Série apx/cpx da Yamaha

    Autor Mensagem
    slvr
    Veterano
    # ago/11


    e aí galera, beleza?
    to procurando um modelo pra aprender a tocar, queria pegar um realmente bom de ínicio e levar a sério. dps de pesquisar bastante, olhar vídeos e tal, cheguei nessas 2 linhas da yamaha, que me agradaram bastante, especialmente a CPX. alguém tem ou conhece? queria p/ tocar umas paradas mais 'rock': foo fighters, oasis, creed, goo goo dolls, red hot, john mayer.. pretendo comprar no ebay, já que é consideravelmente mais barato. se alguém tem/já ouviu ou tem algum outro modelo p/ indicar, posta ae!!

    agradeço desde já!
    abraços

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr
    Fala, cara.

    Já li muitas coisas aqui no FCC falando dessa linha CPX. Falam bem dele.
    Nunca toquei, mas acho que vc pode usar a busca que certamente vai encontrar informações boas.

    Um aceno de longe!!!

    AFSVilela
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr

    Tenho um CPX 900 e além do que você pode ler nos demais tópicos sobre ele, o que tenho a falar é que o grande diferencial destas séries (APX e CPX) é a captação, dos modelos 700 para cima, que é realmente excepcional. Caso seu interesse seja tocar desplugado, pode ser que você encontre algo mais em conta, mas para quem quer tocar ligado em linha, vale cada centavo.

    No mais, dê uma lida com atenção nos tópicos abaixo, e qualquer dúvida, é só perguntar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/217447/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/177130/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/220136/

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É isso aí, pra tocar plugado vale a pena os APX, se não me engano eles vem com afinador embutido tb

    Bog
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Bog
    · votar


    slvr

    Tenho alguma experiência com eles. Meu primeiro violão "de verdade" foi um Yamaha CPX-5. Tenho também um APX-900. Esses dias brinquei com um CPX-1200.

    Assino embaixo do que o AFSVilela disse. Acusticamente, são instrumentos medianos (os CPX) ou fracos (os APX). O grande diferencial é a captação dos modelos 700 para cima. Na verdade, comprei MUITO recentemente um violão novo (chegou hoje!), porque já faz um tempo que eu parei de tocar no barzinho e queria algo que funcionasse melhor desplugado. Mas não penso em me desfazer do APX-900, porque plugado ele ainda mata a pau. O APX também continua imbatível no quesito conforto. Vai continuar sendo o meu titular para gravações e as (raras) vezes que eu tocar fora.

    Enfim, se você está começando a aprender agora, talvez você fosse ficar com os modelos mais básicos, com captação piezo normal, e neste caso talvez você encontre algo melhor pelo mesmo preço. Mas se estivermos falando da linha 700 para cima *E* você pretende usar o instrumento plugado com certa frequência... aí começa a valer a pena.

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    valeuuu ae!! é, na verdade minha intençao é tocar desplugado mesmo, até porque vou começar.. então acham que eu poderia arrumar algo melhor que os APX/CPX entre essa faixa de preço, se for p tocar desplugado? dêem sugestões de outros modelos! valeuu

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr

    Não sei de qual faixa de preço você está falando, porque você não disse qual APX/CPX pretendia comprar. =P

    Também não sei direito o que tem por aí nem quanto custa, mas para tocar desplugado eu acho que você encontra sim coisa melhor.

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aehaueha, desculpa, nao especifiquei mesmo. os cpx que eu vi sao os 900/1000, entre 700 e 800 dólares no ebay. queria algo realmente bom e nessa faixa.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    po até 1000 dollares da pra comprar coisa mto boa cara, quando eu tava no Canadá comprei um yamaha folk, tampo em spruce por 230 dollares, não tem plug, mas tocando acústico tem um sonzão, pq é folk né, naturalmente mais alto

    O modelo é FG700MS, não sei se tu encontra aqui no Brasil, mas enfim só pra te ilustrar que com 1000 dollares vc pega um violão alto nível.

    Abs!

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/el-a c-guitars/cpx/?mode=compare&tab=product_lineup&selected=3858_230458_

    Uma comparaçao entre o CPX900 e o CPX1000. O que acham? Encontrei os 2 pelo mesmo preço no ebay, 750 dólares. O CPX1000 é bem superior? Será que nao vale a pena se for p tocar desplugado? Valeuuu

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr

    se vc quiser tocar só desplugado, tem outros melhores pra essa finalidade....como já disseram antes, o ponto forte do APX e CPX é a captação, pra tocar plugado

    Vc ta ligado que acima de 500 dollares tem q pagar 60% de imposto e declarar na alfândega qnd chegar aqui né?

    Bog
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Bog
    · votar


    slvr

    Por esse dinheiro e no exterior tem muita coisa boa. E se você pegar um violão sem captação, pode encontrar algo ainda melhor, porque afinal de contas a captação tem um custo. A própria Yamaha tem violões mais voltados para o uso puramente acústico. Outras marcas, idem.

    O CPX1000 é bem superior?

    Como dito, eu toquei no CPX1200 esses dias. Não espere uma diferença brutal desplugado. A principal diferença entre o 900 e o 1000 é a captação.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    a captação dos CPX é da Fishman ?

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pé de chinelo

    Nao. É da própria Yamaha. E este é o ponto. Um piezo, por melhor que seja, ainda tem som de piezo. Capta apenas a vibração das cordas, e tem uma curva de ataque bem diferente do normal de um violão. Existem vários sistemas que procuram contornar isso, e várias regras. Uma das mais importantes é que não adianta simplesmente pegar um captador piezo e adaptar embaixo do rastilho. O ideal é projetar tudo como um sistema integrado. Os APX/CPX 700 e 900 colocam transdutores sob o tampo, um princípio já usado no Taylor Expression System (que é ótimo, mas é caro). Já os APX/CPX 1000 e 1200 usam uma tecnologia parecida com a do Fishman Aura. Eles voltam a usar piezo, mas dentro da ponte (i.e. não é adaptado, é feito para ser assim), e "reconstroem" coisas como a ressonância do corpo do violão usando processamento digital.

    AFSVilela
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog
    Como dito, eu toquei no CPX1200 esses dias.

    E aí, Bog, o que achou? O SRT representa uma evolução real em relação ao ART? Estou pensando em trocar meu CPX 900 por um 1000, se a captação for realmente superior, e se conseguir alguém pra trazê-lo dos EUA. Vi um video demo no Youtube, em que não acreditei que o violão estava em linha (mesmo batendo forte nas cordas, o som estava bem natural).

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    AFSVilela

    Então, eu não comparei diretamente, porque o APX900 fica aqui em casa, e o CPX1200 eu testei nas lojas (umas 3 diferentes!). Mas tenho que dizer que não fiquei impressionado do mesmo jeito que fiquei quando ouvi pela primeira vez o APX900 e principalmente os NTX/NCX (de nylon). Para mim, o APX900 está mais do que bom para usar em linha.

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Foi dito aí que acusticamente os APX são fracos.. P/ esse vídeo achei mt bom, não acham?

    http://www.youtube.com/watch?v=MlQAkr-3Ih4

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr

    Nenhum vídeo do YouTube vai deixar claros os dois problemas do APX:

    1. Falta de volume.
    2. Falta de graves.

    Lembre-se, eu tenho um APX900, igualzinho ao do vídeo, eu não estou falando isso porque me disseram. Já tentei tocar junto com outro violão e o som do APX simplesmente desapareceu, ninguém me ouvia. Isso é resultado direto do tamanho pequeno do corpo. Nenhum violão pequeno vai ter muito volume e graves. E sempre vai puxar para os agudos (esta parte dá para notar no vídeo).

    O APX900 tem um som rico (o 700 é um pouco mais "plano", imagino que o 500 seja ainda mais). Os problemas são outros, e nenhum vídeo do YouTube vai mostrar eles.

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Exatamente, já testei o apx 900 e gostei MUITO, porem ele tem um som baixo desplugado, e a falta de graves realmente existe. Mas se for para tocar plugado realmete vale a pena.

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ok. To quase fechando c/ um CPX 1000, é da linha nova, com sistema de captação SRT. Achei poucos vídeos e artigos, eu gostei bastante do CPX 900, o sucessor 1000 não deve ser pior, né? Achei os 2 pelo mesmo preço. Valeu!

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr

    Ué, resolveu ficar com o CPX mesmo? Você não ia pegar um violão para tocar desplugado? Como mais de uma pessoa já disse, o grande diferencial destes violões é exatamente a captação...

    Aliás:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/267045/#7753466

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slvr
    mas o mais importante é q vc gostou, então leve ele msm. E outra, no dia q vc for comprar vc vai saber exatamente qual levar,
    Boa compra.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    slow134

    Concordo com isso, o mais importante é o cara ficar satisfeito.

    slvr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Poisé, apesar de talvez o diferencial do CPX ser o som plugado, gostei muito do som dele desplugado. Talvez no futuro use ele plugado. Pesquisei outros modelos na mesma faixa de preço e foi o que o som mais me agradou. Valeu!

    celo.brazill
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Óla galera!!!

    Comprei um CPX 700ii, porém quando fui tocar plugado, meu som desapareceu no meio dos outros instrumentos, o contrario do meu outro violão (eagle ch888) que tem um som muito alto.

    Já esperava que o som fosse mais baixo, porém é muito mais, tive que topar quase tdo na mesa e no violão pra esculta-lo, achei até que fosse as pilhas, mas não.

    hoje vou testa-lo num cubo, mas não acredito que tenha melhor desempenho.

    Alguém poderia me dar uma dica pra aumentar o som dele?

    fazollodh
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    o que vcs acham?? apx 700 II ou Crafter lite te cd ???
    vcs que tem o apx 700 II, qual é a medida da largura do tampo ( a parte maior do tampo)??

    obrigado

    adomusic
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Cara, eu tenho um CPX 800, raríssimo, trouxe da Europa. Tem microfone condensador e Piezo, te digo que é uma máquina, uso regularmente e ele se mantém estável, afinação perfeita, Captação perfeita. Tenho um Martin D-15 que uso também regularmente, gosto de revezá-los. O CPX é soa mais estridente, o Martin mais Grave. Recomento qualquer CPX do 700 em diante.

    TiagoNeves
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Boas tardes a todos. Tenho a Apx 1200nt pois pareceu ser um bom investimento para tocar profissionalmente. Infelizmente tive serios problemas e mandaram outra para substituir. Pra meu espanto tinha os mesmos defeitos que eram: Um sinal muito forte para o volume que tem, ou seja, Ia ao redline na mesa mas não tinha ataco. Colocava o som no pré baixo e não podia bater nas cordas na mesma. Outro defeito era os volumes de corda para corda que são desequilibrados, o que torna os solos complicados. Outro defeito, o som tinha um tremulo e percebia-se quando se tocava corda a corda, (solos). Passado muitas chatices desisti e passado um ou dois meses o pré ou o piezo morreu, por e simplesmente deixou de funcionar. Agora estou pensando colocar fisheman e acredito que vou ficar com um guitarrão devido ao som natural dela. O que acham???? Obrigado pela atenção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Série apx/cpx da Yamaha