Qual a melhor maneira de afinar um violão?

    Autor Mensagem
    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12


    Então, eu ainda não sou um violonista profissional, e ainda não sei afinar de ouvido. E to querendo comprar um violão meio top, que não viria com afinador. Daí eu teria que me virar pra afinar ele.

    Eu já ouvi falar de afinador eletrônico externo, afinador pela internet e diapasão. Qual desses é melhor pra afinar o violão, que dá uma afinação quase 100% precisa?

    Sei que tem gente que vem com ideia de responder pra usar um diapasão, que ele é mais profissional, e desse jeito eu iria treinar meu ouvido. Mas o problema do diapasão é que quando eu precisasse de uma afinação diferente da padrão, não ia ter como usá-lo.

    E entre afinador eletrônico externo e afinador pela internet, qual dos dois é mais preciso?

    murilo97
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E entre afinador eletrônico externo e afinador pela internet, qual dos dois é mais preciso?
    Veja melhor isso ae....se vc tiver em algum lugar sem internet e precisa afinar o violao, como faz?....melhor vc comprar um afinador digital, desses giannini GTU2 mesmo.

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    murilo97

    Verdade :x

    Esse giannini GTU2 é bom?

    samucaloko
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt
    eles são bons, uns dos melhores.
    Mas eu prefiro afinar o meu no ouvido, e corrigir com o afinador quando chegar em casa.
    No caso de um show, por exemplo, isso não é viável, pelo pouco tempo. Pausas muito grandes irritam o público(como eu sei disso, fico mto irritado quando os caras demoram muito a começar a tocar, mas isso [axo] é com tudo mundo).
    Fica a critério, afinar com o afinador é mais rápido, mas com o ouvido dá pra dar uma desenvolvida interessante.

    murilo97
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt
    É bom sim, inclusive eu tenho um.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: CaioRobertoBR
    · votar


    MatheosXpt

    Cara, praticamente qualquer violão eletro-acustico, vem com afinador eletronico embutido, é só voce conferir antes de comprar.

    Mas o problema do diapasão é que quando eu precisasse de uma afinação diferente da padrão, não ia ter como usá-lo.

    Nada a ver o que você disse, da um pouco de trabalho, mas da pra fazer qualquer afinação com o diapasão. Principalmente se voce souber localizar as notas no braço do violão/guitarra. Nesse caso você vai treinar sua Audição e Localização das notas no braço.

    PS: Não vicie em afinadores eletronicos, pratique ao máximo sua audição, voce não tem noção de quanto é libertador voce afinar de ouvido.

    Abçs.

    diegomarinho_o
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Compra um afinador cromatico que tenha metronomo
    parece besteira, mas o metronomo é o segredo para q exercicios tenham efeito

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    diegomarinho_o
    parece besteira, mas o metronomo é o segredo para q exercicios tenham efeito

    Ótima dica, você pode compra um Afinador com Metronomo. Mas atenção use ao Máximo o Metronomo, e use em caso mais extremos o Afinador.

    Abçs.

    murilo97
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Só corrigindo
    o meu afinador é o GTU1 e nao o GTU2 como eu disse.

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    CaioRobertoBR

    Cara, praticamente qualquer violão eletro-acustico, vem com afinador eletronico embutido, é só voce conferir antes de comprar.

    Os violões mais tops não vem com afinador, pra não ter que furar o tampo e fazer o violão perder o som.

    diegomarinho_o

    Depois vou procurar um afinador com metrônomo, valeu a dica.

    diegomarinho_o
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt
    Os violões mais tops não vem com afinador, pra não ter que furar o tampo e fazer o violão perder o som.

    E o Pre-amp fica como? rs

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    diegomarinho_o

    Então, eles não tem pré-amp , pra fazer qualquer modificação só plugando num amp mesmo.

    WebTiago
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MatheosXpt
    Acho que o melhor afinador é realmente o ouvido, sem dúvidas. Só tem que treinar e muito. Hoje eu afino mais ou menos.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    assino embaixo o ocmentario do nosso amigo CaioRobertoBR:
    Não vicie em afinadores eletronicos, pratique ao máximo sua audição

    eu sempre recomendo usar afinadores desse tipo:
    http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/index.html

    ele te dá o som e voce tem que acertar de ouvido.

    speedoflight96
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: speedoflight96
    · votar


    Ola e melhor uma afinador externo como disse murilo97 mesmo se violaao eletrico vier com afinador e se voce nao usa ele ligado como seria!
    Ah o diapasão como disse o CaioRobertoBR da para fazer qualquer afinaçao voce tendo um violao afinado na afinaçao padrao vai bastar voce achar a nota no braço e afina-lo!
    quanto os afinadores recomendo:gtu-2(sem clip on integrado) ou gtu-3(com clip on integrado) gtu-4(NAO ESSE E PARA INSTRUMENTOS DE SOPRO).Ah quase me esqueço os afinadores que eu citei todos possuem metronomo e diapasao!!!

    afinadores no computador recomendofazer o downoad de dois para ter um comparaçao precisa ai voce pesquisa os com melhores recomendaçoes como ap tuner 1.02(so um exemplo)

    OBS:Nao se acustume demais a esses instrumentos de afinaçao sempre que puder treine seu ouvido!!!

    so uma dica espero que ajude!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor maneira de afinar um violão?