Crafter DE7 empenado qual corda usar?

    Autor Mensagem
    LuisEduardo
    Veterano
    # jun/12


    Ola, tenho um crafter DE7, faz 1 ano, e esses dias fui ver se ele estava empenado, e ele tem uma leve curvatura no braco, nada que eu notasse no som do mesmo, porem tem como `arrumar`?
    e eu vou comprar uma corda, elixir nanoweb 80/20, porem nao sei ainda a espessura das cordas, a minha atual eh 0.10 e deu uma leve emenada, se eu colocar uma 0.12 ou 0.13 nao iria empenar mais? e qual a diferenca da expessura das corda? o brilho, grave?

    raules
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quanto as cordas não tenho conhecimento de corda de aço, agora quanto ao empenamento do violão, é melhor vc desempenar esse pouquinho o quanto antes possível, ou leva em um luthier, ou se for tão pouquinho tenta ver em uma loja de instrumentos, se tiver alguém que saiba mexer, provavelmente esse crafter tem tensor...

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LuisEduardo

    Se empenou, mantenha o encordoamento 0.10, acima disso empenaria ainda mais! Quanto ao empenamento, um luthier regula novamente para você.

    LuisEduardo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Muito obrigado!

    Jim Marshall
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    LuisEduardo

    Normalmente em violão de aço costuma-se utilizar encordoamentos .011 ou superiror. O som fica mais encorpado e com maior presença das frequencias graves.

    Quanto ao empenamento acredito que seja de fácil solução, visto que o Crafter DE7 possui tensor para regulagem da curvatura da escala.

    Leve a um Luthier de confiança.


    Abraço,
    See ya!

    renanzinho07
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LuisEduardo

    Amigo,eu estou para comprar um desse,e eu estava vendo a lista tecnica dele e diz q ele vem com encordoamento D'Dario 0.11 original de fabrica!!Entao de uma olhada e manda para um Luthier q e melhor coisa!!

    Abraço!!

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Dizem que esse modelo DE7 não é mais o mesmo, mudaram 'algo' em sua construção a uns 3 meses que o mesmo perdeu qualidade, procede?

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    LuisEduardo
    raules
    rmn10
    Jim Marshall
    renanzinho07
    pessoal, tomem cuidado com uma coisa:

    nem toda a curvatura do braço é empenamento.
    pode ser só instrumento desregulado. dependendo do quanto for, é só apertar um pouquinho o tensor pra compensar a tensao das cordas e já tá bom. ou aprenda como fazer (tem milhoes de tutoriais), ou mande regular num luthier.
    mudar pra uma corda mais leve é o jeito inverso de fazer isso, reduz a tensão pra ver se equilibra. mas perde som tambem.

    empenamento mesmo é um entortamento da madeira, nem se tirar a corda ele volta.
    aí teria que apertar bem mais o tensor, e talvez melhore, talvez nao.

    Jim Marshall
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki

    Por essa razão comentei a respeito do tensor e orientei a levar o instrumento a um Luthier de confiança que possa ensiná-lo e orientar melhor.


    Grande abraço,
    See ya!

    rmn10
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: rmn10
    · votar


    kiki

    Eu não diagnostiquei nada amigo!

    Ola, tenho um crafter DE7, faz 1 ano, e esses dias fui ver se ele estava empenado

    O LuisEduardo disse que o mesmo tem uma curvatura, concordo com você a respeito de empenamento ser algo mais sério que uma simples 'regulada' resolva, mas caso ele aumente a tensão do encordoamento, realmente irá empenar!

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    rmn10
    Jim Marshall
    Se empenou, mantenha o encordoamento 0.10, acima disso empenaria ainda mais! Quanto ao empenamento, um luthier regula novamente para você.

    Quanto ao empenamento acredito que seja de fácil solução, visto que o Crafter DE7 possui tensor para regulagem da curvatura da escala.

    nao se sintam ofendidos, mas voces confundiram sim!

    empenamento nem sempre se resolve com tensor. casos muito graves nao resolve.

    empenamento nao é problema de regulagem.
    regulagem é pra ajuste da tensao da corda.
    empenamento é a madeira entortando por mudanças de umidade e coisas do genero.

    todo mundo mistura as duas coisas por que sao parecidas. mas pra ter certeza se resolve (e se é empenamento mesmo, pode ser só falta de regulagem), só no luthier.

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki

    O empenamento, neste caso, é exclusivamente por problemas de umidade e má conservação? Por exemplo, quando 'alguém' guarda seu modelo inclinado na parede?

    flavio guitar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LuisEduardo
    Po cara, não sou luthier não ... mas acho que como tem tensor, o calibre das cordas não importa em nada ... "CONTANTO" que o tensor do violão seja devidamente ajustado para compensar o aumento ou diminuição do calibre da corda ...

    Puts cara, arruma esse bichinho ae, porque é um senhor violão este Crafter DE 7n ... aliás estou para pegar um desse pra mim ... é um excelente custo benefício ...

    auguusto_cesar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LuisEduardo, isso tb pode ser causado por mudança de temperatura, como estamos entrando no inverno, o braço normalmente empena, não é troca de cordas q resolve, e sim regulagem no tensor, se não tiver boa prática com o tensor, leve a um luthier

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    rmn10
    O empenamento, neste caso, é exclusivamente por problemas de umidade e má conservação? Por exemplo, quando 'alguém' guarda seu modelo inclinado na parede?
    eu acho que sim. não tenho certeza se é só por isso, acho que tambem por usar uma madeira nao muito bem seca.
    empenamento é algo da madeira.

    eu nao sei dizer se uma corda nao vai piorar um empenamento, mas ela nao causa. o instrumento é feito pra aguentar as cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crafter DE7 empenado qual corda usar?