Manchas Brancas dentro do meu violão Tagima Dallas

Autor Mensagem
edioceratineto
Veterano
# set/11


Pessoal começaram a surgir manchas brancas dentro do meu violao q comprei a dois meses e meio. Levei no luthier e ele falou q nao é fungo pq passando a mao sairia. Ele tambem falou pra eu esperar ver se ia sair mais. Esperei ja um tempo e as manchas nao estao aparecendo novas, mas estao aumentando de tamanho. O q pode ser?

fconde77
Veterano
# set/11
· votar


Seu violão fica em um lugar muito quente, fica exposto ao sol? Pode ser isso... madeiras não envernizadas correm esse risco...

slow134
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Pode ser fungo msm, Seu violão não esta em local úmido não?

Se puder poste fotos, fiquei curioso... hehehe

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


eu cuido muito bem do meu violao pessoal. Eu nao deixo ele exposto a calor, sol e umidade, por isso nao sei o q é.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


slow134

como eu faço pra postar fotos?

fconde77
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto
como eu faço pra postar fotos?

1º vc tem que tirar uma foto!!! rsrsrs
Brincadeira .. coloca em algum álbum na web(Picasa, flirk etc) e depois cola a URL aqui!

slow134
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Eu gosto mto do imageshack.

Veja Aqui

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


fconde77

ah blz, vo postar no flickr. nao sei se vai dar tempo hj, mas senao amanha eu posto.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


e se for fungo eu teria q fazer o q com meu violao? (por ser novo ele esta na garantia, entao eu acho q eu teria q exigir a troca do meu violao, certo?)

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Põe um saco de silica gel dentro dele (se já não veio) pois ele ajuda a evitar a umidade.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


lpeko

mas sera q pode ser de umidade essas manchas brancas? sei la, é pq eu nao deixo ele exposto a umidade nunca, mas tambem nao ia fazer mal um saquinho de silica (so nao gosto q dai o violao começa a fazer barulho quando chacoalha o saquinho, hehe, dai q fita seria adequada para colar o saquinho de silica na lateral do violao?)

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Na maioria das vezes sim,cara a onde você guarda ele? tipo a umidade fica embaixo ._. (o ar úmido fica no chão e o ar seco em cima) quero dizer que se você deixa no pedestal de chão,ele vai pegar mais umidade do que em um suporte de parede (quanto mais alto menos umidade) eu coloquei a minha guitarra e violão no de parede e as cordas duram muito mais agora,o violão fica no ar condicionado? se sim,menos umidade,o ar condicionado tira a umidade do ambiente,bem espero que entenda,quanto ao barulho do saquinho de silica gel,cara eu uso no meu e não faz esse barulho ai não hehe e mesmo que fizesse quando tivesse tocando obviamente o barulho das cordas é mais alto que o do saquinho,mas se quiser por fita mesmo assim,eu usaria fita adesiva transparente mesmo.

Valeu

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


lpeko

é, eu deixo no pedestal no chao, mas no de parede nao ia ficar mt mais alto, ia?

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Ia mas para mim o que é muito melhor pois evito qualquer acidente com o instrumento,no de chão o instrumento pode cair sendo empurrado,alguma criança pode ficar mexendo,empregada bater com a vassoura (já aconteceu com um amigo meu) entre outros,você tem 2 opções amigo,coloca ele no pedestal de parede(bom,barato e você escolhe a altura) ou coloca ele em um Bag e bota o saquinho de silica gel dentro do bag.

Valeu

suDD
Veterano
# set/11
· votar


Acho que isso é fungo.

Eu passei uns meses viajando pelo sul do BR, e teve um AP em Pelotas que eu fiquei que acontecia isso com todas as capas que tinham na casa (tinham 4 pessoas e 6 violões, mas agente viu isso de começo e sempre deixava dentro da bag quando não tava tocando).

Agente não procurou saber, mas é a única explicação que eu imagino, porque tinha a mesma coisa no canto do tapete.

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


Ai galera, o saquinho de silica é só pra privinir? O que pode ser feito pra remediar? Tenho um violão velho que apresenta caracteristicas de fungos no papel da marca, nunca parei pra ficar olhando pra dentro dele mas eu tava sem capa, ele passou muito tempo durmindo no sereno...rsrs e as vezes aparecia tipo uma pequena mancha no braço, ai eu limpava com papel higiênico usando a unha pra sair... Um Luthier me disse que seria bom usar Bygon, porque tem um negócio no produto que é bom pra evitar isso... Eu duvidei mas a selica também pode ajudar a tirar isso?

Aqueles limpadores de escalas só podem ser usados na escala? Será que se passar ele dentro do violão da problema? Alguém ja fez isso?

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


suDD

É isso, tem apartamentos, casas, que as vezes nem apresentam morfo mas são ambientes úmidos, talvez nem sentimos frio mas eu tenho uma capa que sempre suja em pouco tempo...

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


entao se minha casa for umida, eu tenho q colocar um saquinho de silica no violao, senao cria fungo? e nem sei se é fungo pq nao sai quando raspa a unha

amador_ssa
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Seu problema é manchas brancas dentro do meu violao ne? As manchas que eu tirei com papel higiênico e unha estavam mancha no braço e o acabamento do violão por fora (o que inclui braço) é melhor do que por dentro. No meu violão da pra passar a unha no braço, de leve, com um papel por baixo mas dentro é mais sensivel rapaz, se passar a unha dentro pode estragar, eu acho, não sei como cuidar do meu violão, só passo um pano seco por fora as vezes e vou coloca-lo numa capa

edioceratineto
Veterano
# set/11 · Editado por: edioceratineto
· votar


pessoal, eu voltei na loja em q eu comprei e eles vão trocar, so q dai eu faço o q pra nao aparecer essas manchas no meu novo violão?

edit: vai ser o mesmo modelo

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


amador_ssa

Sim,os saquinhos de silica são somente para prevenção,ele não irá remover mas irá evitar que apareça mais sinais de umidade.

Os limpadores de escala,um amigo meu e eu passamos no corpo da guitarra (Uma SG G400 Faded vermelha) e não ocorreu nada de mais,ficou mais "brilhosa" por umas horas e depois voltou ao normal,então eu diria que pode passar em outros lugares sem problemas MENOS EM MAPLE (não sei o porque mas está escrito na embalagem do meu Dunlop 65 Fretboard Lemon Oil.

edioceratineto

Cara todo lugar do mundo tem umidade,outros mais outro menos,sem a umidade nós iriamos morrer,precisamos da umidade do ar,eu te recomendo colocar o saquinho e se possível deixar o violão no pedestal de parede.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


lpeko

é, tem um cantinho q da para pendurar na parede, mas a altura ideal é de quanto?

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


lpeko

é, tem um cantinho q da para pendurar na parede, mas a altura ideal é de quanto?

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Depende da altura do seu quarto/sala a onde você guarda ele,aqui o meu quarto tem 3 metros de altura,eu tenho 1,70 e deixo a minha guitarra em 2,00 metros de altura e fica ótima,Recomendo deixar uns 30 cm a mais da sua altura.

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar


lpeko

quanto mais alto menos umidade, certo? e outro eu ainda estou em fase de crescimento e tenho 1,60 m. Quando eu parar de crescer eu acho q vou ter de 1,80 a 1,90 m. Entao, é melhor eu colocar em altura? E vc conta a altura a partir do headstock ou a partir da parte de baixo do violão? Ah, e qual é o problema (algo respiratorio ou algo à acustica do violao?)q os fungos trazem?

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Aí vai uma foto de como eu deixo aqui no meu quarto

Aqui cara :)

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


edioceratineto

Certo,eu deixo em 2 metros cara e fica perfeito acho que pra você a altura ficaria boa tbm,do headstock,bem fungos em excesso iria ferrar a madeira do seu violão ainda bem que você conseguiu trocar.

edioceratineto
Veterano
# set/11 · Editado por: edioceratineto
· votar


lpeko

ficou da hora, cara, mas vc guarda o violao na capa, certo? Ah, antes de eu trocar, eu tirei uma foto do meu violao e vou postar agora.

edit: foto nada, video. Onde eu tava com minha cabeça?

lpeko
Veterano
# set/11
· votar


Certo,na maioria das vezes,uso muito pouco ele,uso mais a minha Telecaster hehe ;)

edioceratineto
Veterano
# set/11
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manchas Brancas dentro do meu violão Tagima Dallas