Autor |
Mensagem |
VitorH Veterano |
# jul/12
Boa noite , Bom meu professor de violão me passo acordes relativos. Vo por alguns dos acordes que ele me passo.
RELATIVO DE DÓ- C-C7-F-Fm-C-A7-Dm-G7-C RELATIVO DE RÉ- D-D7-G-Gm-D-B7-Em-A7-D RELATIVO DE MÍ- E-E7-A-Am-E-C#7-F#m-B7-E
1° dúvida - Isto existe ? 2° dúvida - To com umas letras , mais não sei por melodia em cima delas ja estudei todas as video aulas do cifra club de teoria entendi muita coisa de escalas ,intervalos . OQUE DEVO ESTUDAR PARA TIRAR MINHAS PROXIMA DUVIDAS ( devia ter posto isso por ultimo auehua mais leiam as duvidas e depois respondam essa ) malz =S 3° dúvida - uma música no tom de C - ta assim seus acordes C-G-Am-Dm-F-G -------- G é a quinta de C , A é a sexta de C pq está Am? , a mesma coisa de Dm é a segunda de C mais está Dm , F é a quarta de C , quero saber como se formou essa harmonia ? 4°dúvida - se eu seguir o mesmo pensamento que a dúvida 3 , pegar a TONICA , A QUINTA DA TONICA , PEGA A SEXTA DA TONICA DIMINUIR MEIO TOM NA TERÇA DELA FORMANDO UM '' Am '' , A MESMA COISA PARA Dm , E PEGAR A QUARTA DA TONICA QUE É ''F'' , vou sempre ter uma harmonia ? LEMBRANDO QUE A TONICA QUE CITEI A CIMA É '' C ''
Ficou meio grande galera , se tiver algum erro desculpa , me tirem essa dúvida por favor . Aceito sites,apostilas que possam me ajudar . Grande Abraço.
|
guizimm Veterano |
# jul/12
· votar
Isto existe ? kkkkkkkkkkkkkk se ele te passo, é claro que existené
mano, vo tenta te responde, mas eu n sei tanto assim, mas é melhor que nada, no caso de ninguem mais responder
3° dúvida - uma música no tom de C - ta assim seus acordes C-G-Am-Dm-F-G -------- G é a quinta de C , A é a sexta de C pq está Am? , a mesma coisa de Dm é a segunda de C mais está Dm , F é a quarta de C , quero saber como se formou essa harmonia ? vo explicar de acordo com o que eu entendi da pergunta
a nota A é a sexta de C, se vc fizer o acorde de C e puser uma sexta, a sexta vai ser a nota A, por exemplo, mas o acorde A tem a nota E#, que não está na escala de C, então vc tem que diminuir esse C# para um C, então o acorde passa a ser Am(lá menor), nota é diferente de acorde, pois acorde é um conjunto de três notas, e com o ré é a mesma coisa não sei se deu pra entender
4°dúvida - se eu seguir o mesmo pensamento que a dúvida 3 , pegar a TONICA , A QUINTA DA TONICA , PEGA A SEXTA DA TONICA DIMINUIR MEIO TOM NA TERÇA DELA FORMANDO UM '' Am '' , A MESMA COISA PARA Dm , E PEGAR A QUARTA DA TONICA QUE É ''F'' , vou sempre ter uma harmonia ? LEMBRANDO QUE A TONICA QUE CITEI A CIMA É '' C '' não entendi nada dexa eu ver, a Tônica(C), a quinta da tônica(G), a sexta(A), diminui meio tom na terça dela(C de novo)...nossa, não entendi nada mesmo mas harmonia é uma sequencia de acordes de um determinado campo harmônico(ou vc pode fazer modulações e algumas outras coisas, mas isso não vem ao caso e eu não manjo tanto assim)
tentei ajudar, provavelmente no tempo que eu escrevi veio alguem e escreveu melhor e eu tô pagando mico
|
VitorH Veterano |
# jul/12
· votar
TONICA : C QUINTA DA TONICA : G SEXTA DA TONICA : ''A'' mais como no melodia que passei acima C-G-Am-Dm-F-G o ''A'' está ''Am'' diminuiu meio tom na terça dele certo? formando um acorde menor . Mesma coisa no acorde de '' D '' , ele é a segunda da TONICA mais na melodia está '' Dm '' . Ai está a duvida se eu pegar um outro acorde como tom por exemplo '' A '' e seguuir o mesmo pensamento eu vou sempre ter uma melodia? guizimm deu pra entender , e ajudou sim . VLW A parte que vc não entendeu eu puis acima , se der para entender e alguem puder me ajudar , agradeço.
|
Chines da Padaria Veterano |
# jul/12
· votar
undefined acorde A tem a nota E#,
WTF?????????????????????????
|
SoulMpB Veterano |
# jul/12
· votar
CARA, É MUITO SIMPLES !
É SÓ VOCÊ LEMBRAR QUE O ACORDE RELATIVO DE QUALQUER ACORDE MENOR É O 3º GRAU DELE OU SEJA, A 3º NOTA DA ESCALA.
POR EXEMPLO: Am tem o seu relativo que C
C = 3º NOTA DA ESCALA DE Am
E QUANDO O ACORDE FOR MAIOR, SERÁ O 6º GRAU DA ESCALA, O SEU RELATIVO.
POR EXEMPLO: C tem o seu relativo que é Am
A = 6º NOTA DA ESCALA DE C
E ASSIM COM OS OUTROS ACORDES. A RELATIVIDADE TONAL SERVE PARA VOCÊ TER MAIS LIBERDADE DE CRIAÇÃO DE ARRANJOS, IMPROVISAÇÃO ETC .
|
SoulMpB Veterano |
# jul/12 · Editado por: SoulMpB
· votar
Chines da Padaria
o acorde A tem o seu relativo Fm pois é o seu 6º grau. Não existe a nomenclatura que você citou E#. Poque o E# nada mais é do que o F
OBS: NÃO EXITE ACORDE MAIOR RELATIVO DE OUTRO ACORDE MAIOR. SEMPRE UM MAIOR TERÁ UM RELATIVO MENOR E VIRSE VERSA.
|
guizimm Veterano |
# jul/12
· votar
Chines da Padaria eu editei, relaxa
|
guizimm Veterano |
# jul/12
· votar
SoulMpB acho que fui eu que falei mi sustenido, eu confundi com dó sustenido, ja editei, que mal...
|
Chines da Padaria Veterano |
# jul/12
· votar
SoulMpB
A notação eh claro existe embora n seja usual.. foi o contexto mesmo O acorde n possui E# e sim C# Por isso
guizimm
Relax
|
kiki Moderador |
# jul/12
· votar
VitorH 1° dúvida - Isto existe ? pra que voce paga aulas se duvida do seu professor? é claro que existe. ou você confia nele, ou muda de professor pra um que te passe mais segurança.
3° dúvida - uma música no tom de C - ta assim seus acordes C-G-Am-Dm-F-G -------- G é a quinta de C , A é a sexta de C pq está Am? , a mesma coisa de Dm é a segunda de C mais está Dm , F é a quarta de C , quero saber como se formou essa harmonia ? cara, não entendi nada sua dúvida, mas entendi que você não tá entendendo. se voce não sabe nem porque entra Am junto do C você ainda não sacou quase nada. estude mais, com mais calma. se as duvidas persistirem, reveja suas dúvidas e escreva-as de maneira mais clara.
Ficou meio grande galera , se tiver algum erro desculpa , me tirem essa dúvida por favor . Aceito sites,apostilas que possam me ajudar . comece aprendendo a usar a busca do fórum. com certeza você vai achar muita explicação sobre isso. pesquise por tom, escala, harmonia, campo harmonico, etc. e pesquise pela net também.
Grande Abraço. abraço. bons estudos.
|
guizimm Veterano |
# jul/12
· votar
VitorH mano, isso não é fácil de entender mesmo, seu professor pode explicar melhor que todos nós
|