Troca de captador e calibre de cordas de violao Takamine EG440C

    Autor Mensagem
    raphadtna
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: raphadtna


    Bom dia amigos!
    Sou novato com violões de aço e tenho um Takamine EG440C. Gostaria de saber se é possível a troca do capatdor de fábrica dele, TP4T, por um Fishman melhor ou por um da Takamne mesmo melhor. Se sim, qual vocês me indicariam e o som plugado pode melhorar com essa troca?

    A outra pergunta é em relação ao calibre das cordas. Meu violão está com cordas 0.010, eu até gosto, porém eu sinto a falta de peso do som acústico, acho meio estalado. Colocando cordas 0.011 vcs acham que melhoraria o som sem perder o brilho dos agudos e no ato da troca eu ja precisaria regular o tensor?

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: raphadtna
    · votar


    Me ajudem por favor! Preciso de uma resposta, pois irei comprar o outro captador fora do Brasil. Obrigado.

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Se vc quer trocar apenas o captador, acho que qualquer um serviria, pois a entrada do plug do pré-amplificador é universal (eu acho)..

    Se quiser trocar todo o pre, aí tem que ser só da takamine pra não ter que fazer mais furos no violão, de uma olhada no site da takamine que vc encontra um perfeito para vc (o difícil tbm é achar pra comprar).

    Quanto as cordas, acho meio difícil vc perder brilho assim.. e lembre-se sempre regule o tensor quando for trocar a tensão das cordas, se vc não souber fazer isso, leve num luthier..

    Abraço, pergunte a vontade

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: raphadtna
    · votar


    Obrigado pelas respostas slow134! Vc acha que se eu trocar apenas o captador, mantendo o preamp TP4T apenas para regulagem das bandas, eu conseguiria um som mais próximo do som acústico do violão? Creio eu que o som dele ligado não me agrada tanto por ser piezo, pelo que pesquisei, mas não entendo muito a respeito, se for este o caso, vc sabe de um captador que me atenderia bem? Obrigado novamente.

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Eu tbm não gosto mto da captação piezo, acho que não tem um som mto legal, acho um pouco artificial..
    Mas infelizmente TODOS os violões takamine tem captação piezo mesmo os mais caros com pré valvulado..

    Tbm ñ conheço mto de captadores então prefiro não te recomendar, mas como vc vai comprar no exterior, acho que compensa vc dar uma olhada em um captador e préamp valvulado da propria takamine (CTP-2), o bom é que é valvulado, e não precisa mexer no "buraco" do pré, o ruim é que continua sendo piezo...

    Abraço

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Entendi! Muito obrigado pela paciência. Eu ouvi num site estrangeiro o som desse captador e comparei com o meu, gostei dele! Os da Fishman usam um microfone interno né?! Porém pra usar com o no-feedback em shows acabaria matando isso ne, creio eu. Eu vi esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225252415-fishman-matrix-infini ty-_JM

    e me agradou bastante, vc acha que ele melhoraria o som plugado do meu violão? E ja encomodando mais um pouco, vc sabe se dá para usar somente esse captador com o pre TP4T mesmo e se compensaria? Obrigado, vc está me ajudando e muito..o meu amigo vai vir no dia 19 com o captador.

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Flw, o que que precisar e eu souber... rsrsrsr

    Esse deve ser bom sim, pois os captadores da fishman são mto bons.
    mas eu acho que ele ficaria sem as funções do pré da takamine, já que ele vem com o controle de volume (parece)

    Acho que nem todos os fishman's usam microfone interno (tem que ver isso tbm), e com o no-feedback acho que não teria problema..
    tbm vou procurar alguns caps aki se eu achar eu posto blz? ;-)

    Abraço

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Blzaa! Vlw mesmoo..mas vc acha que ficaria melhor plugado colocando esse captador? abraço

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Não sei, eu sei que realmente a fishman tem ótimos captadores, mas esse da takamine que vem tbm é muito bom.. Então eu acho que não tanto a pena..
    Se fosse com um microfone interno acho até que valeria a pena, mas pra trocar por um piezo msm acho que não vale.. flw?

    Abraço

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: raphadtna
    · votar


    É..também pensei nisso e eu vi no youtube esse captador e ele soa praticamente igual ao meu mesmo..o ruim é que eu vi, aqui no forum mesmo, falarem que esse com microfone interno pra tocar em banda, que é o meu caso, seria ruim, porque colocando o no-feedback no violão, acabaria meio que anulando o lance do microfone..não sei se procede..mas de qualquer forma muito obrigado por sua paciência. Aproveitando, vc conhece o som desse meu violão? Com cordas 0.011 vc acha que daria mais peso ao som e um pouco mais de volume?

    Abraço!

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Amigo, dê uma olhada nesse

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226828589-captador-lr-baggs-vio lo-m1a-ativo-_JM#questionText

    será que compensa?? o cara me disse que dá pra usar o som captado por este captador e regular o medio grave e agudo pelo pre TP4T do takamine e ele disse que ficaria mt próximo do som acústico..será que compensa??

    Um abraço!

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu venho só para contar que comprei o M1 da LR Baggs e dizer que estou mais que satisfeito!! Paguei 150 dólares. Captador excelente com um lindo timbre e sem o som feio do piezo. Além disso coloquei cordas de diâmetro 0.011, não senti diferença na "tocabilidade" e o som do Takamine que eu achava baixo ganhou muito corpo e achei que ficou bacana. Obrigado ao slow134 que me deu ótimas dicas.

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Opaa, desculpa não ter te respondido, mas é que esses dias não estou entrando no forum..
    Mas enfim fico feliz por ter gostado desse captador, não é nada melhor do que agent comprar algo que goste, não é mesmo? rsrsrsrs
    E depois se tiver jeito grava um sonzinho aí, blz?
    Flw

    Abração

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não esquenta, você me ajudou bastante e é muito bom mesmo! Pode deixar que vou gravar depois sim e posto aqui. Já usei ele em um show esse fim de semana e gostei bastante, ele não dá feedback e olha que toquei num lugar apertado,rsrs. Além disso é fácil de se instalar, eu estou usando ele em simultâneo com o pré do takamine, daí regulo a equalização como antigamente, porém com o som captado pelo M1, eliminando o som característico do piezo. O som fica bem pròximo do acústico, nada como um bom microfone né, porém muito bom.
    Abraços!

    slow134
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    raphadtna

    Então ta bom.. rsrsrsrs

    kra, vc até me animou em comprar um cap desse, eu tbm não gosto mto do piezo..

    Depois vc posta um som ai msm hein.. rsrsrs.

    Abraço

    raphadtna
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: raphadtna
    · votar


    slow134

    Pode deixar! Pode comprar, eu recomendo, você viu vídeos dele no youtube já? No início, fiquei em dúvida entre ele e um com microfone da Fishman, mas optei por este pois o cantor do Oasis usa um em seu violão (eu gosto bastante) e ele tem algumas vantagens: além dele ter sido eleito o melhor magnético, você pode facilmente colocar em outro instrumento! Qual é o seu violão?

    Abração.

    lipeps83
    Veterano
    # set/12
    · votar


    raphadtna

    e a respeito das cordas??O que vo~cê ta usando? Até abri um topico sobre isso, to com um takamine eg350sc vou fazer minha primeira troca de cordas e queria um som com + brilho e + volume. O que você me aconselha?

    PadilhaDeP
    Veterano
    # set/12 · Editado por: PadilhaDeP
    · votar


    Vou te falar uma coisa que vc vai ficar louco de vontade de fazer, mas tem que ter muita coragem kkkk... vamos lá!

    Eu tinha um takamine EG320c com o tp4t, meu amigo tem um EG320SC (tampo sólido) os dois plugados tinham o mesmo som... ai que entra a coragem dele rsrs....


    Ele comprou um captador pela internet, pagou 350 reais, um fishmann com microfone, cortou o violão dele, instalou esse captador, ficaram os 2 captadores, e só um rastilho, é claro que só dá pra ligar um ou outro, ele trocou o rastilho original da takamine e colocou o da fishmann que veio com o captador, quando testamos o violão nem acreditamos, ficou com som dos taka valvulados... limpo, equalalizado, e a vantagem é que nesse captador tem um microfone também além da captação do rastilho, o meu ficou parecendo um kashima de 100 reais com um microfone de computador ligado perto do dele.

    Agora, se você não quer cortar o seu violão, compre um captador ativo eletromagnético da LS Baggs, custa em média 500,00 reais, porém não precisa cortar o violão, apenas fazer o furo do jack onde conecta o cabo, também é muito utilizado por grandes violonistas..., eu fui além, coloquei um captador eletromagnético com controle de volume e tom, ai uso os 2, o de rastilho e o ativo original do violão rs (gambiarra, mas funciona!!!)


    Abração e boa pesquisa ai irmão!!!

    Marthin87
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Já que o assunto é upgrade. Já pensou em trocar a pestana, rastilho e pinos por peças de osso?

    JLucasPereira
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Se quiser tem a opção de um captador removivel, como esse da Seymour Duncan: http://www.amazon.com/Seymour-Duncan-Active-Acoustic-Guitar/dp/B0002GL 0LU

    O som é excelente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de captador e calibre de cordas de violao Takamine EG440C