Como aprender a solar

    Autor Mensagem
    psdias
    Veterano
    # jan/04


    Pessoal:

    Toco violão há muitos anos, mas apenas por cifras
    (com livrinhos tipo "Violão e Guitarra", de bancas
    de jornais).

    Gostaria de aprender a fazer solos, tais como aquele
    que aparece na canção "Hotel California" (acho que a
    música é de um grupo chamado "Eagles"). Vocês acham que é possível aprender músicas desse tipo sozinho, ou é necessário entrar em um curso presencial ? Se é possível
    aprender sozinho, que métodos posso comprar (e onde) ?

    Grato pela atenção.

    Paulo

    jbj
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    psdias
    um curso é o ideal....mas vc pode começar a aprender as escalas...eu começei assim. Depois vc começa a solar dentro das escalas....por exemplo, pega uma música no Tom de "D" e sola na escala de "D"....já eh um começo!!!

    Mr_Guittar
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Seguinte..esse negócio de revistinha e acordes estão por fora...normalmente está simplificado....abandone isso e comece a ouvir as musicas e procurar o som no violão...é isso mesmo...."tocar de ouvido" .... assim vc vai adquirir mais sensibilidade aos sons e o proximo passo é treinar escalas e fazer exercicios....

    regis yamamoto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu indico a tablatura pra tu! Tente saber mais sobre tablatura e escalas ok? Um abraço

    Escala Sevillana
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jan/04


    Fecho com o Mr_Guitar.
    Ouça exaustivamene.
    Dedique-se.
    Faça como se fosse um militar.
    É assim que aprende-se a solar,
    desenvolvendo o ouvido.
    Conhecendo escalas.
    Visite: www.arpejo.com.br



    Escala Sevillana
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    corrigindo:

    www.arpejo.blig.com.br -> neste blog há considerações sobre
    teoria musical.

    Grow
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    psdias
    estuda:
    teoria
    mta teoria
    mais teoria
    toca escalas
    escalas
    mtas escalas
    leia partituras, tablaturas e o caralho a quatro
    ai sim

    leigo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    cara a parada e partituras e muito treino, eu toco a 5 messes e ja consigo fazer o solo do hotel california inteiro, ja tocava cavaquinho a 4 anos, mas a parada e tu acostumar o teu ouvido com cada som de cada casa, parece imposivel mas nao e, e apenas treino.

    new guy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Hehehehehehe será q é possível alguém aprender a solar só de ouvido ?? Pq se sim, eu vo nesse caminho eu acho hehehe

    GuitarGata
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Então eu sempre toquei violão começei Sério a uns 3 Anos + ou - !
    e Guitarra a 1º Vez que toquei foi antes de Julho em 2002 ... ma snunca Mais toquei então achava que sabia tocar, mas começando a Contar mesmo eu começei em Abrul do Ano Passado, foi quando Comprei meus equipamentos e Aprendi a Mexer neles e Talz!
    TYoco Bemm base e Talz, e dedilhar essas coisas ... agoora envoquei que quero aprender solo ... Pelo que eu To Fazendo SOZINHA tava saindo um resultado BOM ... mas achei lerdo demais e que iria demorar ... Resolvi entrar em uma aula de guita fiz duas aulas Jah e percebi que pode Fazer uma diferença legal aprender com professor!!!

    GuitarGata
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    concordo com que o GROW FaloW ... Olha RIMOW ....... hauhaiuha

    hilariojuninho
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hehehehehehe será q é possível alguém aprender a solar só de ouvido ?? Pq se sim, eu vo nesse caminho eu acho hehehe

    meu pai toca de ouvido e ele toca muito bem sem saber escalas .

    eu não vou pelo caminho dele pois quero aprender teoria e escala

    Thyagw
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Essa hora o cara deve tar tocando Technical Difficulties cara!
    OLHE SEMPRE A DATA DOS TOPICOS, PRINCIPALMENTE SE NAO FOR RESPONDER PERGUNTAS E NEM PERGUNTAR DENOVO!

    suitsu
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Velho, pra solo o bom e velho 1 2 3 4 é otimo, com o tempo vc vai ficar muito bom, treine bastante e antes de pegar solos, pegue alguns riffs primeiro.

    Vlww!!

    Lucas RX20
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Da para aprender a solar sem professor? Eh q da ultima quando eu tinha aula mew prof quis me ensinar usando shapes, e eu n gosto de shapes pois limitam sei lá meio q me induzem a usar notas, e nao fica uma coisa muito consoante com a melodia da musica, quais são os passos para aprender sem usar desenho de escalas?

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Lucas RX20

    Pra se livrar dos desenhos o interessante é dominá-los.

    Estude os shapes (desenhos), porque depois deles vem os patterns (padrões), e os padrões são ferramentas melódicas de larga utilização na música.

    É chato, mas vale a pena.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lucas RX20
    Cara uma coisa que eu fazia muito era desenhar o braço da guitarra em uma folha de papel e desenhar as escalas, pegando as notas dela em um determinado tom e pintando com bolinhas as notas da casa 0 à 24. Isso me ajudou muito. Fiz isso com diversas escalas, até misturando elas, tipo escala maior de Dó, com as notas da penta de Am em verde, as outras notas da escala em azul, a blue note em roxo, a nota da menor harmônica (7M do relativo menor) de vermelho e por aí vai. Para mim fez com que eu visse alguns momentos de simetria e afins, fora no entendimento geral dos intervalos e na decoreba dos shapes mesmo. escreve-los é bom, tenta aí.

    Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Ótima dica do Filippo14.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LeandroP
    valeu.

    Lucas RX20
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Quando eu estou em uma progressão de acordes como essa aki:
    C F C Am Dm C

    Nos acordes C,F,C eu utilizo a escala Pent. de dó maior e quando cair nos acorde Am,Dm eu utilizo a de Dó menor?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Lucas RX20

    Usa a escala de Dó maior/ Lá menor.

    suitsu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bem, aproveitando o tópico, queria pedir uma ajudinha, é que eu memorizei 5 shapes da pentatonica menor, mas não tenho ideia de como isso vai me ajudar a criar solos, como vou criar solos com essas digitações?

    Se alguem puder ajudar, ficarei sinceramente agradecido ^^

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    suitsu
    comece pesquisando o que é uma escala pentatonica.
    nao adianta nada saber o shape e nao saber em que tom voce está.

    se estiver numa pentatonica de lá menor, toque sobre uma base que seja lá menor (ou dó maior, que é sua relativa).

    suitsu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    kiki
    Vlw aee brother!!

    As shapes que eu decorei estão em Dm. Eu tenho que manjar de campo harmonico antes pra usar as escalas??

    Obrigado.

    suitsu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alguem?????

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    suitsu
    Cara... Comece estudando harmonia... "Como improvisar" é um assunto infinito, mas estudar sobre harmonia é o primeiro passo (claro, se você já sabe o fundamental de teoria musical).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aprender a solar