| Autor | Mensagem | 
| slvr Veterano
 | # out/11 
 
 Em algumas cifras no http://tabs.ultimate-guitar.com/ aparece p/ fazer um C e mais adiante um C/B, por exemplo, só que vendo o desenho dos 2 acordes são exatamente iguais. Então qual a diferença entre eles? O que eu teria que fazer num C/B de diferente do C?
 
 Valeu!
 
 
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| PigO Veterano
 | # out/11 · Editado por: PigO · votar
 
 C/B é uma inversão
 
 o acorde de C é formado por 3 notas, que sao respectivamente a T (tonica), 3(terceiro grau) e 5(quinto grau) da escala
 
 o C ficaria assim:
 T (C) 3(E) 5(G)
 
 quando vc faz o C normal o baixo do acorde é a nota mais grave (olha) onde ta o dedo 3 é a nota C
 
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 agora, quando vc encontra C/B vc inverte a T(Tonica) pela 7(setima), fazendo com que fique assim. se reparar o dedo 3 representado na figura foi 1 casa para tras, mudando o baixo de C para B.
 
 quando se usa o B que é o 7grau da escala de C chamamos de terceira inversao...
 
 terceira porque?porque ja existe 2 anteriores, quando inverte e usa o E no baixo ou quando usa o G no baixo...resumindo:
 
 T, 3ª e 5ª = tríade no estado fundamental (C normal)
 3ª, 5ª e T = primeira inversão - quando a 3ª vai pro baixo
 5ª, 1ª, e 3ª = segunda inversão - quando a 5ª vai pro baixo
 7ª, T, 3ª e 5ª = terceira inversão - quando a 7ª vai pro baixo
 
 espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta!
 
 
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| Zenicola Veterano
 | # out/11 · votar
 
 PigO
 o C ficaria assim:
 T (C) 3(E) 5(B)
 
 Nao seria 5(G) ?
 Abçs
 
 
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| PigO Veterano
 | # out/11 · Editado por: PigO · votar
 
 Zenicola
 
 poise, essa passo despercebido, pequeno erra de grande estrago...rsrs
 
 editei...
 
 
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| R. Marcone Veterano
 | # out/11 · votar
 
 Posição fundamental:  C -  E -  G
 Primeira inversão:  E - G - C
 Segunda inversão: G - C - E
 
 C/B= Dó com baixo em B. O acorde de C continua o mesmo pois possui as mesmas notas de composição do acorde I C -III E - V G. Mas acrescenta mais uma nota B nas cordas "grossas" do violão.
 
 Outros exemplos: C/G - D/F# e etc...
 
 
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| R. Marcone Veterano
 | # out/11 · Editado por: R. Marcone · votar
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/216232/
 
 
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| Kikobittencourt Veterano
 | # out/11 · votar
 
 Eu teria o maior prazer em responder e tirar as duvidas, mas tudo que era preciso já foi dito.
 
 Só que eu acho que não adiantou muito pois o carinha ai parece ser iniciante, tem que pegar aulas bem basicas mesmo, de teoria, intervalos, formação de acorde...
 
 
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| Jonas F. L. Veterano
 | # out/11 · votar
 
 Eu tenho uma dúvida sobre esse assunto também.
 Quando você vai tocar uma música onde são usadas estas inversões como C/B, poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?
 
 Eu sei que a sonoridade mudaria um pouco, principalmente no caso de dedilhados e arpejos, mas supondo-se que seja uma base batida no violão, realmente faria diferença?
 
 
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| Kikobittencourt Veterano
 | # out/11 · votar
 
 Jonas F. L.
 
 Não, não teria importancia.
 
 Alias em lugares que você ver acordes tetrades e inversões você pode troca-lo pela formação basica do acorde, respeitando claro a formação triade do acorde. Por exemplo: Se a musica está no tom de C e você ve lá um Dm7/9, você pode deixar só o Dm, pois está na tonalidade e vai te servir, assim como onde tem um Dm somente, você pode acrescentar uma 7 uma 9, respeitando sempre a triade basica.. Claro que em algumas situações isso não fica muito legal, mas as tetrades servem basicamente para sofisticar a harmonia, deixala mais bonita, não é obrigatorio.
 
 
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| R. Marcone Veterano
 | # out/11 · votar
 
 Jonas F. L.
 poderia-se trocar este acorde por um C7 sem prejudicar a harmornia?
 
 Pode não. A sétima de C é Bb.
 
 
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