Escalas na pratica, tocando na igreja

    Autor Mensagem
    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11


    eae galera do cifra club. toco a um tempo e to com uma duvida, se alguem dis que uma musica é em G por exemplo ou em Gm como seias outras notas que devo colocar e se elas sao maiores ou menosres, nao sei se me entendem ams ainda nao achei resposta pra isso, vlw

    xavy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Terás que aprender o Campo Harmônico

    http://4.bp.blogspot.com/_aUI7bFAsT4I/StIz1x2ktAI/AAAAAAAAAEQ/Ui8aKoDE rD8/s320/CAMPO+HARMONICO+MAIOR+E+MENOR.jpg

    Bons estudos, é na base do "decoreba" mesmo, mas para tocar a musica sem nunca ter escutado será preciso treino e estudos para afinar seu "ouvido musical"

    Felicidades

    damiusc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    LucasGama.

    É exatamente o que o xavy disse.
    Toco muitos anos na igreja, e tive que aprender isso tudo na marra.
    Uma dica que vai te ajudar bastante é tirar mais detalhadamente as músicas que você toca e observar as sequências dos acordes na composição da harmonia da música.


    http://4.bp.blogspot.com/_aUI7bFAsT4I/StIz1x2ktAI/AAAAAAAAAEQ/Ui8aKoDE rD8/s320/CAMPO+HARMONICO+MAIOR+E+MENOR.jpg

    Essa tabela é bem prática, use mesmo ela. Mas procure não decorar mas sim aprender. Não pegue essa tabela e fique lendo, pegue ela e fique tocando os acordes.

    Espero ter ajudado. Abç!

    Zenicola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Creio que não exista uma sequencia lógica de acordes, principalmente musica que nunca se tenha ouvido tocar.
    "Parabens pra voce" por exemplo. pode ser tocada de varias formas, conhecendo-se acordes ( encaixando-os ).
    Exercicios diários são fundamentais.

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é isso ai galera fas ouco tempo que criei conta aqui no forum, muito obrigado to me animando novamente, pois tenho aprendido quase que sisosinho e procurando na internet, ams graças a deus vai tudo dar certo pois faço pra ele, e qeum quiser pode postar mais dicas relacionadas ao assunto.
    vlw

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Zenicola
    Existe sim uma sequência lógica de acordes, que se tira fundamento principal apartir do campo harmonico. O que não existe uma regra ou sequência lógica "obrigatória", é os tipos de acordes, notas escolhidas, acrescentada e assim vai. Isso depende da experiência e do nível musical do arranjador.

    LucasGama.
    Estuda pentatonicas, maiores e menores, joga no google e PUF! É uma das mais básicas e clássicas, no improviso e clássicos do rock. Se quiser algo mais profundo, pesquisa na internet as escalas do segóvia, shape e etc cara. Tem que se virar, meter a cara e ir atrás. Abraço.

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000
    to tentando faser isso mano indo atras as pentatonicas maiores e menos e até as setimas tao tranquilo mas elas entram em discordia com a tabela hasarmonica que o xavy mostrou a pentatonica maior por exemplo seria R.tom.tom.tom semi tom.tom.tom ( me corrig=ja se estiver errado) ja a tabela harmonica que ele mostrou é R.tom.tom.semitom.tom.tom.semitom isso tambem nao entendi pois as duas sao escalas diferentes entao se vou tocar uma musica com um amigo e ele fas a base sendo a musica em sol e eu vou solar pela pentatonica sendo pr exemplo um blue ao vai haver problema?

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    LucasGama.
    Primeiramente, pro solo dar certo, ou seja, como vc esclareceu aqui, se tal pessoa tocar a base e você solar, você tem que solar as notas que compõe aquela tonalidade. Por exemplo, o colega tá tocando algo em sol, uma progressão em sol maior, então as notas que dariam certo seriam:

    sol - la - si - do -re - mi -fa#

    simples né? ou seja, ai tenho a escala mãe, jonio de sol maior.

    * Pesquise mais adiante, modos gregos.

    Você também pode usar as pentatônicas de sol maior, e também a escala relativa menor de sol maior, que no caso seria Mi menor.

    Detalhe: Toda escala(tonalidade)maior possui uma escala relativa menor, que é o 6º grau(sexta)acima, ou 3ºgrau(terça) abaixo apartir da tonica da escala maior. Em um improviso, pode usar este recurso sem medo, pois as notas são as mesmas, o que muda é a qualidade da escala.

    xavy mostrou a pentatonica maior por exemplo seria R.tom.tom.tom semi tom.tom.tom ( me corrig=ja se estiver errado) ja a tabela harmonica que ele mostrou é R.tom.tom.semitom.tom.tom.semitom isso tambem nao entendi pois as duas sao escalas diferentes
    O que ele te mostrou esta sim, certo. É o seguinte cara, o que eu te ensinar e qualquer outra pessoa te ensinar aqui, sem você saber ler partitura, será meio que tiro à esmo. Mas esclarecendo sua dúvida: Cada escala possui sua estrutura de intervalos, ou seja, a distância entre uma nota para a outra, compõe a configuração e a classificação de uma escala, seja menor, menor melódica, maior e por assim vai. Isso é que é a diferença, e de diferença de uma escala maior para a menor, posso citar a terça da escala! A terça da escala maior será MAIOR, e a terça da escala menor será menor! Putz, tosco isso né? : )

    Bom é isso cara, bons estudos pra ti.


    geracaoanos2000

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000
    blz vlw manim, ainda ta meio dificil pois é muita coisa mas acho que com o tempo e tocando muito vou entender e aprender, entao pra eu tirar uma musicc ade ouvido eu vou só pelo som (é o qeu atualmente faço) ou eu uso uma escala logica?

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    LucasGama.
    >> http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/264938/

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000

    vlw vou estudar o teu topico, muito bom parabens mas dis ai qual a tua idade e a quanto tempo voce toca

    geracaoanos2000
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    LucasGama.
    16 Anos, comecei aproximadamente aos meus 7 ou 8 anos, mas considero que comecei em 2006, onde comecei estudar pra valer. Daqui 2 ou 3 anos me formo profissional.

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000
    ba parabens e boa sorte na tua carreiro, da pra ver que voce conhece bastante, me adiciona no msn pra nós trocar uma ideia uma hora blz, tenho muitas duvidas e voce gosta de responder ta sempre aqui no forum, é lucas.gama1995@hotmail.com

    xavy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000

    tu não postou mais videos teu. depois abre um topico com vc tocando alguma obra pra gente ouvir.

    abrass

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    geracaoanos2000

    É, abre um tópico lá cara, também gostaria de ver você tocando.

    xavy

    Ta meio sumido hein rapá!

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas na pratica, tocando na igreja