Troca de captadores

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


Delson

O microfone é com solda. O microfone fica preso numa cinta plástica que envolve a bateria, e dele sai um fio que vai pra dentro da caixinha de pré. Eu imaginei anular esse microfone e usar um outro piezo de contato (tipo moeda) na parte de dentro do tampo, entre a boca e o rastilho.

Já o captador piezo que coloquei não tem esta dobra de 90°, e por isso eu acredito que danifiquei o captador por fazer um furo 90°, pois o fio acaba dobrando. Não sei se é isso a causa das cordas Mizinha e Mizona ter um som mais fraco que as demais. No começo eu desconfiei que o rastilho não estivesse reto, mas não era o caso. Coloque ele sobre uma pedra da mármore (da pia da cozinha) e não passou luz. No meu entendimento ele está bem reto (rs). Então só me restou a possibilidade de ter danificado a malha ao dobrar (fio entupido rs).

Bom saber que existe este modelo revestido e com a dobra pra eu não ter furar meu violão de novo. Ele tem dois furos embaixo do rastilho, porque eu também tentei inverter a posição, e deu na mesma.

Agora, o meu captador piezo não tem plugue P2 pra encaixar no pré. Sem problema fazer uma adaptação ali, né, tipo instalar um jack P2, certo?!

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


Instalei esse no meu violão de náilon

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-930908620-equalizador-captador -violo-aco-nylon-fishman-presys-blend-_JM?quantity=1#position=35&type= item&tracking_id=9ecd7ba0-0ab9-4160-b602-3b70c0e5fba7

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


Dá pra trocar apenas o captador piezo?

Dá sim, o captador de piezo é só um cabo ligado num pré amp. Então da sim, é trocar esse cabo
Eu poderia substituir o microfone, ligando um captador de contato (passivo) na parte interna no tampo e ligar o fio dele no lugar do fio do microfone?

Cara dá pra fazer sim, mas recomendo fortemente que faça com um luthier, por dois mtivos: 1 o cara vai saber exatamente a melhor forma de instalar e 2 ele vai ter as ferramentas adequadas pra essa troca, que pode não ser muito fácil, dependendo do seu captador pode haver alguma adaptação elétrica necessária

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


instrumentista

Grato pela resposta!

O captador de contato que pretendo instalar em substituição ao microfone é este:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1265560192-captador-piezo-de-c ontato-simples-para-cordas-de-nylon-deval-_JM?quantity=1#position=8&ty pe=pad&tracking_id=4968b024-cc20-4858-9c8d-745e3ad41671&is_advertising =true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=7&ad_click_id=ZTJmZjkzZjQtZD U3MC00MTAyLWE1NmItZDJjYmExNzVlOTAw

Com exceção do fio de aterramento, é apenas um fio que vai direto pro jack. É este fio que pretendo ligar no microfone.

Quanto as ferramentas, eu disponho delas :)

instrumentista
Membro Novato
# jun/20 · Editado por: instrumentista
· votar


Com exceção do fio de aterramento, é apenas um fio que vai direto pro jack. É este fio que pretendo ligar no microfone.


Saquei, mano, tem algumas variáveis ai, pelo que eu entendi seu violão tem 2 captações, certo? um piezo e um mic. Geralmente o pre amp é quem controla o ganho dos dois, então funciona assim: os dois são ligados no pre amp e dele sai um cabo pro jack com o sinal de ambos misturado ou de 1 só (depende do seu "blend", coisa que você controla por um knob). Se o seu for assim (com duas captações) ligar o contato no jack não seria a melhor ideia, o ideal seria imitar o sistema da LrBaggs, que funciona exatamente como eu te descrevi. O cabo que sai do piezo e do contato vão até o pre amp que regula o som e trabalha "tipo" uma placa de som, e de lá sai o cabo pro jack.

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


eu ligar o contato no jack não seria a melhor idéia

Pra ser sincero eu nem sei se isso funciona, deve funcionar, maaaaaaas é uma variável

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


instrumentista

O microfone tem um controle de volume independente, e o sinal sai mixado no jack. Por isso pensei em substituir o microfone por captador de contato. Eu teria um controle de volume pra ele.

O cabo que sai do piezo e do contato vão até o pre amp que regula o som e trabalha "tipo" uma placa de som, e de lá sai o cabo pro jack.

A minha ideia é justamente essa. Eu aproveitaria o canal de microfone do meu pré amp pra usar o captador de contato (mataria o microfone).

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


LeandroP
Entendi, cara massa, acho que vai ficar melhor que o mic, boa sorte na instalação

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


instrumentista

Comprei o captador pela internet, o que já vem dobrado em 90°.
Vou fazer uma experiência.

Não comprei o captador de contato, porque inicialmente quero resolver este problema com o piezo que fica embaixo do rastilho. Com ele funcionando legal (sem esse desequilíbrio no volume entre as cordas das pontas), posso deixar pra frente esta experiência com um piezo de contato, avaliar melhor os modelos disponíveis. Os preços variam muito, e nem sempre o mais caro é o melhor, né?!

Valeu por queimar seus fósforos comigo nesse dilema rs
Postarei o resultado aqui com o novo captador piezo ;)

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


Valeu por queimar seus fósforos comigo nesse dilema rs
Postarei o resultado aqui com o novo captador piezo ;)


Relaxa man kkkkkk, poste ai depois o resultado

LeandroP
Moderador
# jun/20
· votar


instrumentista

Eu troquei o captador, e ainda sinto a falta de volume nas cordas graves, sobretudo na Mi. Poderia ser o pré-amplificador? É o tipo de peça que não gostaria de substituir em razão das dimensões variarem bastante.

instrumentista
Membro Novato
# jun/20
· votar


sobretudo na Mi
Cara, pode ser mas também pode não ser, eu descarto a possibilidade de ser o captador (é novo, não é possível que seja tanto azar assim) o que pode ser é justamente o rastilho, verifica se ele ta bem alinhado, se ta em contato com o captador. Se tiver tudo certo nele eu ainda verificaria bateria de pre amp essas coisas... iria eliminando do mais facil pro mais dificil de arrumar. Ve tambem se não é o sistema que você ta usando pra amplificar o som (caixa ou no computador), ve a equalização do pre amp se não tem nenhum efeito ativado e tal, se nada disso resolver é possível que seja o pre amp, mas ai eu sugiro que leve em alguém antes de comprar outro, pode ser que seja reparável, entende?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de captadores