Autor |
Mensagem |
odion Veterano |
# mar/13
Dizem que os artistas são o cancer da sociedade, outros os veem como profetas, vejo os como professores. É essencial o professor de violão na iniciação musical do indivíduo? É necessário que o iniciante seja alfabetizado? Já adulto, o sujeito analfabeto pode se alfabetizar através de um violão. O violonista nasce em árvore, não se alfabetiza na faculdade, mas sim no violão. O violão é a extenção da alma do adulto músico. A canção colocada em acordes, pelos artistas, excita a mente e coloca em vigília o cérebro do músico estudante.
|
tchedovollosky Veterano |
# mar/13
· votar
desculpe mas acho que não entendi direito a proposta deste tópico
afinal do que é que vc esta falando?
vc quer dizer que um analfabeto será alfabetizado parcialmente ou totalmante no seu aprendizado autodidata de música?
se for isso acho que nem uma coisa nem outra, até por que so temos 7 letras usadas como cifra das notas musicais, fora que o individuo por ser analfabeto desconhece completamente os meios de se obter informaçãos teóricas( até por que como ele iria ler e interpreta-las? ) e ele provavelmente optaria em aprender canções populares "de ouvido" pra tocar na sua roda de amizades.
minha opinião posso estar errado ou não! (até rimou kkkkk)
|
odion Veterano |
# mar/13
· votar
Não falei especialmente do auto-ditada, que nesse caso seria muito difícil. Mas com o professor e com música popular. E seria o analfabeto um excelente músico. Luiz Gonzaga aprendeu castelhano com o tango. E sua voz era carregada de emoção.
|
odion Veterano |
# mar/13
· votar
O homem hipócrita que reza sem saber o porquê e é mau, não conhece a Deus. É possível ser um analfabeto funcional e como um milagre se tornar letrado. Basta crer em Deus. Basta olhar para o céu pedindo ajuda, se desesperar e ser testado por Deus. O conhecimento teológico só é possível vir a tona com sofrimento e elevação. É possível ser curado de esquizofrenia. O corpo vê tudo. Para satisfazer o corpo. O corpo vê tudo certo, numa linha reta, fortifica-se enquanto se enfraquece. Então surge “uma luz pra te cegar” que é a paixão. Vemos uma alma apaixonada por um corpo já completo por ela, ele completa a alma, depois de muito tempo de sofrimento e “elevação”. Immanuel Kant tem a teoria dos óculos. E a paixão distorce o objeto visto pelo sujeito. Se não existisse a alma, e se nós fossemos como lagartos dragões nós entenderíamos tudo. Mas o corpo ainda novo procura sua cara metade, sua alma gêmea, sua alma. E o que seria a descoberta da alma pelo homem-corpo? Um chamamento de Deus? Um desejo? Equação matemática? Universo? Nostalgia? Inveja? Sobrevivência do corpo e daquilo que está por vir? Darwin? O corpo ainda pulsa dentro da alma, e a alma é apaixonada por este corpo que ela completa. Mas o que seria essa paixão?
O “universo da paixão” é um planeta onde a alma se rasteja e com o corpo, morre. A paixão é da alma, livre dos desejos do corpo que antes torna o homem um ser sem alma. E depois esta se torna possuidora do corpo, que é uma dimensão anterior à dimensão da alma-corpo.
|
rstrings Membro |
# mar/13
· votar
Non-sense pesado nesse tópico.
odion você começou com uma ideia e terminou com um devaneio... acho que esse seu tópico deveria ser removido para o OFF TOPIC, vide que não tem relação alguma com as informações que facilitem ou enriqueçam as experiências relativas a esse fórum.
|
Felippe Rosa Veterano |
# mar/13
· votar
odion Caramba, quanta reflexão aí... Antes achava que você tinha algum problema sério, agora percebo o quanto me enganei, me desculpe.. Isso aqui deveria ir pro OT mesmo, o pessoal das salas relacionadas a música é muito crítico... Sobre o tema do tópico, acho bem válido o que falou, fala de alfabetização realmente, de aprender a ler e escrever ou alfabetização no âmbito musical ? Cada pessoa é um caso, não me lembro onde foi que eu li, mas falava que cada pessoa é um mundo, deve ter relação com a teoria do mundo das idéias, de platão, talvez tem quem consiga ser alfabetizado por meio da música, mas acho que não diretamente...
|
makumbator Moderador
|
# mar/13
· votar
odion
Uma coisa é ensinar música para pessoas não alfabetizadas (o que é totalmente possível, e feito com crianças há séculos, literalmente). Não há nisso nada de novo ou revolucionário. Na época do Mozart (fins do século 18) já faziam isso.
Outra coisa bem diferente é a alfabetização "normal" da língua nativa escrita e sua correlação com a língua falada.
Não vejo em nada disso nenhuma relação com Deus(s), alma, milagres ou o que for.
|
odion Veterano |
# mar/13
· votar
Não vejo em nada disso nenhuma relação com Deus(s), alma, milagres ou o que for. estou discutindo sob a luz da razão.
|
odion Veterano |
# mar/13
· votar
por exemplo, pegue a música a paz de gilberto gil. cada pessoa é um mundo, a língua então pode ser mutável na escola ou no gueto, na publicidade ou na política, mas a idéia é a mesma. que vem de deus, da cabeça, de cima, da igreja, dos ídolos, dos pensadores.
|
rcorts Veterano |
# mar/13
· votar
rstrings makumbator
Sintetizaram tudo que eu iria falar.
|
tchedovollosky Veterano |
# mar/13
· votar
odion cara c ta legal?
|