Duvida: Takamine (vários modelos) ou Yamaha APX 500 ou outros?

    Autor Mensagem
    Phantom Of Death
    Veterano
    # set/12


    Olá pessoal, desculpa criar (mais) um tópico desses, sei que o fórum anda bastante cheio desses tópicos, e apesar de ter usado bastante a busca, estou tendo muitos problemas em comparar esses modelos de violão em específico...

    Primeiramente, sou guitarrista, não entendo muito de violão (o único violão que tenho é um Eagle DH 69 que ganhei numa extinta promoção do CifraClub em meados de 2006/2007), mas estou tentando começar a me dedicar mais ao violão, principalmente pela praticidade.

    Moro próximo a fronteira BR x PY e por isso tenho a tendência em pegar instrumentos pelo PY, devido ao normalmente baixo preço em produtos mais renomados (também sei que isso não quer dizer muita coisa), e, caso eu necessite (nunca precisei) revender, tenho a garantia de conseguir preços competitivos.

    Dei um pulo lá hoje, e, devido ao curto tempo e ao atendimento não ser dos melhores, testei muito superficialmente cada um desses modelos, portanto queria a opinião de quem entenda mais das coisas. Vou listar os modelos que me soaram parecidos, ou até mesmo idênticos, e, quem por acaso conhecer os modelos em questão, ou tiver alguma informação útil sobre os mesmos, por favor me ajude.

    Takamine: testei os seguintes modelos:
    EG 260
    EG 330
    EG 440C (o que é esse "C"? Estou com muitos problemas em navegar no site da Takamine, achei muito confuso, não traz especificações tão apuradas) - Aparentemente foi o meu favorito desses, achei o acabamento um pouco melhor que os anteriores e um pouco menos chamativo que o 560.
    EG 560

    Yamaha APX 500 - Esse eu vi que é muito falado por aqui, mas achei ele muito caro, o valor dele era próximo ao do EG 560, que eu já havia julgado meio acima do que pretendo gastar. Mas achei ele bastante confortável, e com algum esforço, se realmente for um modelo que valha a pena, poderia optar por ele.

    Vi muitos modelos da Suzuki também, inclusive, desconhecia instrumentos musicais dessa marca até então, possuiam menor custo que a maioria dos modelos listados aqui. Vi também violões da marca Kings, eu desconhecia violões dessa marca, já havia visto instrumentos de sopro desta marca, e até onde sei eram bons.

    Também vi um Tagima Dallas, estava saindo por U$ 215,00, acabava saindo mais em conta que comprar, de onde moro, e pagar frete, pois por preços próximos deste, só encontrei em sites de lojas fora de minha cidade. Também não sei a qualidade desse violão, lembro-me do Tagima Dallas quando fui ver preços em meados de 2007, era um violão bastante atraente para mim na época, mas quando testei hoje não me pareceu grande coisa, e achei o acabamento inferior aos demais.

    Além desses, estou aberto a sugestões de outras marcas e modelos, infelizmente não encontrei nenhum Eagle, nem Crafter. Mas posso acabar optando por comprar no Brasil se o custo x benefício de algum modelo ou marca diferente desses que listei forem mais atraentes.

    Acho que a questão maior aqui é: Não tenho tempo para testar todos os modelos, nem ouvido tão apurado, nem o silêncio necessário. E gostaria saber a opinião alheia... Não vai ser essa opinião que vai decidir, de fato, mas se eu conseguir restringir o número de violões a serem testados para dois ou três, já é um grande avanço...

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: PadilhaDeP
    · votar


    Phantom Of Death

    E ai irmão beleza!
    Bom, nos violões Takamine o C indica (tampo laminado), e o SC indica (tampo sólido), solidos aguentam maior tensão nas cordas ou seja, dá para colocar cordas mais grossas sem prejudicar o violão, tipo empenar etc..., o timbre soa melhor no tampo sólido também, mas se não conhecer de violão achará que é a mesma coisa.
    Eu tenho um takamine EG320c (tampo laminado) uso nele cordas 0.11, e dá para o gasto tranquilamente, nunca me deixou na mão em nenhum palco.
    Tenho também um mais barato, que é o Tagima Kansas, paguei se não me engano R$ 450,00, bem menos que os R$ 1150,00 do takamine, não é um violão muito indicado para tocar em lugares com muita potência sonora, não dá para esperar muito dele, não pela estrutura/madeira etc, e sim pelo captador, é bem inferior aos takamines, crafter, etc, mas hoje eu utilizo nele captação de guitarra junto com a original, vou testá-lo hoje pra valer em um show que vou tocar... o Tagima Dallas é a mesma coisa desse Kansas, mesma madeira, captador, só o modelo que é um pouco menor e mais fino, porém tocabilidade é a mesma e o preço também.
    Eu estou com as mãos coçando para trocar meu takamine em um crafter de um amigo, ele também é modelo folk só que 300,00 reais mais caro que o meu, a diferença é o tampo sólido e a madeira mais escura, já a captação não muda muita coisa, porém vou poder usar as cordas 0.12 que adoro pois são mais grossas, para solar não tem nada igual, são boas demais.

    Bom, respondi praticamente um texto pra vc kkkk, mas é que são coisas que vamos adiquirindo durante o tempo em que se está envolvido com instrumentos. Desculpa em não saber muito sobre os yamaha, é que nunca fui com a cara da marca, por isto não estudei muito ela, o que estou fazendo é juntando dinheiro para no fim do ano que vêm possa buscar nos United States um Martin pra mim, é bem mais barato lá.


    Abração e bons estudos sobre qual violão comprar .

    Phantom Of Death
    Veterano
    # set/12
    · votar


    PadilhaDeP

    Entendi, muito obrigado pelas informações.

    Phantom Of Death
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Além desses, uma outra opção que vi essa tarde seria esse aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/viol%C3%A3o-crafter-hdc-24

    Alguém sabe se é superior ou inferior ao 330?

    Brunocprp
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Phantom Of Death

    Esses modelos Takamine são excelentes , uso até hoje meu EG340C em shows e ele nunca me deixou na mão.

    Sobre esse Crafter, eu nunca testei esse modelo para comparar ao Takamine. Tenho um Crafter Hilite DE e ele ta no mesmo nivel do meu EG340C, ambos excelentes instrumentos.

    Outro violão que to vendo muita gente aqui elogiar é o Cort MR710F, da uma conferida pois parece ser um violão top e com bom custo beneficio.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PadilhaDeP
    Voce deixou meio que uma afirmação que violões com tampo laminado com cordar 0.12 daria problema... correto?

    Phantom Of Death

    Acho interressante o yamaha cpx 700 - 900 abaixo disso, seria melhor o takamine 340SC ou 440 SC, ou até mesmo o "crafter", tem um que será meu proximo violao, Crafter bubinga lindo e muito bom, pelo preço não vi nada melhor... dê uma pesquisa, e tenha paciencia e calma.

    Phantom Of Death
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acho que o que me faltou foi justamente paciência, haha. Mas hoje acabei indo numa loja aqui da cidade e testando um Takamine EG 320 SC. E um Crafter LITE.

    Acabei comprando o Takamine. R$ 1190,00. Tampo sólido. O som me agradou bastante, ainda não toquei muito nele plugado... Vou ver se agora, com essa nova aquisição, volto a me dedicar um pouco a música.

    Obrigado a todos pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida: Takamine (vários modelos) ou Yamaha APX 500 ou outros?