Dúvida sobre partitura ( Soprano e baixo)

Autor Mensagem
    aleex05
    Membro
    # jan/13

Galera, eu sou novo aqui no fórum, deu uma pesquisada mas não consegui sanar minhas dúvidas. Eh o seguinte, toco os hinos do hinario da minha igreja, e na partitura tem as 4 vozes, soprano, contralto, tenor e baixo. O soprano está na clave de sol e o baixo na clave de fa. O soprano faço fácil no violão, eh só ler a partitura, mas o problema eh que só o soprano não fica um som legal e por isso queria fazer o baixo também. E por isso não consigo, porque fazendo o SOL como a terceira corda, não consigo tirar as notas graves do baixo, a mais grave que consigo eh o Mi do 3 espaço na clave de Fa que no caso é a 6 corda. Queria saber como faço para conseguir fazer a clave de sol que eh bem mais alta e a do baixo as duas vozes juntas. Ou também se há outra forma de tocar as duas vozes e eu estou fazendo errado.

kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar

aleex05
    tá bem confusa a sua explicação, mas acho que entendi sua duvida.

sim, vai ser dificil voce fazer as linhas da soprano e do baixo no violao, a extensao pode nao caber. pode tambem ficar inexequivel (impossivel de executar).
    o que deve dar pra fazer é oitavar uma delas, pra aproximar.

alias, fique atento se já nao está oitavando a soprano! as partituras de violao nao vem marcado, mas é padrão ser uma oitava abaixo (como as de tenor, que tem um 8 sob a clave de sol).

aleex05
    Membro
    # jan/13
    · votar

kiki
    É isso mesmo que eu estava querendo dizer, acho que vou ter que oitavar o baixo mesmo. Achei que Não pudesse e iria ficar ruim o som

kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar

aleex05
    entao, mas acho que voce ta entendendo errado as oitavas.

uma linha de voz de baixo nao é mais grave que um violao (é raro vozes que passem muito abaixo do mizão do violao).
    provavelmente voce deve estar é oitavando a voz da soprano.

makumbator
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: makumbator
    · votar

kiki

Para ele não confundir, é bom dizer que vc se refere a linhas de baixo no canto, e não linhas de baixo instrumentais (contrabaixo, tuba, fagote, etc...).

aleex05

O violão é transpositor de oitava abaixo. Logo, se vc ler e tocar nele uma partitura para um instrumento não transpositor de oitava abaixo, a música vai soar uma oitava mais grave do que está escrita.

No canto apenas a parte de tenor é transpositora (como o Kiki já explicou), e justamente de oitava abaixo, como o violão, guitarra e contrabaixo. Então apenas nessa parte vc estará realmente tocando a tessitura correta. Nas demais já estará oitavando de maneira natural.

caso vc queira executar as vozes na altura real, terá que ler e tocar 1 oitava acima do que está escrito, com exceção da parte de tenor.

aleex05
    Membro
    # jan/13
    · votar

Galera, desculpa mas ainda não consegui entender.
    http://2.bp.blogspot.com/_VoNtfPSGpM0/S-jAgWzy8FI/AAAAAAAAAPk/_oEfmmJ1 yDg/s1600/Hino-3.jpg

Aqui está uma foto da partitura.
    Ao meu ver, para ficar um som legal eu tocaria a voz do soprano e as do baixo (as notas mais acima e as mais abaixo) No caso, tocaria de duas cordas de cada vez.
    Ai está minha dica, como vocês sugerem que eu faça as escalas? (Ex: Pega o Dó da 3 casa corda 5 e faz como o Dó-1) Lembrando que tocarei as duas vozes ao mesmo tempo.
    Obrigado por responderem,

kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar

faz a linha do baixo com o mi mais grave da partitura (a primeira linha abaixo do pentagrama da clave de Fá) no mizão do violão (sexta corda).

e faz a linha da soprano uma oitava abaixo, com o mi de cima do pentagrama da clave de sol (o ultimo espaço de cima do pentagrama) no mizinho (primeira corda).

acho que se nao for assim nem vai dar pra tocar, se nao fica muito longe as notas no braço.

Ao meu ver, para ficar um som legal eu tocaria a voz do soprano e as do baixo
    não sei, não dá pra saber. depende do arranjo.
    se as vozes do baixo e da soprano forem muito parecidas pode ficar sem graça.

como é tudo no mesmo ritmo, talvez dê pra inserir outras linhas.
    se for possivel, pode ser legal tentar incluir um pouco das outras vozes também.

o lance é testar.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre partitura ( Soprano e baixo)