7sus4
Não seria B7sus4(9)? ou B7sus4sus9 (he he, brincadeirinha)
|