Aprenda Tirar Música de Ouvido [Tutorial]

Autor Mensagem
geracaoanos2000
Veterano
# jul/11 · Editado por: geracaoanos2000


Olá meus caros colegas de fórum e de instrumento. Venho através deste, trazer minha humilde contribuição, sobre como tirar músicas de ouvido, com algumas dicas e tal, pra ajudar aqueles que ainda não possuem a habilidade, ou querem aprimorar.

Bom, vamos lá. Primeiramente, aviso de antemão que para tirar músicas de ouvido, o músico(estudante), precisa ter um arsenal de conhecimentos, que serão necessários, e outros que iram ajudar muito. O Solfejo por exemplo, é uma matéria que desenvolve o ouvido, treina e deixa mais ligado aos detalhes, inclusive afinação e outros, e que aqui, na hora de tirar as músicas, será importante ter pelo menos, o básico desse domínio.

Começando aula:

CAMPO HARMÔNICO (MAIOR)
O Campo harmonico, é uma sucessão de acordes que se formam apartir de um determinado grau, e têm sua qualidade(Maior, menor, diminuto, aumentado...)de acordo com a estrutura da escala, e dos intervalos entre as terças sobrepostas que formam a tríade.

CAMPO HARMÔNICO MAIOR

A estrutura da escala MAIOR é:
Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom


Os respectivos graus serão:
I - IV - V= Maiores.
II - III - VI= Menores.
VII= Diminuto.

Ou seja, o campo harmônico de qualquer tonalidade maior, terá seus acordes com a seguinte classificação de qualidade:

IM7 - IIm7 - IIIm7 - IVM7 - VM7 - VIm7 - VIIm7(b5)


* O Joãozinho chega pro professor geraçãoanos2000 e pergunta:

Tá professor, mas como eu vou usar isso ai? Bom Joãozinho, é o seguinte, você descobrindo a tonalidade, apartir da tônica você já sabe quais são os outros acordes que compôem essa tonalidade. Por exemplo: O acorde Dominante(V grau) de Ré Maior, é LÁ Maior.

- Joãozinho: Professor, como você sabe que o quinto grau de Ré Maior, é Lá maior? Então Joãozinho, eu sei, porque eu segui a estrutura do campo harmônico maior, ou seja, eu segui aquela fórmula que ensinei no início de nossa aula, e aplicando no campo de Ré Maior, fica assim:

DM7 - Em7 - F#m7 - GM7 - AM7 - Bm7 - C#m7(b5)
IM7 - IIm7 - IIIm7 - IVM7 - VM7 - VIm7 - VIIm7(b5)

- Professor geraçãoanos2000: Legal né Joãozinho?

- Joãozinho: Nossa professor! Acho que entendi! Me passa mais dicas de como tirar as músicas?


DICA
Uma boa dica pra tentar descobrir qual é o primeiro acorde, é tentar reproduzir a mesma nota que o som do acorde produz. Começando pelo primeiro acorde, que pode representar a Tônica da tonalidade. Pra ajudar a saber à qual campo harmônico se refere o acorde, é bom você saber a sonoridade da qualidade de cada acorde. Saber que o acorde menor soa um pouco triste, o acorde maior soa aberto, alegre, e etc. Ter um ouvido treinado, é uma boa opção também.



CAMPO HARMÔNICO (MENOR)
CAMPO HARMÕNICO MENOR

A estrutura do escala menor é:
Tom - Semitom - Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom

Os respectivos graus serão:
I - IV - V= Menores
III- VI - VII= Maiores.
II= Diminuto.

- Joãozinho: Ah professor, com o campo menor, vai funcionar da mesmo forma que o campo harmônico Maior né?

- Professor geraçãoanos2000: Sim Joãozinho, repare que no campo harmônico menor, os graus I - IV - V, são o inverso de qualidade do campo Maior! No campo menor, os graus I - IV - V serão menores, e no campo harmônico maior, serão menores. O Ideal é você praticar em um pentagrama, montando uma tonalidade menor, montando as triades, classificando-as, e colocando os graus embaixo. Da mesma forma, faça no campo harmônico Maior.

- Joãozinho: Poxa professor, que legal! Mas tem alguma dica pra me ajudar montar os acordes mais rápido, e também montá-los mais rapidos?

- Professor geraçãoanos2000: Sim! Tem uma matéria legal, que se chama CAGED - Sistema 5, pesquise em um site bem legal chamado Google, que você vai encontrar. Com esse sistema, você será capaz de montar qualquer acorde, em qualquer lugar do braço do instrumento.


PRATICANDO

Como exercício, segue-se sugestões de treino:

- Estudar solfejo.

- Tentar tirar músicas não conhecidas por você.

- Fazer análises de músicas, indentificando os graus em cima dos acordes, e descobrindo as progressões.


Bom meus caros, até à próxima! Espero ter ajudado!





Dúvidas

\/ \/ \/ \/

Ariel Ferreira
Veterano
# jul/11
· votar


Cara parabéns e muito obrigado por este otimo tutorial tenho certeza que irá ajudar muita gente assim como eu com este tutorial.

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


Uma outra coisa importante também que esqueci de comentar, é que é fundamental saber as ordens dos sustenidos e bemóis, para achar mais rápido as tonalidades. Geralmente quem lê partituras, tem mais facilidade e tem mais domínio desses conteúdos. Por isso, recomendo também que saibam ler partituras, além de dominar cifras alfabéticas, numéricas, tablaturas e etc. Assim você se torna um músico mais completo, "pau pra toda obra".

johnnyalves
Veterano
# jul/11
· votar


Cara muito boa essa sua explicaçao.
espero que continue ajudando iniciantes no assunto como eu...

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


johnnyalves
Opa, fico feliz que tenha gostado! Comentários como esse, me incentivam a continuar. Vou preparar um material pra criar mais umas aulinhas, vou preparar um tempo aqui pra isso.


Abraço do,
geraçãoanos2000

Rick Rock
Veterano
# jul/11
· votar


geracaoanos2000
Parabéns pela iniciativa, ainda não tive tempo de ler, mas quando chegar em casa dou uma olhada com mais calma e se surgirem dúvidas eu conto com sua ajuda.

Abraço

Gaiap
Veterano
# jul/11
· votar


____________________________________

Ei amigo, não teria outra forma mais fácil de ensinar ?
Não consigo inteder aquela história de que o acorde menor é a partir do 5 grau.

Mas foi muito inteligente essa aula aê que você nos deu! Valew

___________________________________

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


Gaiap
Olá! Obrigado pelo elogio. Bom, esta, foi a forma, e considero a mais fácil de todas. Não entendi direito sua pergunta...Explique melhor para que eu possa te ajudar, fique a vontade! : )


Abraço do,
geraçãoanos2000

johnnyalves
Veterano
# jul/11
· votar


geracaoanos2000

voce entendi de emprestimo modal ?se sim...me explica.

WagnerBombeiro
Veterano
# jul/11
· votar


Muito bom, esta ajudando bastante os iniciantes, como eu, grato!

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


johnnyalves
Olá! Nesse site tem uma explicação bem interessante sobre emprestimo modal e interativa com áudios como exemplo, eu recomendo que você dê uma lida, qualquer coisa pergunta aqui.


Abraço!

XandeMenegussi
Veterano
# ago/11
· votar


Uma dica para saber qual o tom da música é pegar o acorde que você desconfia ser a tônica e tentar terminar a música neste acorde.

Geralmente, o acorde que conseguir "fexar" a música é a tônica.

Esta dica é bem para iniciantes no campo harmônico.

Sempre bom pegar aquela tabelinha que está aqui:
http://img137.imageshack.us/img137/9817/campoharmonico.gif

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


XandeMenegussi
É uma possibilidade, dependendo do gênero musical, pode não funcionar, à não seja que se trata de uma música tonal popular fácil, como o sertanejo universitário por exemplo, forró, onde se utilizam muito de clichês já conhecidos. Uma outra forma tbm que eu tô percebendo, é que conhecer as progressões tbm ajuda, sabendo uma possibilidade, "desse tal grau, pode cair nesse" e assim vai. Outra por um lado mais técnico, é saber a função de cada grau, ai a gente já entra em um mundo de maior compreensão, sabendo que os dominantes são graus de preparação, e a tônica é resolução e etc. Acho que é isso, que quiser contribuir ai com tópico como
XandeMenegussi, fiquem a vontade! : )



Abraço do;
geracaoanos2000

leviribeiro
Veterano
# ago/11
· votar


geracaoanos2000

boa iniciativa! é um jeito de começar pra quem nao tem a minima noçao, nem ouvido pra tirar as musicas, com o tempo vai se acostumando com as passagens, escalas, e consegue tirar coisas mais complicadas!

XandeMenegussi
Veterano
# ago/11 · Editado por: XandeMenegussi
· votar


geracaoanos2000

É meu amigo, sofri para aprender campo harmônico ! Agora tento facilitar o caminho para os próximos, assim como você.

Então, a dica que passei é para músicas mais populares sim... pois há uma enorme chance que você toque-as quando estiver sem cifras ou partituras.. alguém pode pedir uma música assim, pois afinal, ela é popular.

Outra dica muito boa é a progressão I V VI IV, quem não entendeu isso... é muito simples, cada número romano é um grau do campo harmônico.
Tomando como base o campo de Sol (G), a progressão fica: G D Em C

Esta progressão é básica para quem quer tirar uma música de ouvido, sempre deve ser a primeira progressão a tentar quando for tirar uma música que não se tem o conhecimento da cifra.

Sempre tente tocar a música nela, pode ser que não "encaixe", aí a música está em outra progressão... mas espere ! A progressão pode estar no refrão.
Ou seja, ela é muito importante, usem ela !

A progressão em outros tons (a primeira é a tônica):

C-G-Am-F
D-A-Bm-G
E-B-C#m-A
F-C-Dm-Bb
G-D-Em-C
A-E-F#m-D
B-F#-G#m-E

Esta dica é quente para quem está começando, aproveitem !

Se você tem dificuldades com pestana, utilize o tom de Sol (G), é o único que não possui pestana. Mas lembre-se, se você está no campo harmônico, pestana não deveria ser um problema, outros graus de sol possuem sim pestana, ela é essencial

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


XandeMenegussi
Legal! Valeu pelo post!

; )


Abraço do;
geraçãoanos2000

WagnerBombeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Cara não querendo "comer" a sequência de aprendizado, mais e as variações (acordes complexos), no samba por exemplo, com o tempo aprendi alguns clichês, mais em algumas parece não seguir uma sequência lógica, estou falando besteira? Vlw galera.

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


WagnerBombeiro
Não, não esta falando besteira. Pagode, samba, possuem a harmonização bem mais complexa mesmo. A harmonia é tão bem feita, que ao passar de dois acordes, a nota mais grave do acorde sugere uma melodia cantável, concorda comigo? Isso sim é uma boa harmonia. Falando em complexidade, temos os recursos de dominantes secundários, inversão de acordes, acordes suspensos, com 4quarta, com 6sexta e assim vai.

XandeMenegussi
Veterano
# ago/11
· votar


WagnerBombeiro

Aí são sequências difíceis, são as sequencias (termo correto é progressões) modais, que não seguem um padrao (por isso são difíceis)

Muitas vezes ocorre que em algum ponto dentro da música toda em progressao modal exista uma sequencia dessas que nós conhecemos, aí ja facilita... mas algumas músicas não tem padrão mesmo.

WagnerBombeiro
Veterano
# ago/11
· votar


Pois é senhores, é bem nisso que sinto dificuldades, claro reproduzir até que fácil, decorar os acordes, improvisar com escalas enfim, mas realmente harmonizar, uma composição por exemplo, é outra história. Mas com calma eu chego lá, obrigado pela ajuda.

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


WagnerBombeiro
Um grande salto no seu aprendizado, é tirar a palavra decorar do seu vocabulário. O que temos mesmo, é que aprender. Nós músicos, estamos sempre aprendendo, acho que é uma das poucas profissões que possui atualização e reciclagem todos os dias. Sobre decorar acordes, esqueça. Pesquise no google sobre sistema 5 CAGED. Sobre harmonização, faça download do livro: >Harmonia e Improvisação<. Quando tiver estudando, erre, erre, erre. Se você acertar, vai ficar sem graça, você vai levantar da cadeira, vai ser achar o fod***, guardar o violão e não irá aprender mais nada. Porque você ja sabe. Entende? É isso!

Abraço pra ti e sucesso para todos nós;
geraçãoanos2000

XandeMenegussi
Veterano
# ago/11 · Editado por: XandeMenegussi
· votar


geracaoanos2000

O sistem CAGED é uma boa também cara ! Mas antes de dominá-lo é importante estudar intervalos !
Pra não ficar se perguntando por que diabos do Sí (B) vai direto pro Dó (C) e tal

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


XandeMenegussi
Ok! Pra quem não sabe nada sobre intervalos, tome essa:



amador_ssa
Veterano
# ago/11
· votar


geraçãoanos2000
Valeu pela aula irmão! Sabemos que a melodia é lógica, mas pode sofrer alterações, as vezes aparecem notas que não fazem parte do campo harmônico mas conhece-lo é fundamental! Muito boa sua aula!

XandeMenegussi
Valeu pelas dicas ae brother, realmente terminar a música com uma nota e o tom dela ser essa nota tem muita chance de acontecer e a velha sequência G D Em C é bem usada! Não estudei teoria, sei quase nada, minha primeira música tirada de ouvido tem esta sequência, só muda uma pequena parte, depois percebi que mudam as tonalidades mas a sequência teima em aparecer rsrs ainda bem. Tocando com amigos ja levei muita música que nunca ouvi nesta sequência. Claro, não da pra generalizar mas na maioria das vezes aparece, boas dicas!!!

amador_ssa
Veterano
# ago/11
· votar


Iaew galera!

Alguém pode me dizer se é impressão minha ou existe alguma relação entre as seguintes notas:

C / Am
D / Bm
F / Dm

humm Meninaao
Veterano
# ago/11
· votar


Só tem uma coisa que nunca vi na pratica, tem muito a ver com o assunto.


O que é Setima da dominante? A 7ª do quinto grau?

Acorde setima da dominante?

Cadencia harmonica?

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


amador_ssa
A relação que existe entre esses acordes, é que trata-se de uma escala MAIOR e sua escala menor RELATIVA. Para achar a escala menor relativa de uma menor, acha-se uma terça abaixo ou a sexta acima apartir da tonica. Para achar a relativa maior de uma menor, acha-se o terceiro grau acima. A armadura de clave é a mesma para ambas.

tendeu? tendeu?

amador_ssa
Veterano
# ago/11
· votar


geraçãoanos2000

Obrigado pela resposta mas... Você perguntou se eu tendi? No, no eu no tendi naaaada maluuuco.....

Cara, eu sempre achei esses acordes parecidos mas como eu disse, não sei nada de teoria.

terça?sexta?tônica?terceiro grau?armadura?clave? Sabe o que isso me lembra?

-Terça e sexta me lembra dias da semana.
-Tônica, acentuação gráfica.
-Terceiro grau, so sei a fórmula da equação de 2º grau...
-Armadura... "ME DE SUA FORÇA PEGASUUUUS!" lembro de Cavaleiros do Zodiaco rsrs
-Clave, sei que é algo sobre música?...?

Brincadeiras a parte, se o Sr. Professor Geração2000 puder me explicar (traduzir) tais termos, este violonista amador que vos fala ficará bastante grato!

geracaoanos2000
Veterano
# ago/11
· votar


amador_ssa
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

você tem bom senso de humor haha! : )

http://9a.athoscompanny.com.br/Apostila_Iniciacao_Musical.pdf


Bom proveito, e abraço.

amador_ssa
Veterano
# ago/11
· votar


geraçãoanos2000

Brigadão cara! To meio sem tempo pra estudar violão mas assim que puder verei o material! Valeu pela força!

O senso de humor tem que existi né, principalmente nos artistas (Não sou artista). Quando toco violão sozinho, viajo comigo mesmo mas quando tem um aniversário, uma roda de amigos, as vezes ninguem participa, parece que você é invisivel, e as vezes aparece um carinha pra criticar, as vezes o cara nem sabe segurar o violão rsrs. Mas acontece até com profissionais... Aconteceu com um brother que toca muito, ai haja senso de humor.
Uma vez tava tocando num aniversário, mas xeguei atrasado, todo mundo desanimado, tive que largar o Chicletão, a Fugidinha, Sábado num forro, só com animação pra galera acordar rs

Valeu man!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprenda Tirar Música de Ouvido [Tutorial]