Wótila Carneiro Veterano |
# set/11
· votar
Pô pessoal, como já existe um tópico sobre o assunto, vou apenas reviver esse, para não criar outro. Sei montar escalas maiores baseados no T T ST T T T ST. Mas levando pro braço do violão como eu inicio essa escala? Vi um vídeo do Philippe Lobo (sobre intervalos) que ele faz a Escala de Dó Maior (C, D, E, F, G, A, B, C) da seguinte maneira: e|-------------------------------| B|-------------------------------| G|--------------2--4-5---------| D|--------2-3-5----------------| A|----3-5-----------------------| E|-------------------------------|
Percebi que eu posso usar esse padrão (ou desenho, ou digitação) começando com qualquer nota que conseguirei a escala escala dessa nota. Até aí tudo bem. Procurando entender mais sobre Escala Maiores me deparo com a seguinte escala de Dó Maior: |---------------------------0-1-3-| |---------------------0-1-3-------| |------------------0-1------------| |------------0-2-3----------------| |------0-2-3----------------------| |-0-1-3---------------------------|
Ela começa com um E e termina com um G. Tudo bem, se eu seguir a escala percebo que é a escala de Dó, pois teríamos E, F, G, A, B, C, D, E, F, G, A, B, C, D, E, F, G. Minha dúvida é: Posso começar uma escala por qualquer nota que esteja dentro dessa escala? A diferença da primeira escala pra segunda (mostradas acimas) é apenas o tamanho? Ou seja, a primeira não digita em todas as cordas, enquanto a segunda vai de E à e? Se eu usasse o padrão da primeira escala para uma escala de D, por exemplo, eu tb poderia usar todas as cordas? O que eu percebo é que não somos obrigados a começar a escala pela nota que dá nome à escala: escala de C, começar pela no C, etc. Desculpem à enxurrada de perguntas, mas essas escalas estão me deixando confuso.
Obrigado!
|