Acorde menos utilizado ?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Kikobittencourt

Clusters são acordes formados por ajuntamento de muitas notas. Não possuem função harmônica definida na maioria dos casos, mas são usados em música erudita contemporânea e jazz.

Veja os exemplos em partitura no link que entenderá.

Kikobittencourt
Veterano
# out/11
· votar


makumbator

Caramba eu vi na partitura, isso é praticamente impossivel de se fazer, pelo menos levando em conta a altura das notas..

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Kikobittencourt

No piano é fácil.

Basta usar as duas mãos, ou mesmo o braço se for preciso.

Em arranjos com vários instrumentos também é possível usar esse tipo de recurso, quebrando o cluster entre vários naipes diferentes.

Kikobittencourt
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Saquei..

amador_ssa
Veterano
# out/11
· votar


buckley
pra um professor desses tem uma resposta legal:
E#ou Fb
kkkkkk


Pensei em falar isso hoje de manhã mas ainda bem que você citou as notas menos usadas, ou melhor, jamais usadas rsrs

dom de Deus
E#ou Fb, essas notas existe, só que no violão não é usado dessa forma, tem alguns intrumento que usa essa notação e até alguns usa dessa forma no violão.

Rapaz, assim como o Kikobittencourt, aprendi que tais notas não existem. Se você ficar dizendo que E# = F, tem lógica mas acho que complica as coisas. Não sou estudioso mas na minha opinião o E# não existe mas se por acaso ele existisse, ele seria igual ao F. Bom é o que eu acho mas vem ca você não tava num tópico dizendo que não sabia pestana? Bem que estranhei um Veterano, sem saber pestana, e ainda viajando em E#... não faz sentido rsrs

Kikobittencourt
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa

Nada a ver isto.

O leo eymard do Cifra Club Tv não faz o B com pestana, e o cara é fera.

Agora quanto a ser veterano: Esse cara aqui é veterano, olha as duvidas dele..



Abaços!

dom de Deus
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa
na verdade a pessoa vira veterano ne um intervalo de 2 anos.
quem começou aprender a 2 anos atráz ainda tem muito a aprender.


pestana estou tendo um dominio bom nesse assunto, cada dia melhor, talves vc me viu no tópico do ano passado. mas mesmo assim tem hora que tocar no tom de F# e no tom de B que usa muito pestano ai eu peno um pouco, rsrsrsrs

mas a prática supera isso , opa!


mas é usado a notação E# e não é errado. aprendi que no violão não muito usado.




Bem que estranhei um Veterano, sem saber pestana, e ainda viajando em E#

não se engane, uma pessoa pode saber mas a teoria do que a prática.

o maximo de informação que do meu interesse que eu posso captar , eu capto e imformações tem de monte a toda hora na net e de graça e até mesmo aqui no forum.

lugar bom aqui o forum, tem muita gente volutaria que ajuda e colabora isso é bom!


valeu continue nos ajudando ai como vi vc ajuda em outro tópico!

amador_ssa
Veterano
# out/11
· votar


Kikobittencourt

Sei que tem muitos acordes mais dificeis que outros com pestana mas quem não sabe colocar pestana fica limitado, não 100% mas fica, não to dizendo que esse é o caso do dom de Deus

dom de Deus

Relaxe man, eu acho 2 anos mais que suficiente pra aprender pestana, mas fui infeliz no meu comentário por esquecer que cada um aprende no seu ritmo, e esqueci tambem que muitas pessoas desistem por causa da pestana. Foi mal aew mas tinha um tópico com outro cara dizendo que tinha não sei quanto tempo de violão mas não tinha aprendido, ai você respondeu que tinha muito mais tempo e tambem não tinha aprendido e que você so treina 6 minutos por dia a pestana ai eu pensei que era zuação sua, ainda mais que você tem boa bagagem teorica.

dom de Deus
Veterano
# out/11
· votar


amador_ssa


treina 6 minutos por dia

inverte as coisa;

treina 6 hora por dia

sem zua fiquei 1 ano e 7 mês encostado em recuperação de um acidente, tinha dia que começa de maãzinha e ia quasse até meia noite.


agora que a coisa pegou trabalhando e estudando ai sobra pouca horas.

valeu.

Excelion
Veterano
# out/11
· votar


G ou A ou E

amador_ssa
Veterano
# out/11
· votar


dom de Deus

Tranquilo mano, é que eu pensei que você tava zuando no outro tópico, eu também tocava muitas horas, hoje em dia só em alguns finais de semana...mas a vida é assim mesmo, graças a Deus que tamo sem tempo por causa de trabalho e estudo num país que muitos estão desempregados, na miséria.

Abração aew, aproveita as poucas horas com sua viola!

Jabijirous
Veterano
# out/11
· votar


makumbator

um acorde de C7M(9) pode virar um cluster

Si dó ré mi

:P

Kikobittencourt
Veterano
# out/11 · Editado por: Kikobittencourt
· votar


Jabijirous

Não.

Pelo que entendi, os "clusters" são acordes com distancia de 1/2 tom, e na mesma oitava.

thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Puts, tem tanto acorde por aí, é dificil saber. Olha um dicionário de acordes e você mesmo vai ver uns ali que nunca deve ter visto na vida... rsrs

makumbator
Moderador
# out/11 · Editado por: makumbator
· votar


Kikobittencourt
Pelo que entendi, os "clusters" são acordes com distancia de 1/2 tom, e na mesma oitava.

Não necessariamente. Pode haver notas com intervalo de tom dentro do cluster, não é obrigatório que todas sejam em semitom.

Veja que na própria definição de cluster(primeiro parágrafo do link da wikipedia), há a noção que ele pode ser pentatônico, diatônico ou microtonal. O cluster "tradicional" é realmente cromático, mas não apenas esses. Além disso, dentro do mesmo cluster, pode haver seções com intervalos cromáticas e outras com intervalos diatônicos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Tone_cluster


E eles podem ocupar oitavas diferentes.
Por exemplo, pode-se fazer com uma orquestra sinfônica um grande cluster indo do grave ao agudo, com cada nota disposta em um naipe da orquestra(e divisi dentro de certos naipes, como as cordas). Ainda seria um cluster, e poderia ficar em bem mais do que uma oitava.



Jabijirous
um acorde de C7M(9) pode virar um cluster

Si dó ré mi

:P


Pode! Não é aquele cluster from hell ultra contemporâneo, mas com certeza é um cluster! Hhehehe!

rafael_ab
Veterano
# nov/11
· votar


Sei que estou desenterrando o tópico, mas tropecei aqui e não resisti rs!

Resolvi dar uma olhada aqui no acervo do Cifra Club pra dar uma resposta quantitativa a essa questão... tem 2294 acordes que aparecem em apenas uma cifra. Divirtam-se com a lista:

http://dl.dropbox.com/u/1651060/acordes_menos_utilizados.csv

Claro que tem questões de nomenclatura que façam que o mesmo acorde apareça mais de uma vez, ou que um dos nomes de acorde não tão incomum seja incomum... mas acho que dá pra ter uma idéia rs

Agora, de curiosidade, os acordes mais usados são (acorde : número de cifras em que aparece):

G 107062
D 96321
C 83857
A 82676
E 67223
F 53903
Em 52046
Am 51816
Bm 41619
B 37858

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acorde menos utilizado ?