Como restaurar um violão?

    Autor Mensagem
    Rafhascolo
    Veterano
    # fev/12


    Boa tarde, sou novo aqui já usei a busca, não consegui encontrar nada que eu preciso saber, por isso criei esse tópico.
    tenho um violão bem velho (5 ou 6 anos) mas ele não esta todo acabado cuidei bem dele mas ele tem muitas imperfeições na pintura (preto) como comprei outro violão um eagle nao toco mais nele, mas ele tem valor sentimental.
    entao queria eu mesmo pinta-lo e preciso saber algumas coisas como: Como lixa-lo(qual lixa usar), a tinta que devo usar (poderia ser a oleo?) e como invernizar (qual verniz usar ou oque) tenho aquela pistola de compresão uma portatil que tem um motorzinho e tal nao vou leva-lo a um luthier porque nao vale a pena ele foi muito barato
    boa tarde e espero que me ajudem

    jmarcuscf
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: jmarcuscf
    · votar


    cara da pra faze mas corre o risco de você estragar o violão.
    mas ai o risco fica por sua conta, você que sabe se quer ou não
    vou te passar o basico aqui:

    primerio você tem q lixar bem ele, para tirar toda a tinta
    nessa parte tem q usar varias lixas, começando por uma mais grossa e depois afinando ate chegar naquela lixa bem lisinha que é praticamente um polimento que ela faz
    cara lixar um violão (principalmente esses pretos) demora mt e da mt trabalho, o cara tem que ter braço msm. ai você vai tirando o pó dele com um pano umidecido.

    depois você aplica uma mão de seladora( o violão tem que estar bem lixado e sem nenhuma poeira) e depois pinta com tinta automotiva da cor que você preferir, ai passa um verniz basico e da uma polida.
    mas na moral eu não axo que vale apena, principalmente se você nunca fez isso antes.
    fazer isso em casa não da bons resultados, mas se o violão tá atirado e você não vai usar pra nada pode ser uam boa chance de começar a treinar.
    enfim, fica a seu criterio se vai fazer ou não
    abraço.

    fconde77
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rafhascolo

    Se vc tem realmente carinho pelo violão e não quer gastar os tubos num luthier, não faça nada... procure manter no estado que esta, limpe guarde e toque de vez em quando...
    Não aconselho a tentar restaurar até pq pelas suas dúvidas vc não entende nada de pintura, quanto mais de luthieria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como restaurar um violão?