Solar durante a música

Autor Mensagem
    XandeMenegussi
    Veterano
    # jul/11

Olá amigos, estudei muita teoria no violão e já posso dizer que sei um pouco deste maravilhoso instrumento.
    Estudei muito intervalos, formação de acordes, campo harmônico (este último, em especial, estudei muito).

Mas acontece que sempre deixei as escalas de lado, olhava pra elas e só conseguia ver suas funcão de exercício para agilidade dos dedos, como eu executava mais a base, nem ligava TANTO para velocidade nos dedos.

Me perguntando como os violonistas solos de bandas sertanejas (várias outras, mas essa em especial) "decoravam" todos aqueles solos e riff minúsculos, porém essenciais, novamente me deparei com as escalas.

Quero a ajuda de vocês, olhem esta tab que representa a escala de Dó Maior (C)

|--------------------------------------------3--|
    |-----------------------------------3--5--7----|
    |--------------------------2--4--5-------------|
    |-----------------2--4--5----------------------|
    |--------2--3--5-------------------------------|
    |--3--5-----------------------------------------|

Eu posso dar uma improvisada no meio de alguma música utilizando esta escala, se for este o tom da música, mas a dúvida é:

Eu esqueço todas as outras notas do braço do violão e utilizo só estas da TAB para solar/improvisar ?
    Alguém aí possui aqueles desenhos onde aparecem o braço do violão com bolinhas vermelhas representando as notas da escala, por favor ?

Uma vez que minha dúvida esteja correta, fica mais fácil dar uma solada "harmônica", sem estragar o ritmo, uma vez que sobram apenas poucas notas para serem executadas.

Isso se repete no Acordeon, que pode ser igual no teclado. Eu tenho a mesma dúvida... quando quero tirar aquela introdução no ouvido, utilizo somente a escala correspondente ao tom e tento tirar somente nela, sem apertar teclas "fora da escala", tendo uma chance maior de acertar ?

Eu já revirei muito aqui na internet e não consegui ter uma certeza clara disso, não é nada de erudito, classico, partitura, tom e semitom, quero uma explicação básica.

Obrigado,

sucesso à todos os músicos !

Penta_Blues
    Moderador
    # jul/11
    · votar

Boa tarde!!!

XandeMenegussi
    Vc pode procurar no fórum de guitarra muita coisa sobre este assunto. Palavras como Escalas, Improviso, Campo Harmônico usadas na ferramenta de BUSCA lhe trarão ótimos tópicos.

Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

Valeu!!!