Review: Giannini Gwsgpx e Gwsgpx12 - os "APXs" da Giannini

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/11


    Estava a procura de violões pequenos (ou seja, menores que dreadnoughts e jumbos) e com tampo maciço para performances ao vivo. Procurava também algum modelo disponível nas versões 6 e 12 cordas, para facilitar a troca de um pelo otro naquelas estantes pra tocar violão de pé. Por estes requisitos, os únicos modelos disponíveis no mercado por um preço convidativo eram estes Gianninis "GPX" (vamos simplificar aqui esta porra de modelo) e uns outros que têm corpo sólido. Comprei tanto o GPX quanto o GPX12 na Musical Grellmann e tive um ótimo atendimento por lá.

    Segue então o review duplo.

    1. Especificações (valem para os dois)
    Tampo: Maciço de Sitka Spruce Importada
    Faixa e fundo: Eucalipto na cor Mogno
    Tarraxas: Blindadas Douradas
    Braço: Cedro com tensor regulável
    Escala: Pau-ferro
    Trastes: 22 em Alpaca
    Marcação: Bolinhas Brancas
    Acabamento: Acetinado (fosco)
    Captador(es): Rastilho (piezo)
    Equalizador: Pré-amplificador ACUS-4TR
    Controles: 4 bandas (Volume, graves, médios, agudos, agudos-finos (Presence) e afinador)
    Saída: P-10 E XLR (Balanceada)
    Preço: R$800 (GPX) e R$850 (GPX12).

    2. Acabamento
    Aqui está o ponto fraco destes violões: o acabamento é medíocre. Existem várias pequenas falhas como traços de cola sob o verniz, roseta adesiva (????), pequenas rebarbas e mau posicionameno nos trates. Acredito que a Giannini deveria repensar este aspecto, pois acredito que seja possível sim fazer um violão nesta faixa de preço com um acabamento simples porém sem erros.

    3. Corpo
    O corpo é estilo APX, sendo bastante confortável pra se tocar tanto sentado quanto de pé. As laterais e o fundo são pontados com um verniz (mais "vinho" no GPX, mais "chocolate" no GPX12), à la Les Pauls, que eu achei muito bonito. E o tampo é maciço mesmo, não é uma casquinha.

    O GPX12 acabou apresentando um problema de ajuste de ação. O meu luthier rebaixou o rastilho até o talo e a ação ficou alta nas últimas casas. Credito este problema à altura do cavalete. Pode ser que o cavalete tenha esta característica para suportar a tensão das 12 cordas, então o problema estaria na montagem do braço ao corpo. De qualquer forma, não é um problema gravíssimo porque um violão de 12 não é feito pra se tocar direto depois da 12a. casa.

    4. Braço
    O GPX apresentou um problema de montagem dos trastes: alguns deles não estavam totalmente inseridos na escala. Reclamei com o pessoal da Musical Grellmann pedindo para fazer o reparo no meu luthier sob as custas deles, eles toparam e me deram um desconto na compra do GPX12. Antes de fechar o negócio do GPX12, fui bastante enfático com relação à verificação destes problemas antes de me enviarem o violão e no fim das contas não tive os mesmos problemas com o GPX12.

    O braço tem o formato normal dos demais violões de aço (ou seja, um C shape da vida), sendo apenas levemente estreito em relação aos que eu estava acostumado (Hofma YE-231 e Hofma 12 cordas). Assim como todo o violão, o acabamento é acetinado, possibilitando um deslize fácil da mão.

    5. Hardware
    Não cheguei a testá-los plugados ainda. O afinador é bem simples, indicando apenas se a afinação está acima, no ponto ou abaixo da nota indicada no display LCD. Ele tem saída P-10 e XLR balanceada, uma tendência nos violões recentemente lançados.

    As tarraxas funcionam legal e não apresentaram folgas. Os violões eram pra ser iguaizinhos também neste quesito tarraxas, porém o GPX12 veio com os "botões" das tarraxas num material semelhante à madrepérola caramelado, enquanto o GPX veio com tarraxas totalmente douradas.

    6. O Som
    Eis o que realmente fez valer a pena comprá-los. A acústica destes violões me surpreendeu muito, principalmente a do GPX já que eu tinha como parâmetro de comparação o meu violão antigo semelhante (Hofma YE-231). Mesmo tendo um corpo mais estreito que o Hofma, o GPX tem uma projeção sonora melhor, um timbre mais encorpado e menos "metalizado". O 12 cordas segue a mesma linha de timbre, porém é difícil compará-lo com o meu antigo Hofma 12 cordas porque os corpos são muito diferentes (flat x dreadnought).

    É isso pessoal. Se vocês estiverem procurando um violão de pequeno porte com tampo maciço, principalmente se quiser 12 cordas, não existem muitas opções além destas.

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aê... tem foto já???

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Will Bejar
    Estou pra tirar...

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aguardemos!!! ihhhhhuuuuuuuuuuuu...

    (falando em fotos, tô aprendendo mais sobre minha câmera fuçando bastante... hehehehe)

    rgrzz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    up

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Um adendo ao review...

    Após algum tempo com os violões, comecei a sentir alguns proleminhas. O 6 cordas tem um problema de volume na captação dos bordões, principalmente a mizona e a lá - aparentemente, o captador tem uma posição de montagem errada abaixo do rastilho. Já no 12 cordas, a ação é muito desconfortável (mesmo com o rastilho abaixado no máximo até facear o cavalete) chegando a ser uns 8 mm na altura da 12a. casa.

    Entrei em contato com a Assistência Técnica da Giannini pra tratar dos problemas. O pessoal foi bastante solícito e se prontificou a retirar os violões na minha casa para providenciar os eventuais reparos - tudo dentro da garantia. Estou torcendo para que os violões fiquem "tinindo", pois eu gostei do som e do estilo deles (bem apropriados pra tocar de pé).

    Aguardem cenas dos próximos capítulos...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Completando o review...

    Como disse anteriormente, tive alguns probleminhas com o violão e precisei enviá-los à Assistência Técnica da Giannini. O violão de 6 cordas foi reparado e o de 12 cordas foi trocado por um novo. Nesta troca do 12 cordas, os pinos de correia que casam com os meus strap locks ficaram no violão, mas eu avisei o pessoal da Giannini e eles me mandaram rapidamente. Ao que parece, os problemas se resolveram.

    Fica aí o relato de um ótimo atendimento da Giannini.

    fla3d
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dando um up no tópico, estou cogitando pegar esse Giannini 12 cordas, alguém tem mais algum relato? Alguma sugestão?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Giannini Gwsgpx e Gwsgpx12 - os "APXs" da Giannini