Madeiras para Violão

    Autor Mensagem
    slow134
    Veterano
    # mai/11


    E aí pessoal, Hj tô criando esse tópico pq naum achei nada parecido, e preciso esclarecer umas dúvidas:

    1° Tô querendo fazer um curso de luthieria acho que com o luthier vergilio lima em sabará, e se alguem aí tiver uma lista de melhores madeiras para construçao de violao... Não importo se forem importadas.

    2° E de uma vez por todas como saber se o violão tem tampo sólido ou nao? Ele é maior na espessura? ou só dá pra identificar pelos veios da medeira?

    Vlw Povo!

    MMJr
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    slow134


    http://www.martinguitar.com/1833/catalog.php?cat=Kits%20Parts%20%26%20 Tools


    Valeu...

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ow valew MMJr.

    músico--
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, madeira em violão é um assunto bem complicado, acho que caberia assunto pra um topico, vou lhe falar sobre algumas madeiras que eu conheço;
    SPRUCE:spruce é a madeira que é mais usada em tampos de violões, por ser uma madeira bem maleável e mole, essa característica garante ao violão, uma melhor propagação de agudos e médios.
    MAHOGANY OU MOGNO:mogno é uma madeira pouca usada em tampos, mas é usada nas laterais, fundos e nas demais partes do violão. Ela é pouco usada no tampo por ser uma madeira densa demais, não garantindo presença ou brilho como o spruce, o mogno deixa propagar muito mais os graves.
    SAPELE OU MOGNO AFRICANO:Também uma madeira pouco popular em tampos, mas usada em nas demais partes. Se usada no tampo, garante graves profundos e um som bem doce no violão.
    KOA:Koa só é usada nos E.U.A, se usada no tampo propaga mais os timbres médios.


    Em violão só esses que eu conheço.

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Opa! vlw músico--.
    era isso tbm que eu queria saber, quais madeiras devem ser usadas em determinadas partes do violao, e que som elas produzem.
    Continuem postando aí

    músico--
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    cara ser tu quiser uma dica pra montar seus violões faça o seguinte:
    cordas de aço
    folk:sempre use mahogany(ou mogno), ou sapele no tampo, isso dará uma projeção aos graves boa, saindo sem dó, o som natural do folk. De uma puxada no grave usando sapele(se for usado mogno no tampo) ou mogno(se for usado sapele no tampo) nas demais partes do violão.
    Jumbo:Já no jumbo, use spruce junto com mogno, isso ficará bom com uma puxada nos graves legal.
    mini-jumbo e auditorium:use spruce junto com nato, será uma ótima escolha, alem de deixar o violão bunito com uma tendencia natural aos agudos e médios.
    violões nylon: use spruce mesmo, junto com sapele.
    escala e cavalete:use sempre rosewood.
    acabamento:use sempre satin(acetinado).

    slow134
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    blz, realmente eu já percebi q essas madeiras sempre estão em bons instrumentos.
    E quanto ao jacarandá na faixa e fundo de violões clássicos, poderia ser uma boa tbm?

    músico--
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    não cara, o negócio é muito resistente(jacarandá=rosewood), então so é bom na escala e cavalete.

    slow134
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    E perguntando de novo, a melhor forma de saber se o violao tem tampo maciço? somente pelos veios da madeira?

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    músico--
    e por que os melhores violões da Di Giorgio e Rozini tem laterais de jacarandá, e escala em ébano???
    exs:
    http://www.digiorgio.com.br/violoes/author3.htm

    http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?area=10&cat=6&Produto=118

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeiras para Violão