Persitencia ou talento?

    Autor Mensagem
    likeaboss09
    Veterano
    # set/11 · Editado por: likeaboss09


    Olá,tenho 16 anos.
    Gosto muito de musica e de tocar violao...so que nao sei se tenho talento,e isso me desanima as vezes,tocar bem era um dos meus sonhos, por isso que venho a perguntar a vcs,experientes e iniciantes que passaram ou estao passando pela msm coisa que eu...A arte do violao e da guitarra exige que a pessoa tenha talento?ou a persistencia pode supera-la...se eu me dedicar posso ser habilidoso com a guitarra??varias pessoas me disseram que vc ja nasce com um talento um dom...esse dom é realmente necessario?existe algum guitarrista famoso q nao teve tal dificuldade?me desculpem se exagerei nas perguntas?E que estou precisando mto dessas respostas.se algm puder passa msn pra conversar sobre violao e guitarra vai ser legal.
    Desde já obrigado.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Post motivacional abaixo. Para um assunto já discutido trocentas vezes. =P

    likeaboss09

    As duas coisas não são mutuamente exclusivas. Pelo contrário, são complementares. Considere "talento" como aquele "jeito para a coisa", uma certa facilidade para aprender. Suponha 3 categorias para "talento" e para "persitência": nenhum, muito e normal (é uma simplificação, na vida real eu imaginaria escalas contínuas). Eu faria as seguintes associações:

    nenhum talento + nenhuma persistência = nenhum resultado
    nenhum talento + persistência normal = nenhum resultado
    nenhum talento + muita persistência = murro em ponta de faca
    talento normal + nenhuma persistência = nenhum resultado
    talento normal + persistência normal = mediocridade
    talento normal + muita persistência = bons resultados
    muito talento + nenhuma persistência = nenhum resultado
    muito talento + persistência normal = bons resultados
    muito talento + muita persistência = Beethoven

    Vale lembrar que persistência só faz sentido se o método está certo. Como já disse alguém antes de mim, estudar certo por uma hora vale mais do que estudar errado por dez.

    Moral da história: a não ser que você não tenha o menor jeito para a coisa, persistir vale a pena. Só tenha certeza de que não está estudando de um jeito errado, e lembre-se de respeitar o teu próprio passo. Antes de correr, você precisou rolar, engatinhar, dar passos inseguros, cair, levantar, andar, e andar rápido.

    likeaboss09
    Veterano
    # set/11
    · votar


    uhauhuahuahuhau eu ri no muito talento +muita persistência = Beethoven.
    concordo com o que vc disse em relação a estudar do jeito errado...as vezes fico perdido sem saber pra onde ir no treino =/
    mas eu vo ser persistente...so sua resposta ja me motivou e espero que venham outras com criticas e motivaçoes ;D

    Carregando
    Veterano
    # set/11
    · votar


    likeaboss09


    eu não me considero nenhum pouco talentoso pra música.

    mas isso nunca foi um motivo para que eu parasse de estudar...

    tanto que já fiz 3 anos de aulas particulares e fui atras de um conservatório, e tenho muita vontade de conseguir meu sustento através da musica. Coisa que eu não acho nada impossível...
    mesmo não compondo nenhuma obra prima. Posso ser útil para a música de muitas formas.

    então se tu gosta do que tu faz, vai estudar e não fica pensando besteira... Que o maior talento de alguém pra qualquer coisa é a força de vontade.

    Lifoi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Talento é importante, mas de nada adianta sem dedicação.
    Dedicação é importante, mas de nada adianta sem talento.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog

    Veterano filho da mãe.Sabe até a escala mundial de esforço = resultado kkkkkkkkkkk

    mas no lugar de "talento" eu colocaria "vontade".

    Talento só se tem quando se tem vontade de aprender.E GERALMENTE (não sempre) se cria uma persistência.Todos nós músicos passamos por isso e quem diz que não teve dificuldade está mentindo.

    Pro likeaboss09 fica o meu vídeo de tudo que um músico adolescente passou (ou passa) para se tornar o dito.O vídeo não é serio,é pra rir mesmo de tudo de dúvidas,questionamentos,desânimos até a "perfeição".Vale a pena ver quem já é músico pra rir e pros "Futuros músicos modernos" ganharem vontade.Ficadica



    Melkchup
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mano, eu pensava como você =)
    igualzinho. mas acredite NINGUÉM NASCE COM NENHUM DOM
    é tudo praticar, praticar.

    Essa parada de "DOM" existe na cabeça dos que acreditam em contos de fadas. Agora, se seus dedos são gordinhos demais, Se eles não tem muita elasticidade.
    Isso pode ser uma desvantagem sua. entendeu ?
    é igual tirar virgindade mano.
    No inicio é tudo difícil, mas depois hehe.
    aprendi a tocar varias musicas no piano com apenas 2 semanas de pratica. sempre toquei guitarra e vioilão.
    ou seja, apenas pratica mais.
    abraço

    likeaboss09
    Veterano
    # set/11
    · votar


    as respostas sao estao me ajudando muito espero que venham mais...por as criticas e os comentarios e os conselham ajudam demias.

    Guilherme Nau
    O vídeo é nota 10,me identifiquei totalmente,muito engraçado USAUHSAUHSAUH' Ri muito vale a pena assistir.

    Melkchup
    seu coment foi um dos mais inspiradores pra mim vou me dedicar ate melhorar e continuar treinando.
    Obrigado a todos.
    espero mais respostas ;D

    AFSVilela
    Veterano
    # set/11 · Editado por: AFSVilela
    · votar


    Melkchup

    Bem, não podemos negar que alguns tenham realmente mais facilidade para aprender do que outros. Quem nunca teve na escola um colega que estudava 5 ou mais horas por dia para conseguir apenas a média, enquanto outro simplesmente comparecia às aulas, sem sequer levar o caderno, e tirava 90% em todas as provas? Uns podem chamar de dom de Deus, outros simplesmente de aptidão; mas o fato é que há diferentes níveis de assimilação. Isto se aplica tanto a atividades puramente intelectuais, como a atividades motoras.

    O que normalmente acontece é que, quem desde cedo demonstra uma leve vantagem no aprendizado, tende a obter resultados melhores, o que o estimula a ir em frente e praticar mais (foi o meu caso no desenho e no instrumento), ao contrário de quem se vê praticando e, após algum tempo sem os resultados esperados, simplesmente desanima. É o efeito "bola de neve".

    Por isso, concordo com o Post do Bog, segundo o qual os resultados são fruto de aptidão+persistência.

    AlanPPS
    Veterano
    # set/11 · Editado por: AlanPPS
    · votar


    Quando kirk hammett começou a fazer aula de guitarra, joe satriani seu professor, falou que guitarra não era para ele, que ele não tinha talento, mas o kirk não foi na palavra dele e começou a estudar e se aplicar muito e hoje é um dos maiores guitarras da atualidade e que influencia muita gente !!

    AFSVilela
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AlanPPS
    joe satriani seu professor, falou que guitarra não era para ele, que ele não tinha talento

    Fontes, por favor. Gostaria de ler mais a respeito.

    Wótila Carneiro
    Veterano
    # set/11
    · votar


    "Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi ninguém menos que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto"
    Fonte: Wikipédia

    AlanPPS
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AFSVilela

    Aqui está a fonte :

    http://www.guitarcoast.com/2008/01/kirk-hammett.html

    AFSVilela
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Wótila Carneiro
    AlanPPS

    Grazzie!

    Melkchup
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AFSVilela
    na minha escola, eu durmo 3 horarios. sou o melhor aluno em historia. e porque ? jogava muitos jogos de guerra e pesquisava sobre tudo que tava jogando. tipo, na verdade eu ainda acredito que é prática.

    mas não adianta você fazer TODO DIA '' DÓ, RÉ, MI ''
    Enquanto seu vizinho faz escalas todo dia entende ?

    Maatheeuuss
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog

    muito talento + muita persistência = Beethoven

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom

    likeaboss09

    Uma vez em um tópico eu tava falando sobre isso, só que com outras palavras; eu mencinei dom e dedicação. A minha opinião é que o esforço por muitas vezes supera o talento, porque não adianta nada ter muito talento, mas ser acomodado, ficar em um estado de estagnação, porque esse será facilmente superado pela pessoa que não tem tanto talento, mas que estuda com afinco e pretende sempre evoluir.

    Mas é claro, se conseguir unir as duas coisas, a pessoa vai longe.

    likeaboss09
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AlanPPS e
    Wótila Carneiro

    gostei da historia do Kirk Hammet!
    a resposta d vcs esta me ajudando mto...obrigado a todos,
    espero que continue recebendo respostas que ajudem a mim e outros que estejam com a msm duvida que eu.
    Novamente obrigado!

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A questão é ''o que é talento''.. dependendo não concordo com a definição.

    pulgadopc
    Veterano
    # set/11
    · votar


    NÃO EXISTE TALENTO!

    cesar1415
    Veterano
    # set/11
    · votar


    NÃO EXISTE TALENTO
    Falou pouco, mas falou bonito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Persitencia ou talento?