Você tem um acorde favorito?

Autor Mensagem
Paul Jackson Neto
Membro
# mar/13
· votar


Oba ...

depois experimente terminar uma musica suave com este aqui:
A 7+/6

e------2------------------------------------------------
B------2------------------------------------------------
G------2------------------------------------------------
D------4------------------------------------------------
A------6------------------------------------------------
E------5------------------------------------------------


Coisa linda !

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


rcorts
Cara, me desculpe, mas se realmente for do jeito que você está colocando terão de reeditar vários songbooks de MPB por aí. No fim das contas é a mesma nota, de mesma altura, apenas com interpretações diferentes.

Cara, andei verificando em alguns songbooks e não encontrei nenhum acorde grafado dessa forma. Não vejo porquê de ter um intervalo de 10a, ou do acorde ter 3a maior e 10a menor, se o que define a tonalidade (maior e menor) é justamente a 3a. O acorde pode até assumir uma função dúbia quando se omite este tipo de intervalo de alguma maneira.

Não quero com esta postagem me posicionar de forma arbitrária e parecer arrogante (como eu acho que as vezes parece). A ideia é justamente quebrar certos vícios errados, com uma informação certa. Por isso mais uma vez me desculpo se meu comentário soou desta maneira. E este tipo de debate só ajuda no entendimento.

Você disse tudo quando falou sobre "interpretação". Eu mesmo já editei uma centena de cifras por complicar na interpretação, principalmente quando é à primeira vista. Se eu vejo um acorde estranho à tonalidade, imediatamente penso no que ele está fazendo ali. E se está escrito de forma errada, certamente vai dificultar as coisas no que tange a interpretação.

Acho até mais bonito, se for pra quebrar as regras, chamar este acorde E7(#9) de Hendrix Chord ;)

dom de Deus
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Vamos dialogar. pra começar eu não estou no nível que vcs estão. estou num nível baixo. E nem sei se o que vou dizer se aplica ao assunto.

Mas acredito que a convenção tem uma parcela positiva ai na música.
Bom pelo menos eu gosto de aprender vamos dizer assim como se fosse uma gramatica da música.

vou dar um exemplo e nem sei se vem ao caso comentado, poque estou no começo nesta longa jornada de aprendizado.
vamos pegar um;

C7(5+) = Dó Mi Sol# Sib
C7(13-) = Dó Mi Sol Sib Lab

embora sejam acordes diferentes em sua extrutura, podem acabar tendo a mesma montagem.
O mesmo ocorre com os intervalos de 5- e 11+.
Por exemplo: a quinta diminuta de Dó é Solb. A décima primeira aumentada de Dó é Fá#.
Solb e Fá# possuem o mesmo som, porém indicando (11+) na cifra, dá-se margem para o acorde contera quinta justa também. Então vale a atenção ao escolher a nomenclatura mais precisa para o acorde.

fonte; Formação acordes – II cifra club

dom de Deus
Veterano
# mar/13
· votar


acorde que mais gosto isso é difícil dizer, mas tem uma passagem de acorde que termina em Am que gosto bastante é o; E4(7), E7, Am.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


LeandroP
dom de Deus

Beleza meus caros entendo perfeitamente o que vocês estão dizendo, e não estou questionando, vocês estão de acordo com a teoria, mas:

LeandroP: tenho certeza que já vi esse acorde em songbook, infelizmente não lembro qual pra te dizer. Ponto pra você.

Dom de Deus: sua colocação a respeito desses dois acordes estão certas.
E eu também entendo que dependendo do contexto a mesma nota pode figurar como 5ª aumentada ou como 13ªm.

Mas eu, continuo me lixando pras nomenclaturas, porque eu prefiro entender bem a função de cada intervalo e a formação dos acordes por meio do som que eles proporcionam em vez de ficar pensando na teoria. Acontece que quando chega um momento na vida da gente, mesmo sabendo que aprendemos alguma coisa do jeito errado, mas se do jeito errado ou não, funciona para o meu próprio entendimento, que seja então.

Mas reconheço que esse é um vício meu, devido à forma como aprendi essas coisas todas e também não aconselho quem está aprendendo a pegar os mesmos vícios. O ideal é ir direto na teoria e não ficar tentando redescobrir o Brasil, como foi o meu método, he he.

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


rcorts

Compreendo. Eu também crio alguns atalhos que, se for seguir à risca em teoria, confunde mais ainda. Eu não penso em E# quando um F mata o negócio, por exemplo. Quando eu vou explicar isso pra um aluno numa aula, eu sou mais rigoroso com os graus pra que ele já entenda o porquê, mesmo que "na forma dele" enxergar o intervalo, ele chame de outro nome que lhe for conveniente. Entendo como você coloca o intervalo de 10a porque é uma maneira de separar o intervalo simples do composto (3a = 10a). Na prática isso pode ser muito útil na forma como você classifica os intervalos. Eu já condicionei a minha mente ao contrário, por exemplo. Mesmo que o correto em alguns acordes seja C9, na minha mente, por simplicidade vejo como C2. Tudo dentro de uma oitava.

Não quero com o nosso debate aqui no fórum ver quem tá certo ou quem tá errado na forma de classificar o intervalo. Vejo uma abertura pra um debate saudável, onde conhecemos diversas maneiras de se interpretar um acorde, um intervalo. Pra mim é produtivo. Quando estou tocando mesmo, to pouco me lixando pro nome das notas também.

Acho que acabei desvirtuando o tópico e ainda te levando comigo (rsrsrs).

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Acho que acabei desvirtuando o tópico e ainda te levando comigo (rsrsrs).

He he, nós dois né brother. Como vamos passar algum exemplo pros novatos? k k kkk.

Mas você está certo, eu por exemplo sei que se eu precisasse ler partitura bem para tocar o que toco teria de aprender a ser bem mais disciplinado, por exemplo nas armaduras de clave. Tem vezes que eu transcrevo uma música e nem lembro que isso existe.

Mas, até mesmo pra deixar a dica pros novatos no instrumento que passarem por aqui, realmente o correto mesmo é pegar a teoria e estudar, estudar e estudar, por mais que pareça chato, porque música não é apenas arte e muito menos pura intuição como muita gente pensa em seus primeiros contatos com ela.

Enfim, vamos deixar o tópico voltar pro que devia ser e fim de papo.

Abraços.

Victor Slash
Veterano
# mar/13
· votar


Amo: Bm, Am ...
Adoro acordes menores ...

amador_ssa
Veterano
# mar/13
· votar


gL.

Não é pessoal, mas não gosto desse seu acorde preferido... Me atrapalho um pouco pra montar (embora simples) e não consigo gostar do som. Acho que é porque eu toco meio baixo pra não pegar na 1ª corda.

Após rcorts "Vs" LeandroP, finalmente rcorts S2 LeandroP haushausha brincadeira galerinha.

Outro acorde que gosto é o D7 ou E7 sem pestana, naquele formato de C7 aberto. o A9 também é legalzinho. O Dm... Tem uns A's mais complexos que gosto mas esqueci o nome rsrs

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


amador_ssa
O loco, não sabia que tu tocava fí, achava que era rato lá do OT
Pra fazer esse E/G# tem que abrir legal a mão, e não se toca ele de qualquer maneira, não que seja assim com os outros, mas, tem que ter um certo cuidado ao tocá-lo.
Aliás, eu amo sétimas, elas abrem um espaço muito bom para improvisações....

LeandroP
Moderador
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar


amador_ssa
Felippe Rosa

Eu tinha "medo" do acorde E/G# por causa da abertura. Mas aí eu vi um lance muito simples nele e hoje considero ele muito fácil.

Toque este acorde como se fosse um powerchord de E5 com tônica na segunda casa da corda Ré. O powerchord tem que ser no modelo que repete a oitava (notas Mi, Si e Mi oitavado), conforme a tablatura abaixo. O dedo número 2 fica livre pra repousar no baixo em Sol sustenido.


powerchord acorde invertido
e------------------------------------------
B--------------5------------5--------------
G--------------4------------4--------------
D--------------2------------2--------------
A------------------------------------------
E---------------------------4--------------
E5(8) E/G#


Cup Noodles
Veterano
# mar/13
· votar


Eu gosto do G
nao sei pq!

gL.
Veterano
# mar/13
· votar


LeandroP
rsrsrs, eu monto assim

amador_ssa
Veterano
# mar/13
· votar


Felippe Rosa

O loco, não sabia que tu tocava fí, achava que era rato lá do OT

Eu entrei no FCC por causa do Fórun de Violão, participei algumas vezes aqui, mas meu conhecimento não é elevado e nem sempre eu posso ajudar, ai fico calado hehehe la no OT é mais dinâmico, mas to longe de ser rato de lá, não faço parte de nenhuma panelinha (saudavel ou não) visível por la. Tenho simpatia por alguns users de la e daqui, você é um deles, mas não me envolvo muito, nem tenho tempo. Tem uma galerinha daqui do Forun de Violão que ta sumida...

Pra fazer esse E/G# tem que abrir legal a mão

Não tenho problema com a abertura de mão, mas não consigo montar com a velocidade necessária. quando to tocando com as mãos faço ele na forma de D/F# eu perco o tempo da música

LeandroP

Desse modo é melhor mesmo, nunca pensei em tocar assim porque SEMPRE toco 1º o baixo do acorde.

amador_ssa
Veterano
# mar/13
· votar


Não tenho problema com a abertura de mão no acorde citado - E/G# agora no A/C# forma parecida com o E/G#) é meio tenso pra mim, sai, mas as vezes "morde" alguma coisa

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


LeandroP
amador_ssa
Eu tinha "medo" do acorde E/G# por causa da abertura. Mas aí eu vi um lance muito simples nele e hoje considero ele muito fácil.
é, esse tipo de truque ajuda bem mesmo!

eu sempre faço esses raciocinios pra tentar ver como pensar mais rapido ou como poderia mudar o acorde.
nesse caso, por exemplo, é legal as vezes tocar a mizinha solta, dá um efeito "chorus".

faço ele na forma de D/F#
assim?

e--4----------------------------------------------------
B--5----------------------------------------------------
G--4----------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E--4----------------------------------------------------

é um bom truque.
a rigor, acho voce teria que eliminar a terça ao jogar ela pro bordão (confirma isso pra mim LenadroP!), e nesse caso voce "devolveu" ela, mas não acho um grande problema.

agora no A/C# forma parecida com o E/G#)
eu acho dificil o A/C# assim:

e--0----------------------------------------------------
B--2----------------------------------------------------
G--2----------------------------------------------------
D--X----------------------------------------------------
A--4----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

e tem varias musicas que eu toco que usa... esse eu apanho mesmo.

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


kiki
Acho melhor fazer o A/C# assim :


e--------------5----------------------------------------
B--------------2----------------------------------------
G--------------2----------------------------------------
D--------------2----------------------------------------
A--------------4----------------------------------------
E------------------------------------------------------


LeandroP
Moderador
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar


kiki

Não tem nenhum problema você deixar a 3a do acorde nas duas pontas. Esse mesmo acorde que você colocou com a 3a no bordão, eu faço com a 3a na corda Ré também.


E/G#
e----4----
B----5----
G----4----
D----6----
A---------
E---------


Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


LeandroP
Dependendo do desenho que se usa não há essa de que a duplicação da terça enfraquece a sonoridade, pelo menos quando uma delas estiver no lugar da tônica, né ?

kiki
Moderador
# mar/13 · Editado por: kiki
· votar


Felippe Rosa
sim, mas aí dá outro som!
eu uso bastante essa tambem, e mesmo sem o bordão (com a lá solta)

mas em algumas que eu toco eu preciso do som da mizinha.

LeandroP
sim, mas aí já vira outro arranjo... perde aquele "baixo" grave!

Felippe Rosa
nao é que enfraquece, mas é que as vezes muita terça embola um pouco.
mas com distancia de mais de uma oitava nao acontece.

eu nao gosto muito por exemplo daquele G assim:

e-3-----------------------------------------------------
B-0-----------------------------------------------------
G-0-----------------------------------------------------
D-0-----------------------------------------------------
A-2-----------------------------------------------------
E-3-----------------------------------------------------

a gente aprende ele no começo porque é mais facil, usa menos dedos, mas depois de um tempo li (e passei a perceber sonoramente) que duas terças eram desnecessarias.
passei a gostar mais destas versões:

e--3----3------------------------------------------------
B--3----0------------------------------------------------
G--0----0------------------------------------------------
D--0----0------------------------------------------------
A--2----X------------------------------------------------
E--3----3------------------------------------------------


(claro que isso é uma sutileza que muitas vezes nem se ouve)

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


kiki
Pois é, eu li isso não me lembro onde, de que se dever evitar duplicar a terça porque isso enfraquece a sonoridade do acorde. também não curto muito aquele G...
É, fica bem interessante mesmo esse lá invertido e com 9ª, e nada legal de se montar....
Abçs

amador_ssa
Veterano
# mar/13 · Editado por: amador_ssa
· votar


kiki

faço ele na forma de D/F#
é um bom truque

As vezes sim, mas nem sempre como você mesmo falou da certo hehe

eu acho dificil o A/C# assim:
(...) Fui citar e saiu tudo embolado

Assim eu me viro, até prefiro e viajo quando faço A9/C# que a forma é parecida, so mudando as cordas a serem apertadas que seriam a G e D deixando a B solta. O A/C# que eu tenho dificuldade é assm:

E -----5
B -----5
G -----2
D -----X
A -----4
E ------

Esse quando sai limpo eu perco o tempo da música, quando sai no tempo geralmente eu perco ou um pouco do baixo ou um pouco das primas :\

Felippe Rosa
kiki
Acho melhor fazer o A/C# assim :

(...) Fui citar de novo e saiu embolado

Como você faz isso rapaz??? Seria uma pestana na 2ª casa o dedo 4 na 1ª corda e e o dedo 3 na 5ª corda? É uma boa alternativa.

LeandroP

Eu nem tinha pensado nesse E/G#. Ótima idéia também

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


amador_ssa
É assim mesmo, hehehe, é um dos desenhos que eu mais uso, não só para o A, no caso, quase todos os acordes desse desenho eu inverto, até lá no G da 12ª casa...

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


amador_ssa
Como você faz isso rapaz??? Seria uma pestana na 2ª casa o dedo 4 na 1ª corda e e o dedo 3 na 5ª corda? É uma boa alternativa.
é

eu faço bastante esse sem a terça, pra esticar um D/A (a base do i've got a feeling, do beatles):


e--5-------5---------------------------------------------
B--2-------3---------------------------------------------
G--2-------2---------------------------------------------
D--2-------4---------------------------------------------
A--0-------0---------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Assim eu me viro, até prefiro e viajo quando faço A9/C# que a forma é parecida, so mudando as cordas a serem apertadas que seriam a G e D deixando a B solta. O A/C# que eu tenho dificuldade é assm:

E -----5
B -----5
G -----2
D -----X
A -----4
E ------

Esse quando sai limpo eu perco o tempo da música, quando sai no tempo geralmente eu perco ou um pouco do baixo ou um pouco das primas :\

olha, apesar de óbvia nunca tinha tentado. minha mão quase não chega...

eu faço as vezes essa roubada:
E -----5
B -----5
G -----4
D -----X
A -----4
E ------
seria um A9/C#, eu uso como se fosse A/C#, testo e se cair bem eu uso sem dó (não o bordão, no caso).

LeandroP
Moderador
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Gosto desse Dó lídio:


C7M(9) C6(9/#11)
e---------------
B----3-----3----
G----4-----2----
D----2-----4----
A----3-----3----
E---------------


O barato é que você deixa o C7M(9) pronto, e pra fazer o outro acorde você só troca a posição de dois dedos das cordas D e G. A sonoridade é muito legal. É bacana de tocar quando pinta na harmonia os acordes C e D/C. Se quiser pode emendar um Bm7 e um Em9, e por aí vai...

Alexandre.M
Veterano
# mar/13
· votar


gosto da sonoridade de acordes com 9ª

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/13
· votar


Meu acorde preferido é qualquer power-chord feito em Drop D:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--2----------------------------------------------------
A--2----------------------------------------------------
D--2----------------------------------------------------


Chamo de "Acorde Panucci", pois o fato do acorde ser feito apenas com um dedo fino e magro esticado me faz lembrar dele.

LeandroP
Moderador
# mar/13
· votar


Die Kunst der Fuge

kkkkkkk Quanta honra!!!

Então eu sou um B7sus4


e---2---
B---2---
G---2---
D---2---
A---2---
E-------


hellgod
Veterano
# abr/13
· votar


Bacana todos esses acordes pessoal! estou testando eles kkkkkkkkkkkk

rcorts
Veterano
# abr/13
· votar


LeandroP
Então eu sou um B7sus4

Não seria B7sus4(9)? ou B7sus4sus9 (he he, brincadeirinha)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você tem um acorde favorito?