Como "pega a música"?

    Autor Mensagem
    thalles100
    Veterano
    # jan/13


    Gostaria de saber se para tocar a música é dom ou não, talento ou algo assim. Pois, se pode falar sobre talento, é algo que eu nao tenho mesmo, infelizmente!

    Eu gosto muito de escutar musicas, escuto e é tão bom, me sinto leve, livre, e confortavel. Mas na hora de tocar ja estou travado novamente, é como se eu nao soubesse nada, nada da música!

    Geralmente as musicas que ouço/toco são pop rock/rock nacional. Tipo Skank, Ira, Moptop, Raul Seixas, Cazuza, Legião, etc. Eu acho que a maioria delas nao tem violao, e mesmo quando tem, as vezes é só em alguma parte da musica. Entao como é que eu faço? Como é que eu "pego a música"? Eu me guio pelas cifras do CifraClub...Mas sei la, tenho muita dificuldade em tocar a musica da forma como ela é...E a minha intencao é tocar e cantar, tipo um voz e violao!

    Vcs poderiam me dar umas dicas? É talento isso? Se for eu to lascado, mas eu gosto muito de musica =/

    Como q eu faço pra tocar a musica? Como q eu escuto sem as vezes nem o violao tem? Eu improviso? Tipo, eu nao tenho ritmo sabe, eu fico travado, entao nao sei muito oq fazer, eu bato no violao hehehe, nas cordas!

    Tem um modo de melhorar isso? Eu ja tentei muito praticando, e é sempre assim =X

    Alguem por favor me da uma luz ae. Gosto muito de tocar, cantar, etc, mas queria que a coisa fluisse um pouco mais hehehe

    Valeu.

    fla3d
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pratica cara... só isso, todo mundo quando começa sofre bastante pois não sai nada direito, é ritmo que não sai, é pestana que não soa, tudo isso faz parte. Vc pode escolher uma musica e ficar praticando só ela até sair, pega uma do legião ja que vc gosta, tem uma porrada de musica com violão e bem fácil de tocar, com o tempo e a pratica vc começa a destravar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    thalles100

    Cara, vai devagar, sem stress....

    Primeiro, as vezes uma canção simples não é tão simples como parece. Você vai tirar um Lulú Santos, por exemplo, o cara têm 60 anos, toca guitarra e violão desde os 15, faz dedilhados e batidas que não são simples para um iniciante, você tem que considerar isso, não vai conseguir tocar igualzinho ele.

    Segundo, as vezes há dobras de estúdio, overdubs, afinações diferentes, que um iniciante não percebe, então muitas vezes não consegue soar igual.

    Continue tocando, praticando, siga as vídeo aulas do cifra club que são bem legais...sem pressa, sem stress, se divirta.

    Quando menos esperar as coisas vão clareando e se tornando mais óbvias.

    thalles100
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Blz galera, obrigado pelas respostas em primeiro lugar! Eu toquei uma do Legião agora e achei realmente bem mais fácil, apesar dos pesares hehehe. Meu sonho tocar as musicas que eu gosto direitinho, nossa! hehehe, mas tenho muita dificuldade mesmo! Vou tentar pegar algumas musicas legais la no Video Aulas. Eu tenho tentado mais pelo feeling, é interessante mas eu nao tenho conseguido progredir. Preciso sair dessa parte chata e deslanchar um pouco mais!! É muito prazeroso qdo dá certinho. Brigadao!!

    thalles100
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vcs indicam que eu pegue uma musica por vez? Assim é o bacana? Por exemplo, vou lá no Vídeo Aulas, e enquanto não estiver bom (ou mais ou menos bom) numa musica, eu nao mudo?

    Eu tenho tocado varias musicas, todo dia. Mas na realidade nao sei nenhuma, hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    thalles100

    Esse tipo de assunto já foi muito debatido em vários tópicos deste fórum. Você deveria ter utilizado a busca e postado em um tópico existente, conforme as regras do fórum.

    Você poderia também ter continuado o assunto no tópico que você havia criado:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/285323/

    Depende de talento sim, mas isso não significa que você não o tenha.

    Continue guiando-se pelas cifras. É muita pretensão querer tocar a música de forma idêntica ao disco, sendo que as músicas têm, além de outros instrumentos, os arranjos, que em alguns casos não cabem ao violão fazer. Pra isso existem adaptações, que a cifra possibilita, por ser de livre
    "interpretação". Até nas partituras, onde estão indicadas as notas, as divisões rítmicas, as dinâmicas, etc, não dispensa a interpretação.

    As cifras representam a harmonia das notas, e com ela você pode não apenas tocar, mas cantar as músicas que você gosta. Interpretação!

    Enquanto você lê as cifras, aproveite pra estudar teoria, técnicas (que não significa necessariamente tocar rápido), e com isso você vai aprimorando a sua capacidade de perceber e de executar as músicas. Ver outros músicos tocando ajuda bastante. Antigamente você precisava saber onde o pessoal estava tocando, muitas vezes em casas noturnas, e hoje você tem o Youtube.

    Uma outra dica é ler, e ler bastante. Pesquisar. Não existe aprendizado sem nenhum esforço. Alguém pode até te passar "tudo mastigado", mas logo você esquecerá porque o assunto não criou raízes na sua cabeça. Tem inúmeros tópicos sobre isso, comece lendo eles, por exemplo.

    Não leve a mal, mas o seu tópico está fechado. E no mais, usando a busca, estamos a disposição pra lhe ajudar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como "pega a música"?