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slvr Veterano |
# out/11
Em algumas cifras no http://tabs.ultimate-guitar.com/ aparece p/ fazer um C e mais adiante um C/B, por exemplo, só que vendo o desenho dos 2 acordes são exatamente iguais. Então qual a diferença entre eles? O que eu teria que fazer num C/B de diferente do C?
Valeu!
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PigO Veterano |
# out/11 · Editado por: PigO
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C/B é uma inversão
o acorde de C é formado por 3 notas, que sao respectivamente a T (tonica), 3(terceiro grau) e 5(quinto grau) da escala
o C ficaria assim: T (C) 3(E) 5(G)
quando vc faz o C normal o baixo do acorde é a nota mais grave (olha) onde ta o dedo 3 é a nota C ---------
agora, quando vc encontra C/B vc inverte a T(Tonica) pela 7(setima), fazendo com que fique assim. se reparar o dedo 3 representado na figura foi 1 casa para tras, mudando o baixo de C para B.
quando se usa o B que é o 7grau da escala de C chamamos de terceira inversao...
terceira porque?porque ja existe 2 anteriores, quando inverte e usa o E no baixo ou quando usa o G no baixo...resumindo:
T, 3ª e 5ª = tríade no estado fundamental (C normal) 3ª, 5ª e T = primeira inversão - quando a 3ª vai pro baixo 5ª, 1ª, e 3ª = segunda inversão - quando a 5ª vai pro baixo 7ª, T, 3ª e 5ª = terceira inversão - quando a 7ª vai pro baixo
espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta!
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Zenicola Veterano |
# out/11
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PigO o C ficaria assim: T (C) 3(E) 5(B)
Nao seria 5(G) ? Abçs
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PigO Veterano |
# out/11 · Editado por: PigO
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Zenicola
poise, essa passo despercebido, pequeno erra de grande estrago...rsrs
editei...
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R. Marcone Veterano |
# out/11
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Posição fundamental: C - E - G Primeira inversão: E - G - C Segunda inversão: G - C - E
C/B= Dó com baixo em B. O acorde de C continua o mesmo pois possui as mesmas notas de composição do acorde I C -III E - V G. Mas acrescenta mais uma nota B nas cordas "grossas" do violão.
Outros exemplos: C/G - D/F# e etc...
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R. Marcone Veterano |
# out/11 · Editado por: R. Marcone
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/216232/
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Kikobittencourt Veterano |
# out/11
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Eu teria o maior prazer em responder e tirar as duvidas, mas tudo que era preciso já foi dito.
Só que eu acho que não adiantou muito pois o carinha ai parece ser iniciante, tem que pegar aulas bem basicas mesmo, de teoria, intervalos, formação de acorde...
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Jonas F. L. Veterano |
# out/11
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Eu tenho uma dúvida sobre esse assunto também. Quando você vai tocar uma música onde são usadas estas inversões como C/B, poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?
Eu sei que a sonoridade mudaria um pouco, principalmente no caso de dedilhados e arpejos, mas supondo-se que seja uma base batida no violão, realmente faria diferença?
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Kikobittencourt Veterano |
# out/11
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Jonas F. L.
Não, não teria importancia.
Alias em lugares que você ver acordes tetrades e inversões você pode troca-lo pela formação basica do acorde, respeitando claro a formação triade do acorde. Por exemplo: Se a musica está no tom de C e você ve lá um Dm7/9, você pode deixar só o Dm, pois está na tonalidade e vai te servir, assim como onde tem um Dm somente, você pode acrescentar uma 7 uma 9, respeitando sempre a triade basica.. Claro que em algumas situações isso não fica muito legal, mas as tetrades servem basicamente para sofisticar a harmonia, deixala mais bonita, não é obrigatorio.
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R. Marcone Veterano |
# out/11
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Jonas F. L. poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?
Pode não. A sétima de C é Bb.
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