Olha! um humbucker num violão - captador de guitarra no violão?

Autor Mensagem
Metal_Vader
Veterano
# fev/12 · Editado por: Metal_Vader
· votar


Curti muito o som, cheio de birlho e natural ao mesmo tempo.

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


theremin é interessante que é antigo, nunca tinha ouvido falar

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


dom de Deus

Bem diferente e interessante não é??

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man



Bem diferente e interessante não é??

é sim.

usado com sabedoria e na hora certa fica muito bom.

salton
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Bem interessante a idéia do cara, se ele tampasse a boca do violão poderia até arriscar uma distorção, hehe..

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


salton

Aé??



salton
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Ih caramba!! mas achei o som meio esquisito heheh.. quem sabe é culpa do amp :)

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Com certeza, ou se for do violão um EQ resolve

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Ja ouviu falar nesse instrumento?
já! é muito louco esse theremin, queria ver um de verdade.

salton
Bem interessante a idéia do cara, se ele tampasse a boca do violão poderia até arriscar uma distorção, hehe..
ué, voce nunca viu o metalica com orquestra?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Metallica?? eu vi as musicas e não tinha distorção no violão não.....

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Alex guitar man

lá no final, 4:55

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

acabei de ver os solo da Nothing Else Matters


Mas.....

EA MICROFONIA???????????????????????????

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


deve ser bom em violão solido de nylon!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Tu é japonês?


Vi um video seu no youtube, Você estava tocando Going to california, esse violão estava com um captador piezo?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Então Kiki?

kiki
Moderador
# fev/12 · Editado por: kiki
· votar


Alex guitar man
Tu é japonês?
haushauhsuahs
sim, sou eu!
que eu me lembre, foi só no som da camera mesmo...

edit: tem um captador piezo no violao sim, daqueles de colar no tampo. mas nao ta ligado no video.

André Perucci
Veterano
# fev/12
· votar


mete um emg 81 na ponte e um 85 no braço no violão e escalopa o braço, vai ficar true

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Como é o timbre desse tipo de captador?

Dragonlokker
Veterano
# fev/12
· votar


Carai, gambiarra monstro ali!!!

MMI
Veterano
# fev/12 · Editado por: MMI
· votar


Alex guitar man
kiki

Esse violão é um Martin D-28 1966 que o Hetfield usou nessa gravação. O Lennon também usou bastante um violão com um single, um Gibson J-160E - neste site indicado vocês acham músicas que ele foi tocado.


Eu tenho alguma experiência com violões assim, inclusive com J-160 como esse, tenho um captador Seymour Duncan Woody HC™ SA-3HC. Minha experiência com captação de violão é mais ou menos isso:

Microfonar: Sem dúvida nenhuma o melhor som. O melhor que eu consegui foi em estúdio, um condensador de diafragma grande no corpo, um condensador de diafragma pequeno no braço, um condensador grande de ambiência e um cabo em linha no captador Fishman Prefix do meu Taylor 710ce para complementar por trás. Foi o melhor que já consegui, de longe, mas em casa tiro um som bacana até com o Fishman Aura e um mic Neumann KM184 (condensador de diafragma pequeno, excelente). Esse mic faz milagres, sozinho já dá conta do recado, se bem que o Fishman Aura é bom também. Mas é a maneira mais problemática e complicada, dá microfonia com extrema facilidade se aumentar o som, tem que tomar cuidado com ruídos, a ventoinha do computador interfere...

Mic embutido ou esses sensores de tampo que o Alex guitar man perguntou: uma maneira de fugir um pouco do "som de piezo", melhora um pouco mas ainda não é perfeito, é um meio termo entre o piezo e a microfonação e compartilha os problemas de ambos, como captar ruídos, dar feedback (mais que piezo, menos que microfonado), não tem um som perfeito.

Piezo ou "undersaddle" em geral: o comum, é simples e prático. Tem um som característico que por melhor que seja, não é bem o som do violão. Mas é bacana para tocar ao vivo, resiste um pouco mais à microfonia. Ou seja, sacrifica um pouco o timbre pela resistência ao feedback e praticidade.

Captador: Resiste mais ainda, o melhor em relação à microfonia, para aguentar palco barulhento e amplificado é o melhor. É o que sacrifica mais o timbre também, mas acrescenta o som de single/humbucker que os guitarrista gostam (não tanto em som acústico), um captador bacana e bem timbrado quebra um galho. Eu acho interessante o som do SD Woody, mas confesso que praticamente não uso, faz parte do "equipamento de gaveta" meu. Aceita e chega a ficar interessante um dedo de drive, não distorção, como o Hetfield usou, mas violão não é para isso... Não acho que valha a pena instalar captadores no violão para usar drive.

Agora... Fazer uma gambiarra monstro como essas do Alex guitar man... Precisa ser um captador de Alnico II, saída bem fraca para não perder o sonoridade caracterítica do violão, além de ter mais graves que agudos. Não vejo sentido em fazer um "gato" horrível desses (ou mete buracos e parafusos ou um monte de fita para prender, o violão parece uma múmia). Muito melhor pegar desses piezos ou qualquer tipo de captador, tem muita coisa barata que dá um jeito. Para mim, é detonação bem sem noção meter captador de guitarra em violão.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Que texto!! Bom, nunca vou colocar um HB ou SC no meu violão, eu tinha essa duvida, queria saber o resultado do som, no meu violão quero o esquema Mic+piezo, o que me intriga é microfonia, sem falar dos contras desses fishman.....

Eu gostei do som dos captadores magnéticos pra violão, não práticos e o som é extremamente aceitável. Com o captador da guitarra o timbre ficou "especifico".


Abç.

123nove
Veterano
# fev/12
· votar


Olha cara, achei bacana... Sermpre pensei em transformar um violao numa guitarra... caps humbucker, chave seletora, e tals... mas nunca tive coragem.. bacana.

Caneta Espiã ò.ó
Veterano
# mar/12
· votar


gostei da música

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

Bom, isso é para você... Eu acho detonação e gambiarra, porém...

O George Harrison usou muito o seu Gibson J-160E, comprado em 1962, gravou em todos os álbuns de Please, Please Me até Abbey Road.

Este violão tem marcas de instalação de captadores de guitarra. Os buracos que se vê perto da ponte foram um P-90 instalado e usado nas gravações de Rubber Soul. Na abertura tem marcas de um P-90 instalado e usado nas gravações de Sgt. Pepper. Até ele era chegado em gambiarras... hehehehe

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Caramba, eu não sou o único!

Não tem como não negar, é gambiarra (eu prefiro chamar de "arranjo técnico") mas eu não tenho coragem para fazer isso no meu violão não....

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


MMI
grande explicação!

varias dessas questoes sobre tipos de captação eu to começando a sacar, mas nao toco tanto pra poder testar varios modelos e tecnicas...

Não vejo sentido em fazer um "gato" horrível desses (ou mete buracos e parafusos ou um monte de fita para prender, o violão parece uma múmia)

sempre me lembro desse clipe, deve ter sido o primeiro que eu vi com um captadorzão metido na boca do violao:


MMI
Veterano
# mar/12
· votar


kiki

mas nao toco tanto pra poder testar varios modelos e tecnicas...

Que é isso... kkkkkkkkk

São questões de oportunidades que a gente tem. É engraçado isso, a gente vai estudando, testando, vivendo situações e aprendendo esse assunto apaixonante que é música, de forma geral. Eu não consigo entrar em um estúdio de gravação sem me ligar em microfones, prés, técnicas de gravação, equalização... Tento absorver tudo. Com os anos, modéstia a parte, consigo um som melhor que muito técnico de estúdios que passei. Ontem me ligou um cara pedindo se pode negociar com a produtora do grupo dele para que eu acompanhe umas viagens de apresentações mais importantes, para cuidar do som. hehehehe

Se você quiser, mais tarde eu vejo se acho umas gravações sem equalização ou muita "manipulação", com exemplos dessas captações para você entender o que eu disse ali. Talvez até abrir um tópico, não? Vou ver se acho...

Esse som confesso que achava legal. Acho que o primeiro que eu vi num violão foi o do George Harrison mesmo ou do Lennon, eles tocaram muito esse Gibson. Mas seu vídeo... Parece que o captador é um Seymour Woody, a fixação dele é por espuma, o que não é lá essas coisas, eu também já o usei fixando melhor com uma fita adesiva qualquer. E é muito legal, acho emocionante, ver um grupo internacional aparecendo com uma craviola, instrumento projetado pelo gênio Paulinho Nogueira, um dos meus preferidos e maiores do violão brasileiro.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


kiki

VLW!!!!!!!!!!! Faz tempo que queria esse musica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas esse violão esta com um timbre bem violão msm.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Agora, que corpo de violão é esse?

Joaozin
Veterano
# nov/12
· votar


Revivendo o tópico rs.
Tenho um Crafter HTC-24EQ cujo o som unplugged é muito alto e bonito, ainda mais agora que levei no luthier e coloquei cordas 0.11. Porém, ele disse que o captador do meu violão é bem ruinzinho e realmente eu concordo, pois quando plugado mal se ouve as cordas mais agudas, tenho que diminuir todo o grave e aumentar todo o agudo para poder escutá-las.
Então estive pensando em colocar um humbucker de uma Les Paul nele, visto que gosto de timbres mais 'gordos'. O que vocês acham?

Exemplo, gosto bastante do som que o Damien tira do seu violão:

http://www.youtube.com/watch?v=DxpTFAaEaOk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Olha! um humbucker num violão - captador de guitarra no violão?