Quando usar 0.9, 0.10, 0.11 e etc? E qual vcs preferem?

    Autor Mensagem
    LucSantos
    Veterano
    # fev/12


    Falaê galera, qual é a real diferença da espessura das cordas? Qual vcs usam? Com intuito de esclarecer o assunto e pegar dicas da galera mais experiente eis as questões:
    - existe 0.8 para violão?
    - preciso de reforço no violão para usar 0.12?
    - Cada violão tem a espessura ideal de cordas ou quem manda é o dono?
    - Quanto mais alto o no. mais potente o som?
    -Tenho preferência por 0.9, estou perdendo alguma coisa?

    E pra encerrar, tenho um Di giorgio Steel I (aço) alguém que conheça o modelo pode me indicar qual corda seria ideal? Valeu galera!

    Rendi rouds
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    LucSantos
    - existe 0.8 para violão?

    Creio que sim, só que cara, vai ficar muuuito leve.. Digo isso porque já coloquei 0,09 no meu, e já ficou muito leve. Não recomendo, ainda mais para violão nylon, mas é bom experimentar de tudo..

    - preciso de reforço no violão para usar 0.12?
    Acho que para mudar o calibre para um muito diferente, é bom levar a um luthier, para evitar problemas futuros.

    Cada violão tem a espessura ideal de cordas ou quem manda é o dono?
    É pessoal, só que é bom tomar um certo cuidado com isso.


    Quanto mais alto o no. mais potente o som?
    Não, oque muda é a pegada..

    Tenho preferência por 0.9, estou perdendo alguma coisa?
    Não, gosto é gosto.. Tem cara que faz um som foda com 0.09 como tem cara que manda som muito bom tbm com 0.013 (SRV por exemplo)

    E pra encerrar, tenho um Di giorgio Steel I (aço) alguém que conheça o modelo pode me indicar qual corda seria ideal?

    Uai, testa algumas marcas legais, umas linhas da giannini, daddario, nig, etc. e vê qual cai melhor pra vc, e seja feliz.

    LucSantos
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Uai, testa algumas marcas legais
    Desculpe parceiro posso não ter me expressado bem, falei do calibre (espessura)!

    thefuga
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    LucSantos
    Desculpe parceiro posso não ter me expressado bem, falei do calibre (espessura)!

    Vale a mesma coisa que o cara falou. Você vai ter que testar.
    Mas importante: Quais cordas está usando agora ? Está insatisfeito com elas ? Se sim, é por serem muito "grossas" ou muito "finas" ? Sabendo isso vai poder definir quais cordas colocar.
    A partir daí, converse com o seu luthier para saber oque fazer na troca de cordas. De qualquer maneira você deverá levar nele para fazer a troca e evitar problemas. Então converse direto com ele sobre a questão "meu violão é X e quero colocar cordas Y".

    123nove
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, uso 0.10 pq ela é boa pra tudo.. qqr tipo de coisa q fizer no violao, fica bonito. use 0.10 irmao

    LucSantos
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    123nove
    Vou experimentar a 0.10...mas, boa p'ra tudo??? já entendi que a questão é mais gosto e talvez a 0.10 seja um meio termo. Mas penso que exista uma boa diferença entre 0.9 e 0.13 por exemplo.

    porkaum
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu uso uma 0.10 e gosto muito.mas é muito pessoal.Se você quer algo básico,use 09,010 ou 011

    Trombini
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Olha pessoal eu tenho um ibanez AEG10 e ele veio com corda 0.13 ficou foda achei muito pesado pra tocar, então troquei e coloque 0.11 achei bom e assim fui testando coloquei 0.10 mais acho que vou voltar pra pra 0.11 pois uso mais pra ritmo e pouco pra solos então ele deixa o ritmo mais firme.

    Se alguem tiver alguma sugestão. ou contra opinião tambem gostaria de ver.

    Valeu.!

    123nove
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vou experimentar a 0.10...mas, boa p'ra tudo??? já entendi que a questão é mais gosto e talvez a 0.10 seja um meio termo. Mas penso que exista uma boa diferença entre 0.9 e 0.13 por exemplo.


    com certeza há diferença... mas a 0.10 exerce bem a função das outras tbm.. como vc mesmo disse, é meio termo. recomendo 0,10

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Dependendo do violão (sua qualidade) se exagerar na espessura o tampo até empena... Meu caso com o Tagima Jumbo Tuner! E olha que era 012 hein...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/238191/p1#7649451

    Abs

    Guilherme Nau
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    MauricioBahia
    E olha que era 012 hein...

    0.12 é tensão ao extremo cara.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guilherme Nau: 0.12 é tensão ao extremo cara.

    Bom, é a tensão que Eric Clapton usa (.12 - .54) Só que num Martin né... Mas, não adianta, violão com tampo "casquinha", que nem muitos que tem por aí, já era. No meu Eagle GL-36 não acontece isso e usava as mesmas cordas.

    Cara, toco violão desde os 12 anos e a culpa não é das cordas não, mas da fragilidade em certos modelos atuais.

    Abs

    Guilherme Nau
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    MauricioBahia

    Então se eu tenho um violão no qual ele já veio com 0.12, aparentando estarem novas eu deveria me preocupar?

    Porque parece que elas foram trocadas pelo pessoal da loja. Ou veio de fábrica e eu já comprei.

    Abraço

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guilherme Nau: Então se eu tenho um violão no qual ele já veio com 0.12, aparentando estarem novas eu deveria me preocupar?

    Cara, olha o tampo de lado e veja se há alguma protuberância onde fica o cavalete. Se houver, é pq tem algo errado e você nunca vai conseguir que as cordas fiquem macias e baixas em relação à escala, o que facilitaria muito a tocabilidade.

    Abs

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # mar/12
    · votar


    Eu uso .10, ela tem o som muito bom. Eu já usei a .09, mas ela desafinava com muita facilidade, e a G nem afinava.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu prefiro 0.10 tb, pq as 0.9 desafinam mto fácil e não tem mto sustain

    Dps de 2 horas tocando, meus dedos ficam doendo um pouco, mas sem problemas, dorzinha na ponta dos dedos ao ponto de ter q trocar de corda é pros fracos !

    wotafok
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    0.10 no violao e 0.11 na minha guitarra ..
    e estou muito satisfeito , recomendo :)

    koister
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    eu prefiro 0.11 na guitarra, mas atualmeste estou usando 0.10

    para ponte flutuante, ou com tremolo, a melhor é 0.10 pois é mais "na manha"
    mas para pontes fixas, 0.11, que da uma pegada mais agressiva

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: ViniciusBorges
    · votar


    Eu uso 0.012 no violão de aço, tensão alta no de Nylon(não lembro o calibre da mizinha, acho que é 0.028) e 0.009 na guitarra. Eu sei.

    LucSantos
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ViniciusBorges
    Eu uso 0.012 no violão de aço, tensão alta no de Nylon(não lembro o calibre da mizinha, acho que é 0.028) e 0.009 na guitarra. Eu sei.

    Cara, teu violão tem algum reforço pra aguentar 0.12? Já teve problemas de braço empenado?

    guitarg3
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    cara eu coloquei 0.13 no meu violão uma vez.. ficou um som legal.. ms doi os dedos.. creio que 0.11 seja um bom calibre.. ainda mais violão que geralmente vc usa mais pra dedilhar e tocar acordes, e não pra fazer bends e solos e coisas do tipo.. eu pelo menos não uso.. prefiro a guitarra..

    quanto a guitarras na minha lespaul uso 0.11.. axo um bom calibre.. e na strato 0.10

    123nove
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Meu caramba 0.13??? Não empenou??

    Só uso ate 0.10, e raramente 0.11.. mas 0.13 é muito pra mim haha

    guitarsg
    Membro
    # jan/13
    · votar


    cordas 0,10 são uma otima opção pra quem vai tocar varios estilos musicais.

    Knight
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu uso, .011 no violão, .010 na guitarra e .040 no baixo heauehauehaueahe

    Ja toquei violão com .012, fica bom também, mas os bends... vish.. daí coloquei .011 e estou muito feliz :P

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    LucSantos
    Se responder a um comentária do começo do ano passado adianta, não, meu violão não tem reforço. É um modelo jumbo, que tem uma robustez natural mesmo. Nunca teve problemas com empeno de braço. E desde o meio do ano passado eu estou usando 0.013 no violão de aço, o som é incomparável. Me lasquei um pouquinho no começo pra fazer bends, mas deu pra acostumar.

    E uma coisa que o Guilherme Nau falou que está meio 'equivocado' é que a tensão .012 é considerada médio-leve(tanto que se você pegar um jogo Elixir .012 você verá que está escrito LIGHT, ao lado da tensão .012-.052, se não me engano; O jogo .013-.056 é considerado MEDIUM, ou seja, médio). Talvez porque no Brasil as pessoas têm uma ideia de que o violão de aço está muito ligada à guitarra, por isso a tendência da popularização de cordas leves, enquanto nos EUA, por exemplo, o violão de aço se relaciona muito com técnicas que necessitam da projeção maior do som, como utilização de slides, por isso a maior aceitação de calibres mais pesados. Não tenho certeza quanto a isso, se alguém quiser me corrigir, fique à vontade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando usar 0.9, 0.10, 0.11 e etc? E qual vcs preferem?