Comprei: Godin Multiac ACS-SA - Fotos e Gravação de Escravo da Alegria de Toquinho

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jun/12 · Editado por: MMI


Estive a procura de um violão de nylon já há algum tempo. Nas idas e vindas experimentei alguns violões espanhóis, brasileiros, de marcas e de luthiers. Acabei pegando um Godin Multiac ACS Slim SA, nem tanto pelo som de violão dele, mas pelo fato de ser MIDI também. Havia uns 5 anos que vendi meu violão espanhol e desde então tive pouco contato com violões de nylon, mas voltei a sentir alguma necessidade de um.

Para quem não conhece, é um violão sólido (o corpo é “chambered”) de maple com top de cedro que dá pouco feedback, braço em mogno com escala em ébano, que se aproxima das guitarras (mais estreita que os violões tradicionais) além de bom acesso às casas mais agudas, captadores RMC de piezo com saída MIDI.

O som é razoável, perde para os Gibson Chet Atkins, mas em caso de quebras tem conserto, o que não acontece com o Gibson. Muitos diriam que tem um bom som, mas eu acho um pouco piezo demais. Mas como eu me interessava por mais um instrumento MIDI, peguei apostando que o som ficaria melhor com o pedal Fishman Aura Spectrum DI, confiando no pedal. Deu certo, a Fishman tem presets feitos exatamente para esse violão, bastou carregar da internet que ficou muito bom.

Para quem quer ver fotos, aqui estão algumas:

FOTOS

Como sempre pedem alguma gravação, vou colocar aqui um teste. Na base direita tem o Fishman, na esquerda e no solo não tem, é o som puro do piezo. Não gravei nada com MIDI, mesmo porque seria basicamente o som do Axon AX 100 MK II e não teria muita razão de colocar aqui.

Escravo da Alegria (Toquinho)

Obs.: é uma alegria instrumentos novos, né? Essa música tem muito a ver, o Toquinho estava muito feliz no início de seu relacionamento com a atual esposa, quando viu a frase num parachoque de caminhão: “Se o amor é fantasia eu me encontro ultimamente em pleno carnaval”. Disso saiu essa música:

Escravo da Alegria
Toquinho e Mutinho

"E eu que andava nessa escuridão
De repente foi me acontecer
Me roubou o sono e a solidão
Me mostrou o que eu temia ver
Sem pedir licença nem perdão
Veio louca pra me enlouquecer
Vou dormir querendo despertar
Pra depois de novo conviver
Com essa luz que veio me habitar
Com esse fogo que me faz arder
Me dá medo e vem me encorajar
Fatalmente me fará sofrer
Ando escravo da alegria
E hoje em dia, minha gente, isso não é normal
Se o amor é fantasia
Eu me encontro ultimamente em pleno carnaval"

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


MMI

Irônico ninguém ter respondido até agora.

Gostei muito do timbre desse violão, em alguns momentos nem pareceu piezo ficou até bem natural na maior parte do tempo.

Eu não conheço esse modelo específico, mas já toquei com o de aço e gostei muito, acho que eles ficam bem também com o Midi, embora para uso com Synth achei que a guitarra da Godin ficou mais interessante que o violão de aço, não tenho uma razão aparente, mas me deu a sensação de traduzir melhor a dinâmica da corda pro synth.

Chegou a testar ele com Midi?

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Irônico ninguém ter respondido até agora.

Ah, o fórum de violão é devagar mesmo. Moçada não anda por essas terras áridas.

Chegou a testar ele com Midi?

Sim, esse fim de semana vou mexer mais no MIDI. A questão é que a Gibson Dark Fire acho que dá um leve atraso, talvez porque o sinal MIDI sai da guitarra por cabo estereo, e só na interface é decodificado e mandado para a saída MIDI (de lá para a interface guitar-to-MIDI Axon). Pode ser que seja uma questão de configuração, o negócio é cheio de parâmetros e complicado para configurar... De toda forma, o MIDI desse violão é mais direto e simples, é fácil de mandar um sinal MIDI para o Axon e fica bem rápido. A questão é que o próprio Axon é cheio de parâmetros e complicado de configurar. :-)

Valeu!

SoulMpB
Veterano
# jun/12
· votar


esse violão é o sonho de consumo dos violonistas que curtem o velho e bom MPB.

WebTiago
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Qual efeito do Fishman Aura Spectrum DI você pos? Ficou muito legal!!

MMI
Veterano
# jun/12 · Editado por: MMI
· votar


SoulMpB

Valeu, mas nem tanto. Tem vários melhores. :-)


WebTiago

O Fishman tem em equalizador que estava flat e um compressor, que estava em 1/4 ou menos. Deixei mais ou menos 50% para o som do piezo e o modelado.

Edit: Nos presets da Fishman, tem o Godin Multiac SA microfonado com DPA 4011, Neumann M147, Shoeps CMC64G e Soundelux E47. Basicamente são condensadores, o DPA 4011 é um diafragma pequeno, o Neumann M147 é um diafragma grande, o Shoeps CMC64G é um diafragma pequeno e o Soundelux E47 é um diafragma grande. A mim, me agradou mais o som do Shoeps e do Soundelux, dessa vez eu gravei com o Soundelux.

WebTiago
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Bastante interessante! Um dia ainda vou ter um desses.

Sapopemba
Veterano
# jun/12
· votar


Parabéns pelo relato e felicidades com a nova aquisição.

Gostei da interpretação, achei o músico muito melhor que o equipamento!

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


WebTiago

Recomendo!

Sapopemba

Opa! Nossa, valeu mesmo! O equipamento é bom... rsrsrsrs

Abç ;-)

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI

Mas que bela viola...Eu achei o som dele ótimo, mas se vc diz que tem outros muito melhores, eu acredito, hehehehe.

Belíssima interpretação da música, de arrepiar mesmo. Me amarro nos diminutos de sempre, hehehe.

Quando eu crescer, vou querer tocar tão bem quanto :)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Caraca! Segura o "homi" que a GAS bateu forte! Isso é que eu chamo de um instrumento classudo!

Parabéns! :)

ps. a gravação tá lindona!!!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


MMI

Lindo o violão! Parabéns!

Gostei de tudo, mas com destaque pro cavalete. Show de bola!

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Vai por mim, o Gibson Chet Atkins é melhor de som. O bicho é duro de bater, baita som plugado lindo. Mas se quebrar o piezo vira lixo ou enfeite de parede.

Esse papo de enfiar diminuto virou esporte. kkkkk

MauricioBahia

Esse veio porque a Gibson Explorer foi embora, ficou só 2 semanas em casa. Peguei com sangue nos olhos, estava com raiva por não ter comprado um na Espanha no ano novo. Lá tinha vários fantásticos e não estava caro, mas eu fui uma mula de teimoso e não trouxe.

Valeu!

LeandroP

Valeu! Vindo de você é uma honra! rsrs

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Esse papo de enfiar diminuto virou esporte. kkkkk

Parece piada de japonês... heheheheheh

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix

Seu mente suja! hahahahaha

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Seu mente suja! hahahahaha

Sou mesmo, nunca neguei ou aleguei que não era hehehehehehehhehe

Mas que pareceu piada de japonês, pareceu, e essa imagem aí eu vi foi coisa... hehehehehe

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


MMI

Vai por mim, o Gibson Chet Atkins é melhor de som. O bicho é duro de bater, baita som plugado lindo. Mas se quebrar o piezo vira lixo ou enfeite de parede.

Este? http://pro-music-news.com/html/03/e40712gi.htm

Esse papo de enfiar diminuto virou esporte. kkkkk

Hehehe, sai na urina!

nichendrix

Parece piada de japonês... heheheheheh

Heuhauhea, com perdão do trocadilho aos colegas nipônicos do forum, pareceu piada de japa mesmo! kkkkkk.

Stalingrado
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Curti muito o som. Bem bonito!
Parabéns pela aquisição.

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Na verdade, O Chet Atkins tradicional é esse.

Stalingrado

Obrigado. Valeu por passar por aqui, seu som também é muito bom!

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


meus parabens pela interpretação!!!!muito bom gosto e conhecimento.
eu tenho um godin do mesmo modelo que o teu,comprei a uns 5 anos passados.utiliso a saida sinth para pilotar um roland G-09(velhissimo)que me serve somente como interface,os sons eu utiliso os do sampler do logic pro,os sons do G-09 estão ultrapassados....
adoro este violão para tocar ao vivo.
gravando eu dou preferencia a um di giorgio de 1974 microfonado.
como sabemos todos o importante é estar feliz e satisfeito com o que temos.
uma vez mais te agradeço por disponibilizar a tua arte e claro dar a oportunidade para quem quer comprar um violão godin e não tem onde ouvir.
ter uma fonte como esta é uma maravilha.
abração
Carl

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl

Concordo, esse violão é interessante ao vivo, confortável e muito menos feedback. Em estúdio é melhor um com acústica de verdade, microfonado. A questão é que toco ou uso muito pouco os nylon, tinha anos que não tinha um, vendi o meu antigo deve ter uns 4 anos (mas meu irmão tem um muito parecido com o seu, posso usá-lo eventualmente). Mas estou numa fase de estudar jazz, harmonias e chord melody, então o nylon vem a calhar. Não toco ao vivo tem tempo também, faço mais gravações. Mesmo assim peguei o Godin pelo MIDI, para gravar é mais ou menos, mas quebra o galho usando o Fishman Aura, porque direto achei o som muito com cara de piezo. Tive ofertas de 3 Sugiyama antes de pegar esse, são maravilhosos, mas não compensa para mim, uso pouco e uma maravilha dessas não merece ficar encostada.

Posta uns sons para a gente também!

Abç

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


eu tambem adoro jazz,toco alguns temas do real book entre outras coisas.assim que for possivel experimentarei o Fishman Aura pois gostei do teu som,embora por experiencia propria tenho certeza de que no minimo 60% do teu som saem dos teus dedos e não do material utilizado.
aceito a tua sugestão e assim que sobrar um tempinho colocarei uns sons pra mostrar um pouco mais sobre maravilhoso instrumento.
vou tentar tambem postar fotos do meu violão.
claro que gravar é muito bom(tambem adoro)mas ,sugiro um retorno aos palcos.faz bem ao artista e claro ao publico tambem.
Abç

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


acabei de gravar rapidinho um tema com o godin porem não sei como disponibiliza-lo para voces ouvirem mais um pouquinho o som do godin.
agradeço se alguem me auxiliar.
carlcarl

MMI
Veterano
# jun/12 · Editado por: MMI
· votar


carlcarl

Obrigado mais uma vez. Mas voltar a tocar ao vivo está longe das minhas intenções e possibilidades no momento. Mas é sim muito legal.

Para mandar o som, sugiro que faça uma conta em soundcloud.com e faça o upload. O som fica mais aceitável nesse site. É possivel fazer pelo 4shared.com, mas a qualidade não fica tão boa, por outro lado nesse site se pode disponibilizar fotos e outros tipos de arquivos. Se tiver dúvida, me manda uma MP que ajudo com prazer.

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


Valeu MMI
segui o teu conselho e consegui fazer aconta no soundcloud.aqui esta o link do tema.
é um tema do Miles Davis que gravei rapidinho no logic pro,o violão foi plugado na placa de som,peguei um loop de bateria coloquei um chorus e um delay(do logic) e gravei em duas vezes,acompanhamento e solo.

http://soundcloud.com/carl-11-11/blues-in-greenMMI

abç
carlcarl

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl

Cara, gostei muito do seu arranjo e da forma que tocou. Muito legal mesmo.

Parabéns!

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


a titulo de diversão sugiro,que quando o tempo estiver sobrando caso queiras,a gente pode tentar gravar um tema juntos a distancia.eu toco baixo eletrico tambem.quem sabe?
fica ai a minha proposta.
gratissimo pelo teu comentario,por tua preciosa ajuda(aprendi a fazer coisas que não imaginava aprender) e conheci mesmo que virtualmente um grande artista e sobretudo um ser humano maravilhoso.
estarei sempre visitando o forum pra aprender mais e admirar talentos como o teu.
abç
carlcarl

MMI
Veterano
# jun/12 · Editado por: MMI
· votar


carlcarl

Que legal!

Vou bolar alguma coisa para fazermos. Estou fazendo uma versão para Samba em Prelúdio com um colega tecladista daqui do fórum. Talvez te interesse... Que tal?

Tem algumas gravações no meu canal do Soundcloud e no canal do meu sócio e parceiro musical.

carlcarl
Veterano
# jun/12
· votar


vamos nessa.
depois discutiremos de que forma faremos as trocas de arquivos.
como não entendo bem o funcionamento de forums como este não sei se temos mensagem interna(MP)caso sim te proponho(se for possivel)que voce me passe um numero de telefone residencial(para celular não posso ligar porque fica muito dispendioso)que voce me diga em que horario posso ligar sem imcomodar para organizarmos estas experiencias a distancia.se não continuaremos como estamos fazendo pelo "cifras club"
abç
carlcarl
P.S:vou tentar chegar até o teu canal do soundcloud(estas coisas pra mim são complicadas,não conheço esta tecnologia)mas estou tentando aprender.

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


carlcarl

como não entendo bem o funcionamento de forums como este não sei se temos mensagem interna(MP)

Tem MP sim, é só clicar onde se lê "Membro Novato", "Membro"ou "Veterano", lá você encontra os tópicos da pessoa, as últimas respostas e os recados (MP) onde se pode enviar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei: Godin Multiac ACS-SA - Fotos e Gravação de Escravo da Alegria de Toquinho