Autor |
Mensagem |
Lukinhacm Veterano |
# ago/11
Olá pessoal! Estou inicando nos estudos de Progressão Harmonica afim de me libertar das Tabs, cifras e qualquer referencia visual na hora de executar uma musica.
Já procurei em alguns topicos mas não encontrei nada concreto somente partes o que me deixa cada vez mais confuso.
Gostaria da ajuda de vcs com algumas referencias, dicas, exemplos e alguns passos que devo procurar e estudar para um bom entendiamento na hora executar uma Harmônia.
Obrigado pela força!
|
malucobeleza666 Veterano |
# ago/11
· votar
Lukinhacm
Liberte-se das tabs, mas por que das cifras? Cifras estão lá apenas para lhe falar qual é o acorde, e não como é o acorde, você precisa saber montar os acordes para ler progressões cifradas, não é demérito algum fazer uso de cifras. Cara, harmonia é muito vasta viu? Me parece que você está começando agora nesse mundo, e é muito legal esse interesse por harmonia. Seria legal você aprender as coisas basicas mesmo, intervalos, como montar acordes pelo sistema CAGED, campo harmonico, e a partir daí você vai se aprofundando, tem uns livros bem legais para estudo cara, de harmonia, eu uso o Harmonia e improvisação do almir chediak, vale muito a pena, tem muita coisa ali eheh é só ter vontade.t+^^
|
Lukinhacm Veterano |
# ago/11
· votar
Obrigado Malucobeleza666
As questões de intervalos, acordes, campo harmonico, CAGED, são coisas que ja são claras. E preciso agora partir para alguma coisa mais afundo. Quando me refiro a me livar das cifras estou querendo dizer que gostaria de entender o que acontece na musica por exemplo; um trecho da musica Flor de lis do Djavan:
C7(9) F7M e o meu jardim da vida Bb7(9) Em7(9) Ressecou, morreu A7(13-) D7(9) Do pé que brotou Maria G4(7/9) G7(9-) Gm7 Nem mar________garida nasceu (3X)
Gostaria de entender a lógica de utilizar acordes com (9), (13-), acordes fora do campo harmonico basico e por ai vai .....
Executar uma musica e entender realmente o que está acontecendo sem precisar ficar decorando cifras.
Sei que grande parte disso está relacionado as progressões mas preciso de uma linha de assuntos a qual devo seguir.
Vou entrar o livro do Cediak indicado e começar a estudar mas caso alguem possa enviar algumas dicas seria de muita ajuda.
Acredito que muitos passam pela mesma fase pois chega uma hora em que a teoria musicals e torna um pouco complicada principalmente tentando aprender sozinho com videos, livros e ....
Os topicos do forum estão me ajudando muito.
Continuem postando pessoal me ajudem em mais esse degrau ...
Vlw....
|