Duvida sobre encordamento antigo.

    Autor Mensagem
    Edison012
    Veterano
    # jul/11


    Galera é o seguinte eu tenho um violão Hofma YE 228 e possuo encordamento Aço D' Addario. É o encordamento original e mantenho essas cordas até hoje. Faz mais ou menos 8 meses e meio que uso essas cordas.Elas não me dão dor de cabeça com afinação e afino de vez em quando. Claro que elas perderam um pouco aquele brilho mas não vejo necessidade de troca, mesmo com um tempo avançado de uso.Mas agora minha duvida:

    Manter cordas durante um tempo avançado pode prejudicar o violão?

    Qual é o tempo regular de troca?

    Agradeço por futuras sugestões.

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu troco todo o mês, independente da marca.

    Cara, tomara que sua carteira de vacinação contra o tétano esteja em dia!


    Corda velha causa deterioramento precoce dos trastes, nut e da ponte, sem falar no timbre ruim e pegada pior ainda.

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    se tive enferrujada,troca,e manda por elixir

    Edison012
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Quais encordoamentos que vocês já experimentaram e acham bons ?

    Fireyeah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cordas velhas possuem mais tensão, ou seja forçam mais o braço. Com 8 meses de uso seu violão deve estar a ponto de virar um berimbau. Coloque cordas novas toda vez que ela tiver um ponto de ferrugem que você não consegue tirar(lembre-se de passar um pano embaixo das cordas toda vez que para de tocar).

    AFSVilela
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fireyeah
    Cordas velhas possuem mais tensão

    Sério? Por que?
    Eu já experimentei o contrário. As cordas mais finas, principalmente, ao enferrujarem, passavam a diminuir a tensão, pois perdiam material.

    Edison012

    Na boa, não vejo razão para cordas velhas prejudicarem o instrumento; o que pode ocorrer é machucar os dedos, caso estejam enferrujadas, e perder o timbre e afinação.

    Quanto a cordas boas, as Elixir são excelência em durabilidade. Comigo duram mais do que 10x mais do que as D'addario que eu usava. Só que o preço aqui no Brasil é salgado (geralmente não se acha um encordoamento por menos de R$50). Então, eu compro pela stringsbymail.com, sempre 2 encordoamentos de cada vez para não pesar no frete. Ontem mesmo comprei e 2 jogos saíram por R$ 53.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    AFSVilela
    Na boa, não vejo razão para cordas velhas prejudicarem o instrumento; o que pode ocorrer é machucar os dedos, caso estejam enferrujadas, e perder o timbre e afinação.

    Vc está enganado. Cordas enferrujadas destroem paulatinamente os trastes. Com o tempo pode ser necessário trocar os trastes mais cedo do que se faria em um instrumento sem cordas enferrujadas.

    http://jsrochaluthier.com.br/

    http://www.mundodascordas.com.br/novosite/?page_id=75

    rocknroll1234
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    Doggy,não se pega tetano tão facil assim não.

    já me machuquei com parafuso enferrujado e não aconteceu nada.

    Edison012,quando ver qualquer sinal de ferrugem,troque a corda,porque senão vai ter que mecher na traste.

    as propriedades eletricas de uma corda enferrujada,são trasmitidas para os trastes,o que enferruja os mesmos.

    Edison012
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu vou levar ao luthier para fazer uma regulagem.
    Obrigado pela atenção!

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vc está enganado. Cordas enferrujadas destroem paulatinamente os trastes. Com o tempo pode ser necessário trocar os trastes mais cedo do que se faria em um instrumento sem cordas enferrujadas.


    Certo, tudo bem..mas poe ferrugem nisso heim brother....

    ......................

    Manter cordas durante um tempo avançado pode prejudicar o violão?

    Edison012

    Nao tem problema.. desde que voce deixe as cordas limpas de ferrugem....Sugiro que voce troque as cordas pelo menos a cada 3 meses....



    Valeu....

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    MMJr
    Certo, tudo bem..mas poe ferrugem nisso heim brother....

    Mas é verdade. Deixar o encordoamento enferrujar algumas vezes ao longo de anos de uso tudo bem, mas manter ele sempre enferrujado por longos anos acaba com os trastes. Qualquer luthier pode atestar isso facilmente, por estarem acostumados com esse cenário.

    A corda solta micro pontos de ferrugem, que se aderem aos trastes, e que por sua vez entram em atrito contra o mesmo com a pressão dos dedos na casa.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Edison012

    Só vale a pena trocar as cordas se vc toca profissionalmente.
    Eu tenho uma guitarra que não troco cordas há uns 5 anos e mesmo assim continua com um som legal.
    Há 1 ano atrás comprei um jogo de cordas 09 pra ela, tirei todas as antigas e troquei. Então deu tanto trastejamento e aborrecimento que nem mexendo no tensor resolveu. Então botei de volta as antigas e tá tudo bem.
    Nesse anos só troquei dela várias vezes a mizinha e a 2ª e se não me engano, uma ou duas vezes a 3ª, mas, as dos bordões são as mesmas de 5 anos atrás.
    E pra violão é a mesma coisa!!

    Fireyeah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ramsay
    Há 1 ano atrás comprei um jogo de cordas 09 pra ela, tirei todas as antigas e troquei. Então deu tanto trastejamento e aborrecimento que nem mexendo no tensor resolveu.
    Como eu disse ali em cima, cordas velhas possuem mais tensão, logo quando você colocou um encordoamento novo, que possui a tensão 'normal', o braço voltou um pouco e começou a trastejar. Você não percebe diferenças só que peça para algum amigo seu mais experiente sentir o timbre dessa guitarra.
    Só vale a pena trocar as cordas se vc toca profissionalmente.
    Não mesmo.

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator

    Sem duvidas. Eu concordo com voce...

    Valeu...

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Omg estou imaginando como ta a corda da guitarra do Ramsay
    5 anos com o mesmo encordamento. o.O

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre encordamento antigo.