1° Corda (Mizinha) "enganchando" nos trastes

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # jul/12


    Bom dia.
    Pessoal, é o seguinte; eu tenho um Crafter DE7 e desde que o comprei ele tem um problema de "engastalhar" a mizinha nos trastes.
    Os trastes paracem que sobraram no braço e as pontas ficaram "pra fora" do braço, e dependendo da força empregada ou então se tocar com capostraste a corda prende embaixo do traste.
    Isto já está incomodando muuuito e gostaria de uma solução.
    Já pensei em lixar a parte que sobrou mas tenho medo de fazer caca no violão.
    Luthier só à 500KM da minha cidade.
    Se puderem ajudar fico muito grato.

    py2ps
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianyny
    Amigo o correto é mandar para um luthier.

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Gianyny
    Já pensei em lixar a parte que sobrou mas tenho medo de fazer caca no violão.
    pois é, teria que ser algo assim
    mas tem que começar com coisa pesada, tipo uma lima ou algo assim, e ir diminuindo.
    ou usa uma lima, ou uma lixa pesada com um bloco de madeira, tipo uma ripa meio comprida.

    ja vi muito isso em violao barato, é estranho ter isso em um violao de marca boa.
    inclusive um dos testes que eu faço com violao barato em loja é passar a mao pelas laterais da escala pra ver se nao tem dessas rebarbinhas.
    alem de enroscar a corda pode machucar a mao.

    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Melhor levar para um profissional, você pode acabar riscando o verniz do violão.

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kiki
    mas tem que começar com coisa pesada, tipo uma lima ou algo assim, e ir diminuindo.

    Eu pensei justamente na lima, mas tenho muuuuuuito medo de arranhar o violão.
    Isso atrapalha demais, na maioria das vezes tenho que puxar a corda no meio da música várias vezes para desenganchar.
    Acho que vou ter que arriscar a lima mesmo, mas já pensei de passar algum tipo de cola, super bonder, sei lá, para cobrir o vãozinho que há embaixo dos trastes.

    luthiergarrido
    Melhor levar para um profissional, você pode acabar riscando o verniz do violão.

    Então, como eu disse, Luthier só a 500 KM da minha cidade, fica muito inviável enviar para um luthier.
    Eu tenho muito medo de riscar o verniz, mas não tem outra solução.

    Você pode dar uma dica de como fazer isso??

    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se os trastes estão "para fora do braço", tem que gastar com lima e lixa, mas muito cuidado com o verniz.

    Se você resolver arriscar fazer o serviço proteja o verniz com fita adesiva.

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Gianyny
    · votar


    luthiergarrido

    Hum, eu estou com muiiito medo de estragar o violão.
    Muito obrigado pela dica, eu nem havia pensado na fita adesiva.
    Sobre os materiais, a lima pode ser aquelas de afiar enxada? E a lixa, seria lixa ferro??
    E se acontecer alguma coisa errada, como estragar o traste, eles são substituíveis?

    Jm7
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    tente apertar o traste pra não ficar espaço entre a madeira e o traste,mas muito cuidado sempre!!!!!!!

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    coloque umas 4 camadas de fita crepe nas casas e no braço.

    Lima para amolar enxada vai "comer" rápido. Portanto, cuidado. Tem algumas "liminhas" que são vendidas em casas de ferragem e até em lojas de 1,99.

    São limas mais finas. As limas de enxada não são nada delicadas para esse tipo de serviço.

    Poderão ser usadas se tiver muuuuiiiiito grande a ponta. Se for quase imperceptível ou quando chegar lá, deixa de ser preguiçoso e vai na base da lixa (vai ter que ter paciência e consciência que vai doer o dedo).

    Eu não apertaria o traste, pois pode baixar demais um lado ou até subir o lado oposto (na "mizona").

    Mas se f... com o traste, não vai ter jeito, vai ter que levar num luthier para trocar o traste — o que responde sua outra dúvida: SIM, OS TRASTES SÃO SUBSTITUÍVEIS.

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Gianyny
    · votar


    EU ME ENGANEI QUANTO AO PROBLEMA!!!

    Fui observar direito o problema e vi que não são os trastes que estão sobrando, e sim que estão "supitados" para cima. Os trastes estão no tamanho certo, só que em ambos os lados estão meio "supitados", como se estivem mal colocados ou como se o braço tivesse empenado (que tenho quase certeza que não foi o caso), ai ficou uma vaguinha, uma brecha onde a corda está "entrando".

    O que fazer agora???

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianyny

    Luthier só à 500KM da minha cidade.

    Aproveite para fazer turismo.

    Ou você pode doá-lo para mim. Deixa que eu pago o frete, afinal, estamos aqui para te ajudar.

    catatau22
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara se vc tiver corangem e acha que tem competencia para isso faça afinal sei com0o é ruin isso enloqueci com o meu violão quando fazia isso mas é só pegar uma lixa ter paciencia e lixar só isso !

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    XBK
    catatau22
    EU ME ENGANEI QUANTO AO PROBLEMA!!!

    Fui observar direito o problema e vi que não são os trastes que estão sobrando, e sim que estão "supitados" para cima. Os trastes estão no tamanho certo, só que em ambos os lados estão meio "supitados", como se estivem mal colocados ou como se o braço tivesse empenado (que tenho quase certeza que não foi o caso), ai ficou uma vaguinha, uma brecha onde a corda está "entrando".

    O que fazer agora???


    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Neste caso é um pouco mais complicado...Teria que examinar o porque de os trastes não estarem bem encaixados.
    Se você não entende pode acabar danificando alguma coisa, piorar ou causar ainda mais problemas, meu conselho é: Faça um sacrifício e leve num profissional ou deixa assim mesmo até poder levar para um luthier, é melhor que acabar danificando o seu precioso instrumento.

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Já aconteceu isso comigo:

    Eu tinha um violão que tinha entre o braço e um dos trastes, uma folga, perto da mizinha, como se tivesse saido uma lasca. Sabem o que fiz?

    moi bem aquelas farofas duras, juntei com uma mistura de cola pra madeira e serragem. Cobri o buraco com isso, esperei secar - nunca mais tive esse problema com o violão hahahah

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luthiergarrido

    Nossa, terei que continuar com este problema então.
    Um violão desse preço ter um defeito de vioão de R$200,00.
    É difícil.
    Será que não tem nenhuma solução parcial não? Como o The Red Special falou?

    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então, é como eu disse, pode ser que funcione, segundo o seu relato teoricamente eliminando a fresta resolveria o problema.

    Se você acha que dá pra arriscar...

    Abraço

    Gianyny
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    luthiergarrido

    Como eliminar essa fresta então??

    Joe Voj
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olha só, tive esse problema com meu violão e levei pro luthier ( muito ruim, por sinal, mas tava na garantia e era o que tinha ). Como sou muito detalhista e proteccionista ( pra não dizer chato) acompanhei o conserto. O cara meteu um martelo sem dó no traste do pobre violão oO!
    Incrivelmente funcionou, se você tiver bastante cuidado e não bater forte o suficiente a ponto de quebrar o braço, vai lá. Ele bateu bem na ponta pra manda-lo pra dentro.
    Sei como é ruim ficar em cidade sem luthier...

    Gianyny
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Joe Voj

    Hum...muito arriscado isso ai hein.

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Gianyny

    Posta umas fotos da parte que está com problema, assim dá para opinar melhor.

    Abraço

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    PROBLEMA RESOLVIDO

    Fiz uma retífica de trastes com o luthier Elih Santos, de São Paulo.

    Segue o contato dele: https://www.facebook.com/hmcustomguitars

    O cara é super honesto e profissional, serviço de 1° qualidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1° Corda (Mizinha) "enganchando" nos trastes