Reformar Violão velho

    Autor Mensagem
    Rdesign
    Veterano
    # dez/11


    Fala galera blz?
    Seguinte, tenho um violão velho que esta um pouco mal tratado pelo tempo hehe to querendo dar uma reformada nele, só lixar e pintar novamente e também colar ele na parte de trás que está descolando, o violão é velho mesmo porem segura afinação direitinho e tem um bom som, vou fazer eu mesmo só pela experiencia e tal, gostaria de saber qual o tipo de lixa, tinta e verniz e oque mais acham necessário ?

    MMJr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Rdesign

    Apenas cole o que esta descolando... Mais nada....


    Valeu...

    raules
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leva pra um Luthier e peça pra ele dá uma ajeitadinha básica ^^

    Rdesign
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    não brow, como falei a viola é velha ta la jogada em um canto, se der perda total não da nada hehe quero mais é pelo prazer de reformar meu primeiro instrumento.

    Urubusoldier
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    UMA PALAVRA: LUTHIER
    mano leva em um ele vai rebater os trastes,polir escala,regular cordas...
    peça a ele para rebndar e refazer o acabamento e junto colar as partes que estão soltando...
    E SUPER IMPORTANTE TROQUE AS CORDAS PQ SE É VELHOS AS CORDAS DEVEM TAR HORRIVEIS...

    MMJr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Detalhes:

    1-Ninguem se preocupou em perguntar que violao e este....E ja vao logo dizendo : Luthier...

    2-Perceberam o que o cara falou?
    vou fazer eu mesmo só pela experiencia e tal

    Tem muitas pessoas com habilidades manuais e nao sao Luthier,,,,

    Conheco alguns Luthiers que fazem guitarras e violoes e preferem deixar a pintura para um profissonal em pintura que nao sabe nem quantas cordas tem um violao, mas pinta como nenhum Luthier...

    Valeu...

    Rdesign
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Rdesign
    · votar


    pois é o violão é um Tonante hehe

    acho que agora vão entender o porque eu mesmo quero fazer, se der merda não tem problema, só que como falei por ser um tonante ele não é ruim segura a finação e tem um som bonito porem já esta ali virando casa de aranhas, enfim sei que o mais correto e oque todo mundo indica é levar em um luthier e eu sei como é o trabalho de um, tenho guitarra e nao deixo nem minha mãe chegar perto dela, só o meu luthier de confiança, mas o violão eu vo dexa ele TOP e vo postar as fotos aqui depois...blz valeu galera

    fconde77
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: fconde77
    · votar


    Se vc mesmo vai fazer a reforma boa sorte.

    1º vc teria que colar o fundo que esta soltando, pra isso use cola de madeira e exerça pressão enquanto seca. Use garrote (vende em farmácia) e enrole bem apertado e coloque um peso em cima pra ajudar.

    2º- Pra retirar o verniz e mais chato... é na lixa mesmo, tente começar com a lixa para madeira 320 e vá aumentando o nº para a mais fina.

    3º Aplique o selante (de preferência com pistola) depois lixe novamente até ficar bem liso, e repita a operação.

    4º - Vc pode aplicar o verniz com pistola, lixar com lixa fina, repetir a operação e depois polir, ou então usar cera de carnaúba, dá um trabalho do cão... pq vc aplica e tem que ficar esfregando bem até sentir sua mão esquentar e aparecer o brilho. Já fis isso em um móvel (comprei um pedaço do bloco de cera na loja de madeira, dissolvi com querosene no fogo até ficar líquido, derramei sobre a madeira e espalhei com uma boneca de pano (a boneca que refiro não é o brinquedo), lixei de leve e repeti a operação e depois lustrei... mas já vi num blog o cara usando aquela cera Poliflor (com Carnaúba) pra piso que a vovó usava com a enceradeira.
    http://guitarra99.blogspot.com/search?updated-max=2011-07-08T20:19:00- 07:00&max-results=50

    Não aconselho a mexer no verniz do braço, alias não aconselho a mexer em verniz, pintura ou seja lá o que for... se vc só quer reviver o violão só cole o fundo e tá bom...

    Agora se quer personalizar ai é outra história... Já pensou em fazer tipo colagens??? Peque retalhos de jornal com bastante fotos e textos e vá colando sobre o corpo do violão de maneira aleatória, deixe secar e aplique o verniz pra finalizar... o bom é que não precisa lixar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reformar Violão velho