Madeiras para violão com cordas de aço! Quais as melhores?

    Autor Mensagem
    Vini Castro Guitarrero
    Veterano
    # fev/16


    Galera alguém sabe dizer quais são as melhores madeiras pra violão de aço??

    rcorts
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    E lá vamos nós...

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    O melhor será relativo, cada tipo de madeira da um tipo de timbre, então o que pode ser melhor para uns pode não ser para outros.

    Vini Castro Guitarrero
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Claro Brother..mas tem uns tipos de madeiras mais comuns nos violões mais requisitados tipo o Taylor,Martin,Fender,Epiphone..

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    Vini Castro Guitarrero
    cara, estou começando a me aventurar na fabricação de instrumentos musicais (guitarras e baixos) e posso afirmar o seguinte: diferente do que o senso comum diz, não existem madeiras ruins e boas, toda madeira tem seu "lugar no mundo", seja para instrumentos musicais, seja para móveis, enfim
    independente disso, basta voce utilizar uma madeira que seja "boa*" e seu instrumento vai dar certo
    *Boa: que não tenha nós, além de comprometer esteticamente o instrumento, é uma area quebradiça e ruim de trabalhar, E uma madeira que esteja bem seca e que foi bem armazenada, obvio que não é nescessario aqueles fornos pressurizados que a gibson, fender etc tem, mas a madeira pode sim secar ao natural e ficar ideal para o uso
    MAS VAMOS AO QUE INTERESSA:
    quanto ao madeiramento, eu recomendo madeiras menos densas no tampo, para ajudar na vibração das cordas, como o cedro rosa por exemplo para o tampo e o braço
    Para o fundoe laterais, geralmente se escolhe madeiras mais densas para ajudar a "empurrar" o som, deixar o som mais alto, mas nada impede de você usar cedro, enfim, recomendo alguma variação do jacarandá que seja legal, freijó ou o próprio cedro