Comprei um Violão Caimbé! Minhas primeiras impressões

    Autor Mensagem
    Senhor Sanchez
    Veterano
    # fev/13


    Olá amigos

    Sou fã da industria nacional e luthierias. Tanto que na parte de guitarra tenho 2 Walczaks e gosto demais delas, tive Tagimas também.

    Bom, vi um anuncio aqui no Cifra Club sobre os Violões Caimbé, e acessei o site e fiquei mais de uma semana namorando os violões, vi vídeos muito legais (deixei no final do post), fotos e resolvi arriscar, mesmo sabendo que temos poucas impressões recentes sobre essa marca.

    Comprei direto da fábrica em Bragança Paulista, inclusive visitei as instalações e fiquei surpreso, é em um sitio proximo a cidade, os caras fazem guitarra nos meios dos patos...rs. Mas mesmo sendo em um sitio tem maquinário Top com marcenaria em CNC. Lá falei com o Marco, figura gente boa que me ajudou a fechar a compra em 6x sem juros no boleto.

    Vamos ao que interessa!

    Sobre o violão, não quero dizer que isso é um Review, ainda tenho só uma semana com o violão, não acho legal fazer Reviews quando estamos empolgados.

    Por partes:

    -Construção
    Muito boa, o violão é leve mesmo, feito em Cedro-Rosa, com o bojo escavado na máquina. Não vi nada que não me fizesse sentir confiança no Caimbé. O top é em Canela, lindo demais, as madeiras dele são boas mesmo.

    - Tocabilidade

    Não estou habituado a tocar com cordas de nylon, mas regularam para mim com as cordas bem baixas, e ficou muito bom. O braço é bem gostoso de se tocar, a gente pega e não para mais! É outro mundo para quem teve um Giannini bem tranqueira quando criança. Tem um shape bem legal, o corpo se adequa bem a ele.

    Sonoridade
    É um violão com o som bem aveludado, muito, mas muito diferente do Godin. É um som para tocar MPB mesmo. Lancei um Djavan e ficou lindo, Zé Ramalho também fica legal.

    A captação é ativa, com controle indivudual do ganho em cada corda, isso é um baita brinquedo, dá para equalizar para valer e ajustar o violão para cada tipo de som. Pirei nisso!!!

    E olha que ainda não pude usar o sistema MIDI GK, pois não tenho as pedaleiras da Roland e nem o cabo, mas mais para frente vou a caça de um sinstetizador.

    Para quem quer ver mais informações sobre a captação, recomendo a página de vídeos do site deles.

    -Acabamento
    Achei muito elegante a parte da frente, mas tem coisa que acho que podem melhorar. Por exemplo a caixinha da bateria é muito rustica, a entrada do tensor no braço poderia ser melhor, os botões dos volumes por corda são muito juntos. Mas no geral em termos principalmente de escala e trastes estão tudo show de bola.

    O preço, bem paguei um valor bem interessante, custou 1.890,00 e ganhei o bag e correia de brinde (chore que ganha....rs)

    Vou terminar aqui, como disse, estou de Lua de Mel com o bichinho, então se falar demais vira uma novela.

    Vejam ai as fotos do meu Caimbé e os vídeos que vi no site que me fizeram comprar o violão.

    Abx!

    Fotos:

    [IMG]http://imageshack.us/a/img138/3550/caimbe1.th.jpg[/IMG]

    [IMG]http://imageshack.us/a/img132/7161/caimbe2.th.jpg[/IMG]

    [IMG]http://imageshack.us/a/img248/1268/caimbe3.th.jpg[/IMG]

    Vídeos







    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bem interessante qto pagou?

    Gianyny
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Senhor Sanchez

    Parabéns pela aquisição!
    Achei muito bonito; pelas fotos é um violão muito bem feito, caprichado.
    Depois verei os vídeos.
    Você chegou a testar algum com encordoamento de aço?
    Mais uma vez parabéns, é muito bom quando compramos um instrumento e nos agradamos dele, sei como é.

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    astrataranis

    Paguei R$ 1.890,00 em 6x sem juros, com uma entrada legal a coisa ficou suave.

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Senhor Sanchez
    · votar


    Gianyny

    Testei sim os com cordas de aço, são tão bons quanto os de nylon. Mas como tenho minhas guitarras, queria algo que fosse uma experiência nova e com um som bem diferente.

    Sem dúvida as cordas mais grossas de nylon e com um som mais dificil de se tirar, na minha opinião, está sendo um belo desafio.

    Abx

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Senhor Sanchez
    · votar


    ...

    Gianyny
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Senhor Sanchez
    estei sim os com cordas de aço, são tão bons quanto os de nylon.

    Lembra o timbre do Godin? É tão bom quanto esse?

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gianyny

    Então, mesmo de aço o timbre não é como os Godin, o circuito da RMC e o Violão Godin tem uma combinação mais aguda e de som mais aberto. Os Caimbé são mais "rouquinhos" com menos agudos e médios mais equilibrados.

    Abx

    Kamus23.
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gostei do timbre que escutei dos Nylons.

    Porém, violão flat de aço nem Godin me encanta, parece que falta algo.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gianyny

    De fato são diferentes. Usei muito um Caimbé, não esse novo, um de poucos anos atrás. Tenho um Godin - com review aqui. Mas o Gibson Chet Atkins é muito bom também, todos diferentes um do outro, esse flats eu posso falar alguma coisa.

    Concordo com o Kamus23., violão flat de aço nem Godin me encanta, parece que falta algo, acho que acaba se ressentindo mais da ressonância da caixa, mas mesmo os de nylon tem isso. Na verdade são violões bons de palco, pequenos e cômodos, seguram bem o volume sem dar feedback. Num estúdio um bom acústico manda melhor. Apesar de eu estar afastado há muito de palcos, fui nesse pelo conforto.

    Na verdade, o som em si desses flats vai muito do captador deles (óbvio). A minha impressão é que o Gibson tem um som melhor - preço também - mas tem um problema sério. Ele saiu de linha, o captador dele tem melhor som mas é frágil e descartável. O captador queima e se queimar, nem autorizada da Gibson, nem a Royal vão consertar para você, o violão vira enfeite de parede. O som eu gosto muito - pode ver, nas mãos do próprio criador.

    O legal do Caimbé e do Godin, para mim, é usar o MIDI. A captação de ambos pode ser trocada, o que é uma garantia que o instrumento não vai virar enfeite de parede ou fogueira de São João. O Caimbé de fato é bom, mas eu preferi o Godin. Na hora de gravar, opto por usar um Fishman Aura e o som me convence. Para MIDI o desempenho é muito bom também porque é por piezo, uso o um Axon

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei um Violão Caimbé! Minhas primeiras impressões