dúvidas harmonização e arranjos

Autor Mensagem
    jv_rock
    Veterano
    # nov/11

olá galera do cifra club, eu gostaria de saber como faço para transformar uma música de acordes simples em uma música com acordes mais complexos e brilhantes, como acordes invertidos e tétrades

desde já muito obrigado.

raules
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Vai estudar! ;D

jv_rock
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Vai estudar! ;D

engraçadinho, vc se acha tão esperto assim, por que vc não me responde

jv_rock
    Veterano
    # nov/11
    · votar

alguém pode me esclarecer esta dúvida, alguém mais qualificado

Carregando
    Veterano
    # nov/11
    · votar

jv_rock

estude harmonia

Sapopemba
    Veterano
    # nov/11
    · votar

Para isso você precisa aprender harmonia funcional.
    Um material em português sobre esse assunto é o livro Harmonia, do Pollaco. Ele tem outro material sobre esse assunto, chamado Método Completo de Harmonia Funcional e Escalas para Improvisação, que deve ser mais abrangente, mas ainda não li essa obra.

Procure-o no site http://www.pollaco.com

Kikobittencourt
    Veterano
    # nov/11
    · votar

jv_rock

Estuda campo harmonico, escalas, intervalos, formação de acordes, dai vai saber qual acorde podes usar sem fazer porcaria.(mas musica é livre, você pode fazer o que bem entender, mas nem sempre fica tão bom, então estudar vale a pena)

Abç

LeandroP
    Moderador
    # nov/11
    · votar

jv_rock

Pra tentar explicar de uma forma resumida, toda escala pode ser harmonizada - campo harmônico.

Tomando como base que você harmonizou a escala com intervalos de terças sobrepostas (o que é mais comum), você tem os intervalos de Tônica, 3a e 5a. Se sobrepor mais uma terça terá a 7a. Os outros intervalos servem ao acorde como possível tensão (2a, 4a e 6a). Quanto a esses intervalos serem maiores, menores, aumentados, justos ou diminutos, vai depender da escala de origem.

Estude campo harmônico e veja quais as tensões disponíveis de cada acorde. Tem tópicos que explicam este assunto com mais profundidade. Dê uma garimpada na busca.

raules
    Veterano
    # nov/11
    · votar

engraçadinho, vc se acha tão esperto assim, por que vc não me responde

Eu só resumi oq sabia q todo mundo ia dizer...
    estude...

Eu aprendi muito do que vc está falando estudando o livro Harmonia, de Ian Guest, mas existem muitíssimos livros falando sobre isso ;D

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a dúvidas harmonização e arranjos