Nylon caro só acústico?

    Autor Mensagem
    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt


    Eu tava dando uma pesquisada em uns violões de nylon, e uma marca que me agradou muito ( pelo menos pela descrição do violão ), foi a Walden. Tem uma grande variedade de violões de nylon, mas como eu estava vendo, acho que nenhum dos modelos mais caros são eletroacústicos, e nem tem cutway.

    É normal que violões mais fodásticos de nylon tenham essas características?

    E por que? Violão acústico e sem cutway tem um som melhor? O que se perde fazendo cutway e instalando uma captação num violão?

    * O modelo que me agradou foi esse aqui:

    http://www.waldenguitars.com/CN2030.html#

    ** Impressão minha, ou esse modelo da foto tem 3 rastilhos? 'O.O

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    o cutaway compromete um pouco a sonoridade do corpo, que é uma caixa acustica que reverbera o som.
    a captação também, em partes, por que faz furos na caixa (pra instalar o jack in, os botoes, etc.).
    por isso alguns violões acusticos bons nao tem nenhum dos dois, pra obter o melhor som acustico possivel.

    mas isso não é regra não.
    por exemplo se voce botar uma boa captação seu violao tambem via ficar caro.
    e violoes caros podem ter cutaway, mas é mais comum em violoes aço.

    isso daí acho que é mais pra violões pra erudito.

    ** Impressão minha, ou esse modelo da foto tem 3 rastilhos? 'O
    isso nao existe!
    é só um friso branco no cavalete.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas o som de um violão, por exemplo esse daí da Walden, com o body shape classical, sem cutway e sem captação, tem um som bom sem usar microfone?

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Cara, se você quer um nylon caro, compra um violão de luthier (preço varia entre 2 e 3 mil) ou um nacional como os Giannini C4 para cima. O C4 sem captação custa uns 1400 reais. Com captação tá uns 1700.

    http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-1421/Violao-Giannini-GWNC-4-E L.html

    Eu só conheci ao vivo esse violão na versão sem captação. Para falar a verdade, até prefiro o som do C3 que é bem mais barato (paguei 630 reais no meu).

    Mas o C4 é elogiado pelo pessoal que estuda música, dizendo que é um dos melhores em termos de custo x benefício em se tratando de violões feitos em série. Por outro lado, os estudantes de música e violão clássico em geral mandam fazer violões com luthier. A Giannini tem o C5 também que custa uns 2500,00, mas aí só sob encomenda.

    Violão nylon bom além dos brasileiros acho que só espanhóis ou algo parecido. Já ouvi falar de luthiers argentinos bons, mas não sei se produzem em larga escala. Americano, japa e chinês não sabem fazer violões clássicos, ficam com aquele timbre sem sal, meio curingão. Eles constroem violão clássico com mentalidade de violão folk.

    EDIT: olha só o endorser que aparece na página que você mostrou:
    http://www.waldenguitars.com/artists_mucklow.html

    Dá para clicar e ouvir o cara tocando... parece que tá usando cordas de aço até. Esquece, esse Walden é coisa pra gringo ver, tocadores de violão folk caipirões :P Sai dessa. Eles tocam com os dedos com cordas de aço, pobres sofredores, não conhecem o poder do nylon haha.


    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt
    · votar


    francisco2004

    Valeu a resposta, realmente eu tava vendo aqui em algumas lojas dos EUA ( onde pretendo comprar o violão ), que não tem nenhuma marca de violão de nylon que eu conheça. Tem uma marca espanhol, mas não tenho nem ideia se é boa. Dá uma ajuda? A marca chama Cordoba, é uma marca boa?

    Os violões dessa marca que eu vi foram esses: (os sites são de uma loja )

    http://www.bestbuy.com/site/Cordoba+-+C10+CD/IN+6-String+Full-Size+Aco ustic+Nylon+String+Guitar+-+Natural/9879797.p?id=1218188309019&skuId=9 879797

    http://www.bestbuy.com/site/Cordoba+-+C10+SP/IN+6-String+Full-Size+Aco ustic+Nylon+String+Guitar+-+Natural/9880208.p?id=1218188309429&skuId=9 880208


    A única diferença entre os dois, é que o Top material (?) de um é cedar ( deve ser cedro ), e do outro é spruce. Como eu não conheço esse cedar, não sei qual dos dois escolheria.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    mas voce pretende comprar um violao nylon nos estados unidos?

    dica do dia: violao nylon tem sua origem na espanha e dali veio pro brasil. até onde eu pude ver, só esses dois paises usam muito violao nylon, e consequentemente fabricam muito mais.
    no resto do mundo, sobretudo eua, vigora o aço.

    ou seja, voce vai encontrar bons violoes nylon aqui mesmo.

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    Você tem que ver que o violão de nylon é um instrumento associado quase que exclusivamente a certos estilos em alguns países. Normalmente, nos EUA violão de nylon = erudito, ou no máximo flamenco. Se você falar "violão" (acoustic guitar) nos EUA, se assume que é um violão de aço. E os instrumentos que se encontra a venda refletem este modo de pensar. Cutway e captação são "modernismos", e o pessoal do erudito torce o nariz para isso. Já vi até chamarem este tipo de violão de "crossover", como que para dizer que não é um violão de nylon 'de verdade', é um tipo híbrido. Não é surpresa que sejam instrumentos difíceis de encontrar. Na verdade, o único país que eu conheço no qual violão de nylon é realmente "pop" é o Brasil. Devem existir outros, mas no geral, na gringolândia pouca gente usa violão de nylon para estilos mais populares (e que não sejam "bossa nova" ou "música brasileira").

    Eu ainda acho que é difícil encontrar muita coisa melhor que os Yamaha NCX e NTX lá fora. A captação desses violões é *a* melhor que eu já ouvi, especialmente para violões de nylon, que sofrem mais com o "quack" da captação piezo.

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    no resto do mundo, sobretudo eua, vigora o aço.

    Heheh, enquanto eu escrevia, você disse o mesmo que eu estava dizendo.

    MatheosXpt

    Tente fazer uma lista de todos os artistas estrangeiros famosos FORA do erudito e do flamenco que usam violão de nylon regularmente.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Bog
    Heheh, enquanto eu escrevia, você disse o mesmo que eu estava dizendo.
    há, é sempre assim quando a gente faz uma resposta maior... acaba chegando outras antes.

    mas a sua resposta tá mais bem fundamentada, como sempre!
    acho que as coisas se completaram bem.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog

    Mas tipo, é que nem eu disse lá no começo, os violões nylon da Yamaha tem cutway e captação, isso não "mata" um pouco o som, se eu for tocar desplugado?

    kiki

    Eu pretendo comprar nos EUA, por que os impostos são muito menores que aqui no Brasil. Além disso, eu vou pra lá na época do Black Friday, então espero pegar pelo menos 20% de desconto no preço do violão. E além disso, eu tava vendo que lá eles vendem uns violões espanhóis de nylon, até coloquei o link quando respondi ao francisco2004. Mas acho difícil alguém conhecer violões espanhóis pra me dizer as características.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    Cara, esses violões devem ser bons, mas será que eles não ficam parecidos com o Giannini C4? Afinal, os americanos também pagam imposto de importação, um pouco menos que as taxas brasileiras, mas também pagam. E o violão nacional não tem impostos de importação.

    Você vai pagar uns 1900,00 reais - isso se você não for taxado no aeroporto - por um violão que não deve ser muito melhor que o C4 da Giannini (se é que é melhor). Faz uma pesquisa por luthier perto da sua cidade e encomenda algo top.

    Um bom lugar para obter referências de bons violões nylon é em faculdades de música. Geralmente o pessoal do violão clássico manda fazer seus violões e indicam que faz. Se eu tivesse 2 mil para investir num violão clássico, tentaria juntar mais uns 500 e aí você mandar fazer ou compra um Giannini C5, que deve ser animal também.

    Um dia ainda mando fazer meu próprio violão. Mas quero conhecer mais sobre violões top antes de me atirar num investimento desses.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    os violões nylon da Yamaha tem cutway e captação, isso não "mata" um pouco o som, se eu for tocar desplugado?
    tudo depende de o que voce vai fazer com o violão.

    se voce vai fazer apresentações de violão solo, talvez o violão só acustico seja realmente melhor.
    repare que grandes violonistas solo não plugam seu violão em linha, eles microfonam.

    mas se voce vai tocar em grupo ou banda, a depender do tanto de instrumentos, uma captação pode ser muito mais pratico.

    violonistas mesmo nao usam cutaway, ainda mais nylon.

    há exceções, tipo o toquinho, que usa cutaway e elétrico mesmo em violao solo (e eu acho o timbre dele nao muito bom ao vivo)

    Eu pretendo comprar nos EUA, por que os impostos são muito menores que aqui no Brasil.
    eu sei disso, mas isso vai pesar mais se for pra comprar algo produzido lá.
    é o que disse o francisco2004, as vezes voce consegue um ótimo nylon acustico no brasil mesmo.

    eu daria preferencia pra comprar coisas que valem mais a pena nos eua.
    por exemplo um violão aço, ou algum euip eletronico - ampli, pedais, gravador, camera...

    mas isso tudo depende do que voce precisa ne?

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    francisco2004

    Depois vou dar uma perguntada sobre os de nylon num conservatório aqui perto então.

    kiki

    Isso que mata, mesmo eu tendo em mente que eu só vou tocar o nylon acústico solo, pode ser que algum dia eu precise tocar em um conjunto, se bem que daí eu usaria um violão de aço, pra se destacar mais.

    eu daria preferencia pra comprar coisas que valem mais a pena nos eua.

    Eu escolhi um de aço aqui, e vai ser ele mesmo :D

    http://www.bestbuy.com/site/Taylor+Guitars+-+6-String+Grand+Auditorium +Acoustic/Electric+Guitar+-+Natural/9169026.p?id=1218078232586&skuId=9 169026

    O 314ce da Taylor, e além disso, eu tava vendo mais algumas coisas, a hard shell case já vem com o violão, tava vendo uns "produtos de manutenção", que devem ser pra aumentar durabilidade das cordas ou algo assim, e também algumas cordas. Acho que vou comprar Elixir nanoweb normal tension ( só tem normal e light ), por que é a mesma que vem no violão.

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki

    Pois é, eu acho que nylon só vale comprar fora se for para ser:

    1. Um espanhol, topo de linha, caro, do mal.
    2. Um Yamaha, pela captação (não pelo som acústico).
    3. Um "crossover", com o braço mais fino, escala abaulada, cutway, enfim, um violão de nylon com uma "pegada" mais próxima de um violão de aço. A Yamaha tem um assim.

    Eu comprei o meu de nylon no exterior especialmente pela razão 3. É um Takamine japonês.

    MatheosXpt
    isso não "mata" um pouco o som, se eu for tocar desplugado?

    Sinceramente, eu acho que você está caindo no erro de ser preciosista demais antes mesmo de ter razões para isso. É bom se preocupar com o que você vai comprar, mas mais do que isso, você precisa se preocupar com o que você realmente precisa. Eu particularmente não vejo grandes problemas em ter um violão com cutway e captação. O som dele pode ser inaceitável para um erudito profissional, mas para AS MINHAS NECESSIADES, é um violão ideal. Eu não escolhi ele porque li em algum lugar que violão precisa ter esta, esta e aquela característica, escolhi porque peguei ele, toquei, ouvi, comparei com outros, e me senti satisfeito. Se eu tivesse achado um de 200 dólares com tampo de compensado e ele tivesse me agradado, não vejo por que eu não compraria.

    E lembre-se: violão nenhum toca sozinho. Equipamento é ferramenta: a ferramenta certa é aquela que você sabe usar com habilidade. Colocar as minúcias do equipamento antes de tudo é colocar o carro na frente dos bois.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    É como o Bog disse... não dá para ir na onda dos outros, tem que ouvir pessoalmente. Mais ainda, se você está começando, não sei se é jogo comprar algo top-top, até porque instrumentos top geralmente atendem a usos específicos. Versatilidade é inversamente proporcional a qualidade.

    No início é mais jogo comprar algo versátil, que permita dedilhar e palhetar. Tem um nylon da Di Giorgio que eu achei bacana. Esqueci o nome do modelo, mas ele tem cutway, cordas próximas mais ou menos na mesma distância dos violões folk. Mas não toquei com ele plugado, então o Yamaha talvez mande melhor nesse quesito.

    Eu particularmente gosto de palhetar com guitarra elétrica e usar os dedos num violão nylon. E como acho um saco ficar plugando instrumento toda hora, eu valorizo um violão que soe bem desplugado.

    Tenho um amigo (que ele não leia este post) que tem um Taylor folk (aço) e, embora seja um Taylor dos mais simples, de 2500 reais, eu esperava mais de um violão desses. O som dele desplugado é meio estéril, não pende pra lado nenhum, cheio de médios. Plugado é outra coisa, mas sei lá, acho que eu não curto violão aço anyway, então não tem Taylor que faça eu gostar do som.

    Com 2 mil na mão e uma vontade de comprar um violão nylon, eu iria atrás de um luthier ou compraria o C4 sem captação ou ainda o C3 e um microfone que botaria qualquer captador no chinelo em termos de ambiência.

    Skapunk
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    repare que grandes violonistas solo não plugam seu violão em linha, eles microfonam.

    verdade inexorável...

    Bom... o Bog e o kiki já disseram boa parte do que você deveria saber...

    Um fato... semana passada fui tocar com meu irmão... ele tem um yamaha/aço... pago pau... mas eu comprei um encordoamento d'dadário profissional pro meu di giorgio estudante nylon... só pra brincar..

    Rapaz.. pensa num timbre monstro... tô de queixo caído até agora...

    Bom encordoamento... e seja feliz com seu nylon...

    Abraço

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O único problema de se mandar fazer num luthier, como disseram acima, é que não tem como eu experimentar antes. E como eu não sei muita coisa sobre madeira, acho que nem mandaria fazer um.

    Por isso to perguntando sobre os violões espanhóis, por que eu poderia testá-los na loja antes de comprar.

    francisco2004

    Eu quero algo mais "top" por que o meu violão já não ta satisfazendo as necessidades, e eu penso que, se eu comprar um violão intermediário agora, depois eu vou ter que comprar um profissional ( ou "top", como queira ). Seria um desperdício de money comprar um intermediário agora, se eu tenho condições de comprar um melhorzinho.

    Mesmo por que, eu nunca mais compraria outro violão, esse seria o definitivo.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Nos EUA são comuns as marcas Cordoba e Manuel Rodriguez. Precisa tomar cuidado, principalmente com esses mais em conta (desculpa, menos de 1500 dólares não é um violão "caro", top, claro que depende do parâmetro e do quanto se tem), de linhas básicas que são asiáticos. Na Espanha um dessas marcas espanhol mesmo, é mais difícil de achar e começa para mais de 1.000 euros. Tem coisa boa, mas por esse preço um nacional é melhor, chinês por chinês, prefira os nossos.
    Até se acha uns interessantes nas Guitar Center, inclusive se acha uns Taylor ou Martin de nylon, tem uns Guild chineses também. Gosto mais de outras marcas espanholas. Mas nesse caso de violão de nylon, vai de brasileiro mesmo. Você está trazendo muita coisa e vai acabar pagando muita taxa sobre sua GAS.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sou contra a cultura do fórum que, mesmo podendo, o pessoal recomenda comprar um porcaria, depois um que seja um pouco melhor, depois outro, depois outro e só comprar um top se for profissional. gastar em 2 ou 3 é sempre mais caro, além de que esses bem simples perdem totalmente o preço na hora da revenda. É melhor pensar em gastar um vez só quando se tem para isso, é mais barato e um bom instrumento mantém mais o preço para revender se for o caso. Se bem que eu também não acredito em "instrumento definitivo" para essa garotada que nem acabou a facul ainda.

    Umas marcas de espanhóis bacanas: Jose Ramirez (luthier bom, mas hoje é uma fábrica), Almansa, Alhambra... Mês passado quase comprei um Ramirez. Mas acho que você não vai achar lá muito fácil e se for para seu pai comprar, vai de brasileiro.

    Existem excelentes captadores para esses violões, muita gente precisa usar plugado. Por exemplo, o clássico do Clapton - Tears in Heaven foi gravado num nylon e ele usou muito nylon no palco, então precisa de captação. Ele usa captação Carlos Juan, um handmade alemão muito bom, ultra top, sem buracos.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt
    · votar


    MMI

    Mas acho que você não vai achar lá muito fácil e se for para seu pai comprar, vai de brasileiro.

    Eu que vou lá nos EUA, vou poder experimentar os modelos. Mas concordo com uma coisa que você disse, eu esqueci que se comprar muita coisa tem que pagar impostos e tals.
    Se sabe me explicar como isso funciona?

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt
    Tudo o que passar de US$500,00 você é taxado em 50%. Se não declarar e quiser arriscar a sorte, vai pagar ainda uma multa, aí o rombo todo gira em torno de 100% sobre o valor do produto. Para um violão, que não tem como dizer que é material de trabalho/uso pessoal (laptop, óculos escuro, relógio, celular), acho que vale a pena declarar.

    Se você só trouxer um violão entre os produtos que não se enquadram em "laptop, óculos, relógio, cel, etc", o preço ficaria $999 + ($499 * 0,5) = $1248,5 (dólares).

    MMI
    Também sou contra, mas achei que o Matheos estava ainda se decidindo sobre que rumo ele quer levar nas cordas. Às vezes está no primeiro ano de violão e descobre em seguida que quer tocar mesmo é guitarra. Aí vale mais gastar numa Gibson, numa Ibanez top, numa Fender Am Std e por aí vai.

    Outro ponto é que aqui no Brasil é difícil encontrar violões nylon de alto nível em lojas de instrumentos musicais. Talvez o modelo decente mais fácil de encontrar é o Giannini C4, que não é o que um músico de concerto usaria, mas é um violão de respeito e que não faria feio, talvez melhor que esses exemplos de $999.

    O melhor mesmo seria ele viajar para Portugal/Espanha, aí sim ele conseguiria um ótimo violão a um preço legal. Isso porque a loja pode permitir aquele formulário de resgate do IVA, e aí o violão pode sair uns 12-15% mais barato do que o preço de etiqueta ao final da viagem. Nos EUA eu compraria uma Gibson, uma Fender American, captadores, pedais, um ampli valvulado de 1x12" e por aí vai.

    No Brasil com R$2500 você consegue comprar um Giannini ou mandar fazer um violão pra ninguém botar defeito, só tem um trabalhinho de pesquisa.

    MatheosXpt
    Convence o seu pai a viajar para a Europa, é muito mais história, cultura.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    francisco2004

    Em janeiro eu estava em Barcelona. Lá um violão só começa a ficar bacana a partir de 1.000 euros... Por uns 1.700 euros tem coisa boa. É caro...

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt
    · votar


    francisco2004

    Tudo o que passar de US$500,00 você é taxado em 50%.

    Toda mercadoria que for mais caro que US$500,00, ou a soma de tudo o que eu comprar lá não pode exceder US$500,00?

    Convence o seu pai a viajar para a Europa, é muito mais história, cultura.

    Eu to indo pros EUA fazer intercâmbio.

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    MMI
    Eita... mais um motivo para comprar no Brasil então... lá a mão de obra é mais cara, custo de vida mais alto. Com 1700 euros, dá pra visitar a fábrica da Giannini, conversar com o pessoal do setor de luthieria, encomendar um violão e voltar para a casa.

    Ou ainda visitar um luthier que more no interior de Minas Gerais, dar um pulo em Ouro Preto, encomendar um violão e ainda sobra um troco para comprar um captador nos EUA, hahaha.

    MatheosXpt
    Não é por produto, é pelo total das compras. Mas como você tá viajando em intercâmbio, acho que existem modalidades de tributação mais interessantes. Acho que mandando por navio a título de mudança, tem uma cota maior. Mas não sei como funciona.

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    francisco2004

    Funciona assim: quem mora legalmente no exterior por mais de 1 ano pode voltar com a mudança, desde que os produtos não sejam novos, tenham um certo tempo ( não me lembro) e não caracterize algo comercial, como coisas repetidas. Caso contrario, igual a qualquer turista.

    MatheosXpt
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: MatheosXpt
    · votar


    Então acho que nem vai da pra comprar meu Taylor :/
    Os caras veriam a case, e pediriam pra mim abri-la

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bom, dos que tenho em casa eu gosto particularmente de dois de nylon:
    1. Manuel Rodriguez Caballero 11 Cutaway Eletric
    - É o mais diferente dos que tenho em casa. Tem um som bem mais alegre do que os outros, puxa bem mais os agudos.

    2. Di Giorgio Author 3 - classic
    http://www.digiorgio.com.br/violoes/author3.htm
    - Esse é com fundo laminado de Jacarandá da Bahia, tampo em spruce e escala em ébano. Tem violões mais caros, mas indo na loja e testando todos, esse foi o que eu levei da loja - mas não tem captação. Tem um som profundo e grave.

    Tenho também um Yamaha NTX700 - também cutway, e esse eu uso mais no dia a dia.

    Do que ficar paquerando o monitor, minha sugestão é ir em loja, ver e testar. Tem alguns Manuel Rodriguez nas playtech da vida. Eu comprei o meu na twotone, num sábado desses, sem compromisso.
    Sinceramente, de ir em loja e tocar, nunca senti nada pelos Walden. Nada mesmo.

    Rick Rock
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MatheosXpt

    Eu tenho um Di Giorgio modelo Bird's Eye e eu particularmente adoro ele, não dou, não vendo, não troco e não empresto hehe...é uma belezinha mesmo, mas gosto é muito pessoal.

    Se quiser dar uma conferida nele, eu fiz um review

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/268360/

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nylon caro só acústico?