Corda 1 (mizinha) num aguenta!

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Hard_Guitar


    E aê galera!
    Tenho uma dúvida que nem um professor de violão conseguiu me responder: Tenho um Eagle GL36, próprio para corda de aço, com tensor, e tal. Esses dias eu ando pegando bastante MPB e notas dissonantes, então resolvi colocar cordas de nylon até mesmo por elas soarem melhor para esse tipo de música.
    O problema é que a corda 1 (mizinha) não está durando nada, chegou a quebrar 3 vezes no mesmo dia!
    Minha pergunta é: A tensão sobre as cordas em violões próprios para cordas de aço é maior, e por isso a corda de nylon não aguenta muito tempo? Ou deve ser por outro motivo que ela está quebrando sempre?

    vagalume
    Veterano
    # set/05
    · votar


    da uma sacada nas espessuras das cordas que tu tais botando...deve ser isso eu n tenho mt experiencia nisso quem sabe alguem pode te ajudar melhor! alguem da uma mãozinho po colega aí
    flw abraços ah! tenta levar num luthier é mais aconselhável

    fi_dum_ratu
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pode ser a espessura da corda mesmo... E vê a marca das cordas que vc tá pondo também né...

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hard_Guitar
    Deixa ver se entendi: Vc tem um Eagle GL36, desses aqui http://www.eagleinstrumentos.com.br/images/produtos/8/gl36_bk_zoom.jpg , e botou cordas de nylon nele...
    Vc queria o quê? Que desse certo? Esses modelos de violão são UNICAMENTE PARA CORDAS DE AÇO. Não ponha nylon neles que não vai funcionar muito bem não. Por ele ser próprio para as cordas de aço, que são mais duras, a tensão que o braço faz contra as cordas é infonitamente superior ao que um nylon pode suportar. Espero ter lhe ajudado, brow, abraços.

    Rafael neto
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Marca de corda influencia muito ja quebrei do mesmo kit no mesmo momento 4 cordas de 6 do kit...hehe !!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo

    Eu sei que esse violão é pra corda de aço. Eu num ia pagar caro em um violão sem saber a especificação dele, certo? ;-)
    Mas como eu disse, ultimamente eu estava pegando um conteúdo diferente do que eu costumava tocar e troquei as cordas, mas não pretendia usar corda de nylon pra sempre! Seria burrice comprar um violão de cordas de aço para usar com cordas de nylon!!!
    Mas o que me deixou curioso foi a resistência da corda de nylon ser baixíssima no violão. Então passou pela minha cabeça que a tensão exercida nas cordas pelo braço do violão poderia ser maior do que a dos violões p/ nylon. E pelo jeito eu estava certo, pq vc confirmou.
    Vlw cara, vc me ajudou sim.

    Mas se alguém tiver outras opiniões, por favor postem :-)

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Hard_Guitar
    Tem mais: a acúsitica também é diferente, pois a madeira e o verniz dos violões de aço são geralmente mais grossos, mais cascudos.
    As tarraxas dos violões de aço (tipo as de guitarra, blindadas) costumam "danificar" as cordas de nylon - elas podem quebrar na hora de enrolar justamente por isso. E Como o braço do violão de aço é fino, e as cordas de nylon, apesar de mais frágeis, são mas grossas, vc poderá ter dificulades quando pegar pela frente um violão de nylon de verdade, onde o braço é muito mais largo, pois terá a prendido a usar a pressão dos dedos de um jeito, enquanto nos de nylon, a pegada é diferente. Se vc puder, adquira um violão próprio para nylon, mesmo que seja só prá treinar. Espero ter lhe ajudado.

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas, se não tiver outro jeito. Bote nele cordas de nylon com tensão alta, pra poder suportar o "repuxo", da afinação em um violão próprio para cordas de aço

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hard_Guitar
    Qual a marca das cordas que você usa? De repente pode segurar mais. Já usei aquele encordoamento MPB "profisiional" da gianinni no meu violão de nylon mesmo e achei uma porcaria, a mizinha quebrou dentro de alguns dias. Se quiser inisistir em deixar cordas de nylon no seu violão, experimente colocar cordas com tensão pesada dadario ou marcas equivalentes. Se realmente preferir gastar menos e for usar gianinni vá de clássico. A gianinni tem a linha extra pesada e super extrapesada, ao contrário da Dadario, que só tem pesada.

    Aproveitando o tópico, alguém já usou a tal da super extra pesada da gianinni? Gostaram? Tem perigo de empenar o braço? Tô pensando em experimentar a extra pesada e a super extra pesada qualquer dia desses pra ver como fica. Quem já experimentou?

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    CaimDark
    alguém já usou a tal da super extra pesada da gianinni? Gostaram?
    Cara, um tenho um jogo delas intacto dessa corda. Eu eu ganhei dois tempos atrás e instalei um no meu Di Giorgio, e não gostei nem um pouco. Elas têm até um bom som, mas a pegada é superdesconfortável...

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo
    Mas tem a extra pesada e a SUPER extrapesada. Já experimentou as duas?

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    CaimDark
    Só a extrapesada. Essa superextra... porra! deve ser mais dura ainda!

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo
    Só é. Mas gosto das cordas de nylon de tensão maior, vai ver vou gostar de alguma dessas. Tem um som mais encorpado, e dá pra tirar mais volume sem trastejar. E outras, agora que tô acostumando com o aço quando pego no de nylon acho tão levinho que é uma maravilha de tocar!!

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    CaimDark
    E outras, agora que tô acostumando com o aço quando pego no de nylon acho tão levinho que é uma maravilha de tocar!!
    Por isso uso o nylon de tensão média. É como um "relax" pros meus tendões e dedos, hehehehehe :D

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo
    Isso é. Mas mesmo o nylon pesado, após uma sessão de massacre aos dedos com o aço 0.10, já tô achando levinho levinho!!

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Isso é. Mas mesmo o nylon pesado, após uma sessão de massacre aos dedos com o aço 0.10, já tô achando levinho levinho!!
    Dedo de aço! Huahuahuahuahiahai :D

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    albertoellobo
    hauhahuauhauhauhahuaauhahuauuh :)

    maggie
    Veterana
    # set/05
    · votar


    Podem ser vários fatores:

    - como o violão foi construído pra cordas de aço, a tensão é maior e o nylon não agüenta

    - tem algum erro na hora de colocar a corda, e por isso ela está arrebentando

    - tua pegada é muito forte pra pobrezinha da corda, nesse caso é só aumentar o calibre que resolve :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda 1 (mizinha) num aguenta!