Autor |
Mensagem |
LucasGama. Veterano |
# ago/11
eae galera do cifra club. toco a um tempo e to com uma duvida, se alguem dis que uma musica é em G por exemplo ou em Gm como seias outras notas que devo colocar e se elas sao maiores ou menosres, nao sei se me entendem ams ainda nao achei resposta pra isso, vlw
|
xavy Veterano |
# ago/11
· votar
Terás que aprender o Campo Harmônico
http://4.bp.blogspot.com/_aUI7bFAsT4I/StIz1x2ktAI/AAAAAAAAAEQ/Ui8aKoDE rD8/s320/CAMPO+HARMONICO+MAIOR+E+MENOR.jpg
Bons estudos, é na base do "decoreba" mesmo, mas para tocar a musica sem nunca ter escutado será preciso treino e estudos para afinar seu "ouvido musical"
Felicidades
|
damiusc Veterano |
# ago/11
· votar
LucasGama.
É exatamente o que o xavy disse. Toco muitos anos na igreja, e tive que aprender isso tudo na marra. Uma dica que vai te ajudar bastante é tirar mais detalhadamente as músicas que você toca e observar as sequências dos acordes na composição da harmonia da música.
http://4.bp.blogspot.com/_aUI7bFAsT4I/StIz1x2ktAI/AAAAAAAAAEQ/Ui8aKoDE rD8/s320/CAMPO+HARMONICO+MAIOR+E+MENOR.jpg
Essa tabela é bem prática, use mesmo ela. Mas procure não decorar mas sim aprender. Não pegue essa tabela e fique lendo, pegue ela e fique tocando os acordes.
Espero ter ajudado. Abç!
|
Zenicola Veterano |
# ago/11
· votar
Creio que não exista uma sequencia lógica de acordes, principalmente musica que nunca se tenha ouvido tocar. "Parabens pra voce" por exemplo. pode ser tocada de varias formas, conhecendo-se acordes ( encaixando-os ). Exercicios diários são fundamentais.
|
LucasGama. Veterano |
# ago/11
· votar
é isso ai galera fas ouco tempo que criei conta aqui no forum, muito obrigado to me animando novamente, pois tenho aprendido quase que sisosinho e procurando na internet, ams graças a deus vai tudo dar certo pois faço pra ele, e qeum quiser pode postar mais dicas relacionadas ao assunto. vlw
|
geracaoanos2000 Veterano |
# ago/11
· votar
Zenicola Existe sim uma sequência lógica de acordes, que se tira fundamento principal apartir do campo harmonico. O que não existe uma regra ou sequência lógica "obrigatória", é os tipos de acordes, notas escolhidas, acrescentada e assim vai. Isso depende da experiência e do nível musical do arranjador.
LucasGama. Estuda pentatonicas, maiores e menores, joga no google e PUF! É uma das mais básicas e clássicas, no improviso e clássicos do rock. Se quiser algo mais profundo, pesquisa na internet as escalas do segóvia, shape e etc cara. Tem que se virar, meter a cara e ir atrás. Abraço.
|
LucasGama. Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000 to tentando faser isso mano indo atras as pentatonicas maiores e menos e até as setimas tao tranquilo mas elas entram em discordia com a tabela hasarmonica que o xavy mostrou a pentatonica maior por exemplo seria R.tom.tom.tom semi tom.tom.tom ( me corrig=ja se estiver errado) ja a tabela harmonica que ele mostrou é R.tom.tom.semitom.tom.tom.semitom isso tambem nao entendi pois as duas sao escalas diferentes entao se vou tocar uma musica com um amigo e ele fas a base sendo a musica em sol e eu vou solar pela pentatonica sendo pr exemplo um blue ao vai haver problema?
|
# ago/11
· votar
LucasGama. Primeiramente, pro solo dar certo, ou seja, como vc esclareceu aqui, se tal pessoa tocar a base e você solar, você tem que solar as notas que compõe aquela tonalidade. Por exemplo, o colega tá tocando algo em sol, uma progressão em sol maior, então as notas que dariam certo seriam:
sol - la - si - do -re - mi -fa#
simples né? ou seja, ai tenho a escala mãe, jonio de sol maior.
* Pesquise mais adiante, modos gregos.
Você também pode usar as pentatônicas de sol maior, e também a escala relativa menor de sol maior, que no caso seria Mi menor.
Detalhe: Toda escala(tonalidade)maior possui uma escala relativa menor, que é o 6º grau(sexta)acima, ou 3ºgrau(terça) abaixo apartir da tonica da escala maior. Em um improviso, pode usar este recurso sem medo, pois as notas são as mesmas, o que muda é a qualidade da escala.
xavy mostrou a pentatonica maior por exemplo seria R.tom.tom.tom semi tom.tom.tom ( me corrig=ja se estiver errado) ja a tabela harmonica que ele mostrou é R.tom.tom.semitom.tom.tom.semitom isso tambem nao entendi pois as duas sao escalas diferentes O que ele te mostrou esta sim, certo. É o seguinte cara, o que eu te ensinar e qualquer outra pessoa te ensinar aqui, sem você saber ler partitura, será meio que tiro à esmo. Mas esclarecendo sua dúvida: Cada escala possui sua estrutura de intervalos, ou seja, a distância entre uma nota para a outra, compõe a configuração e a classificação de uma escala, seja menor, menor melódica, maior e por assim vai. Isso é que é a diferença, e de diferença de uma escala maior para a menor, posso citar a terça da escala! A terça da escala maior será MAIOR, e a terça da escala menor será menor! Putz, tosco isso né? : )
Bom é isso cara, bons estudos pra ti.
geracaoanos2000
|
LucasGama. Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000 blz vlw manim, ainda ta meio dificil pois é muita coisa mas acho que com o tempo e tocando muito vou entender e aprender, entao pra eu tirar uma musicc ade ouvido eu vou só pelo som (é o qeu atualmente faço) ou eu uso uma escala logica?
|
# ago/11
· votar
LucasGama. >> http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/264938/
|
LucasGama. Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000
vlw vou estudar o teu topico, muito bom parabens mas dis ai qual a tua idade e a quanto tempo voce toca
|
# ago/11
· votar
LucasGama. 16 Anos, comecei aproximadamente aos meus 7 ou 8 anos, mas considero que comecei em 2006, onde comecei estudar pra valer. Daqui 2 ou 3 anos me formo profissional.
|
LucasGama. Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000 ba parabens e boa sorte na tua carreiro, da pra ver que voce conhece bastante, me adiciona no msn pra nós trocar uma ideia uma hora blz, tenho muitas duvidas e voce gosta de responder ta sempre aqui no forum, é lucas.gama1995@hotmail.com
|
xavy Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000
tu não postou mais videos teu. depois abre um topico com vc tocando alguma obra pra gente ouvir.
abrass
|
Rick Rock Veterano |
# ago/11
· votar
geracaoanos2000
É, abre um tópico lá cara, também gostaria de ver você tocando.
xavy
Ta meio sumido hein rapá!
Abraço
|