41ª Jam Acustica - Cry for You, honey!

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


Pow, sinceramente, pra que criar uma Jam no fórum de violão onde vão particar noventa e nove mil duzentos e trinta e quatro guitarristas e dois violonistas? Que graça há nisso? Não custa nada fazer uma jam só de violão.
Aposto que se alguém for no fórum de guitarra querendo colocar violãozinho lá no meio vai levar é esporro ainda.
Não levem pro lado pessoal, mas o fórum de guitarra é um pouco mais acima.

lcsrs
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Pra que tanta raiva nesse coraçãozinho? uahsuahsuhaa brinks

Cara acho que se qualquer um que participasse com violão no forum de guitarra nao teria problema nenhum.um violão bem tocado é muito legal de se ouvir também, assim como uma guitarra bem tocada, e também élegal combinar os dois.

flws

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny

???

Não entendi.

Jube
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Pior que não cara, eu participei de algumas jams sem usar a minha querida guitarra.

AndersonMatos
Veterano
# jul/11 · Editado por: AndersonMatos
· votar


Gyanyny
Lá no forum de guitarra os tecladistas participam de boa...Vc não vai lá tocar violão pr não quer...Agora se o dono da jam autoriza a gente tocar guita...dexa!

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Mas ai galera o Gianyny tem razão...

qual o sentido de ter Jam de violão, guitarra, baixo ou o q seja?

se vale tudo e de qlq jeito era só ter Jam e pronto, não precisa especificar instrumento

ACho que nas Jams de violão a galera tinha que tentar usar violão..

e sem querer ser chato, mas já sendo, Qew essa BT encaixa mais com um solo de guitarra, com drive ainda, tinhas outras BT por aí melhores pra Jam de violão

RickBlues
Veterano
# jul/11
· votar


qew
recebeu? abraço

@topic
acho que iria ser mais legal se todos tocassem com violão, embora não me importe muito, o importante é participar!

qew
Veterano
# jul/11 · Editado por: qew
· votar


A respeito das Jams, entendam o seguinte, a grande maioria, e o que eu to falando aqui é fato, comprovado, a grande maioria do pessoal que procura o cifraclub, é guitarrista. Querer impor só violão implicaria em uma diminuição maior ainda de participantes nas Jams, como JÁ aconteceu por aqui, jam com 4 solos, 3 solos.

Liberar guitarra é uma forma de aumentar os participantes, e manter o principal objetivo das jams, que é o aprendizado. Você toca guitarra? Legal! Participa da Jam também, não é por isso que vamos te proibir de participar, só não enfia drive até o rabo do teu solo, para manter a proposta parcialmente, pelo menos.

Quanto a escolha da BT, sempre foquei na facilidade da progressão para solar, eu tinha sim várias opções que combinariam mais, entretanto, ao meu ver, possuiam um nível de dificuldade mais elevado, o que poderia desmotivar parte do pessoal a participar. Antes de avaliar apenas o estilo da bt, que diga-se de passagem, a criatividade vai de cada um, se você só consegue criar um solo 'metalico' em cima dela, é mais um motivo para desenvolver a criatividade, usando um instrumento acustico, ao meu ver, uma possibilidade a mais de aprendizado, infelizmente, nem todos vêem por esse lado, e preferem ver pelo lado oposto, paciencia. Pois bem, voltanto à linha de raciocinio da dificuldade da bt, mais uma vez, na minha opinião, essa possui uma melodia muito facil de desenvolver ideias legais, levando em consideração que a maioria do pessoal que participa das Jams daqui esta estudando, esta participando com o intuito de crescer musicalmente, o que nem sempre acontece, por exemplo, no fórum de guitarra, que por vezes as Jams são feitas para diversão, da galera mais profissional, fazendo com que essa preocupação com a dificuldade da bt não seja necessaria. Eu posso, claro, estar errado, como quanto ao nível de dificuldade, ou quanto ao meu ponto de vista de aprendizado.

No mais, eu sei bem que é impossivel agradar à todos, se quiserem participar, a jam está aberta até dia 13, em caso negativo, fiquem a vontade para lançar outra e organizar da maneira que acharem mais proveitoso e que agrade a todos.

qew
Veterano
# jul/11
· votar


RickBlues

Recebi sim, mas confirmei pelo email.

AndersonMatos
Veterano
# jul/11
· votar


qew
Belo texto!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Aposto que se alguém for no fórum de guitarra querendo colocar violãozinho lá no meio vai levar é esporro ainda.

Não é verdade, nas minhas Jams e na de vários outros é aberto a qualquer instrumento.

pra que criar uma Jam no fórum de violão

Independentemente do instrumento, dependendo do fórum que a Jam é criada, existe um grupo de pessoas que irá participar de umas e não de outras.

Uma Jam no fórum de violão vai ter mais gente do fórum de violão.

Já teve Jam no OT e a maioria dos participantes foi de pessoas que frequentam o OT, mesmo com a BT tendo sido do Pink Floyd...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Só avisando que eu falei brincando o negócio do drive ali na primeira página.
Essa BT aí dá pra fazer solo de guitarra clean, de violão, de gaita, de escaleta, de assobio...

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
mesmo com a BT tendo sido do Pink Floyd...

Eu que organizei essa parada..

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Essa BT aí dá pra fazer solo de guitarra clean, de violão, de gaita, de escaleta, de assobio...

Com certeza!!!

Olha isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/240568/#6985420

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


qew
Eu que organizei essa parada..


Muito boa sua idéia de realizar uma Jam no OT!

\m\

Com certeza!!!

Olha isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/240568/#6985420


Irado tu me mostrando um negócio que eu te mostrei UASHUASDHUASH
UASHUSDAHUSAHSDUAHSADUHSAUHSDH

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Muito boa sua idéia de realizar uma Jam no OT!

o merito é seu, mano! Tu que deu a ideia.

Irado tu me mostrando um negócio que eu te mostrei UASHUASDHUASH
UASHUSDAHUSAHSDUAHSADUHSAUHSDH


Hahaha eu sei, lembrei disso qdo vc falou de assobio... huaehuaea

Jube
Veterano
# jul/11
· votar


To mandando minha participação. Cara deixei bem baixo o volume dos instrumentos no geral para que não fique muito alto em relação aos violões. Se ficar baixo demais da um toque.

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Jube

Man, se tivesse como tu nao mexer no volume da bt, eu agradeceria, se nao da um trabalhao pra igualar na mix final. =)

Mixa só o volume do violão em relação ao volume original da bt.

Se der, senao, pode mandar do jeito que foi que depois eu vejo o que eu faço! =)

Jube
Veterano
# jul/11
· votar


qew
Eu não alterei o volume da bt, só dos instrumentos que eu fiz. Eu joguei um orquestra, natural lead e um piano. Eu diminui bastante o volume para que não fique alto demais em relação aos outros solos que a galera mandar de violão. Se tu ver que ficou baixo demais da um toque que eu aumento o volume dos instrumentos.

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Jube

ah sim :)

Gianyny
Veterano
# jul/11
· votar


qew

Entendo sua opinião. Eu só acho errado é acontecer como você disse, "enfiar drive até no talo", fica até sem graça, vem um violãozinho de nylon solando legan, e panz, de repente, thunnn thonnn thinnnn thunnn, aquele drivezão.



Me desculpem ae se alguém não gostou do meu post, não o postei com o intuito de querer acabar com a Jam ou então querer criar uma só de violão pra "competir" com essa. Para mim também, como disseram, isso aqui é uma diversão, um aprendizado.

Jube
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Então bora gravar rapaz!


Entendo sua opinião. Eu só acho errado é acontecer como você disse, "enfiar drive até no talo", fica até sem graça, vem um violãozinho de nylon solando legan, e panz, de repente, thunnn thonnn thinnnn thunnn, aquele drivezão.


É interessante que quem for usar drive não avacalhe no volume, ai fica tudo equilibrado.

qew
Confirma meu envio?

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


qew

Ótimo texto, mas eu não quero tb abrir outra jam pra competir com essa, vou participar sim, com certeza!!

Die Kunst der Fuge

Mas convenhamos, que uma guitarra na jam de violão até passa, mas ir gravar com violão nas jams de guitarra num vai dar tão certo, a não ser que seja uma base toda clean, e a maioria das bases nas jams de guitarra tem efeito....dai o violão não encaixa

vou gravar meu solo agora!! \o/

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Gianyny
Entendo sua opinião. Eu só acho errado é acontecer como você disse, "enfiar drive até no talo", fica até sem graça, vem um violãozinho de nylon solando legan, e panz, de repente, thunnn thonnn thinnnn thunnn, aquele drivezão.

Sim, eu mesmo critiquei o pessoal que fez isso, nos meus comentários na Jam passada, entretanto, não proibi o uso de guitarra nessa, mas pedi bom senso. Se o unico meio de gravar é usando guitarra não tem problema, mas manter o bom senso ao usar uma guitarra em uma Jam acustica é o minimo que alguém pode fazer.

Jube
Confirma meu envio?

Sim, acabei de confirmar por email também!

Pé de chinelo
Ótimo texto, mas eu não quero tb abrir outra jam pra competir com essa, vou participar sim, com certeza!!

Não foi nada pessoal, apenas uma pequena dissertação sobre o que estava sendo discutido :)

Mas convenhamos, que uma guitarra na jam de violão até passa, mas ir gravar com violão nas jams de guitarra num vai dar tão certo, a não ser que seja uma base toda clean, e a maioria das bases nas jams de guitarra tem efeito....dai o violão não encaixa

Eu já participei de uma jam 'goodbye to romance' com violão pq estava sem cordas na guitarra e foi de boa. Sim, alguns tapados só conseguiram comentar 'violão né?', mas esse tipo de comentário vazio tem em qualquer jam, independente do tipo de instrumento, é resultado da falta de vontade do cara comentar. Não que meus comentarios sejam os mais completos, mas procuro sempre ajudar e opinar, assim como a maioria.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Pé de chinelo
mas ir gravar com violão nas jams de guitarra num vai dar tão certo

Eu discordo.
Eu acho que as pessoas adoram criar barreiras estilísticas completamente desnecessárias.
Dizem que tal base fica boa com guitarra distorcida mas na verdade isso é só porque todo mundo que veio antes gravou com guitarra distorcida, e aí ficam com preconceito se alguém grava com algum timbre diferente.

Se o cara gravar em qualquer música, com o timbre/instrumento que for, e as notas que o cara tocar forem bem escolhidas, pra mim foi válido. O que importa principalmente é a interação entre as notas escolhidas e as notas da backing track, o instrumento não.

Se o cara fizer um solo de oboé muito foda numa base de berimbau, eu vou gostar.

Mas aí todo mundo fica com essas cartilhas: Blues é só com strato clean ou crunch... jazz é só com semi-acústica... country é só telecaster... metal é com superstrato cheia de distorção.

O que define o estilo são simplesmente as notas, não o instrumento ou timbre que usarem. Mas de fato pouca gente concorda com isso e se você chegar tocando um blues com um theremin, mesmo que contenha toda a sonoridade característica do estilo, as pessoas vão chiar.

geracaoanos2000
Veterano
# jul/11
· votar


Curti a BT! vai dar pra fazer algo legal! Vamos de Frígio, eólio e lócrio! huahuaua



qew
Veterano
# jul/11
· votar


geracaoanos2000

pqp, fodasso esse video! Só achei o timbre comprimido demais, mas o cara arregaça!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/11
· votar


Tô dentro.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Die Kunst der Fuge

Então, seu texto ta muito bonito na teoria..

mas a gente sabe que na prática não é assim, as bases pedem determinados instrumentos.....se vc grava uma base com guitarra distorcida, vai pedir um solo com guitar distorcida, ou sintetizador eletrônico, algo nessa linha...

dai vc vem me falar que pode fazer solo com qlq instumento que vai ficar bom? vc pode fazer um solo excelente no oboé pra essa base distorcida, mas vai ficar 1000000 vezes melhor botar esse msm solo num instrumento que encaixe melhor com a BT

Se o cara gravar em qualquer música, com o timbre/instrumento que for, e as notas que o cara tocar forem bem escolhidas, pra mim foi válido. O que importa principalmente é a interação entre as notas escolhidas e as notas da backing track, o instrumento não.

Cara, pra isso não faz sentido algum......a produção musical passa pelo arranjo e construção de timbre que encaixem entre si, não é só ordenar notas pra criar a melodia, tem mto mais que isso

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Pé de chinelo
as bases pedem determinados instrumentos.....

É isso que eu discordo.
Esse tal "pedido" ae é baseado meramente em tradição e não na característica sonora final da coisa.
É mais pensando em ser igual ao que já era, do que se vai ficar bom ou não.

se vc grava uma base com guitarra distorcida, vai pedir um solo com guitar distorcida, ou sintetizador eletrônico

Discordo completamente.
A única coisa que justificaria tal pedido é a tradição.


vc pode fazer um solo excelente no oboé pra essa base distorcida, mas vai ficar 1000000 vezes melhor botar esse msm solo num instrumento que encaixe melhor com a BT


Diferente eu concordo que vai ficar, melhor são outros 500.

E pode não ter como botar "esse mesmo solo" com outro instrumento justamente pelas peculiaridades do tal instrumento em questão, como as articulações que ele tem o tal "instrumento que encaixe melhor com a BT" não tenha.

Enfim, esse negócio de instrumento que encaixe melhor é meramente tradição.

Se não é, me diz aí quais são as regras pra escolher o instrumento ideal pra solar na base X baseado nos instrumentos que fazem a base....

Se é um conjunto de instrumentos completamente novo fazendo uma base, qual o instrumento ideal pra solar nele?

a produção musical passa pelo arranjo e construção de timbre que encaixem entre si, não é só ordenar notas pra criar a melodia, tem mto mais que isso


Que timbres não encaixam entre si? Qual o motivo?

Não consigo pensar 2 instrumentos cujos timbres não combinem.

Por exemplo, nessa BT aí vcs tão falando que é melhor mandar um solo de guitarra com Drive... os instrumentos que fazem a base são os mesmos que fariam bases que vocês também diriam que é melhor usar um violão...

Partindo da sua lógica de que o timbre dos instrumentos da base determinam qual o melhor instrumento solista, por que ocorre essa divergência?

Qual o diferencial?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 41ª Jam Acustica - Cry for You, honey!