Notas Sustenidas! está correto o jeito que faço?

    Autor Mensagem
    Lucas RX20
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Lucas RX20


    Tipo eu quero fazer notas sustenidas, e pelo que eu aprendi com meu professor é tipo assim: é só por exemplo tocar dó em pestana e descer uma casa e pronto ta aí o C#, porém eu fui olhar no dicionário de acordes do Cifra Club e não tem esse tipo de acorde e agora? quem tá certo meu professor ou o dicionário?

    Link da nota no dicionário: http://www.cifraclub.com.br/dicionario.php#ins=vio;acor=C%23

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    1º Se estiver no C e descer uma casa, você estará tocando B.
    2º Sustenido em tese é uma pra cima. Se o C é o 'B na terceira casa', na quarta casa seria o C# ou também Db. Procure lá no dicionário que o acorde Db tem.

    Basicamente é assim:

    C C#/Db D D#/Eb E F F#/Gb G G#/Ab A A#/Bb B

    Lucas RX20
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tá pera aí deixa eu ver se eu entendi.... tô tocando Fá em pestana se eu descer uma casa eu fiz Fá sustenido?

    Sr. Garnier
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Lucas RX20

    Se vc for destro, e fizer um Fá com pestana, basta mover a mão uma casa para a direita para transformá-lo em Fá sustenido!

    Lucas RX20
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Lucas RX20
    · votar


    AAAAA entendi tipo no dicionário não em por exemplo F# E SIM Gb!
    Agora entendi kra vlw!!!! é isso né????

    erick_guitar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Lucas RX20

    Cara quando você caminha no braço, das graves para as agudas, logo vão ser notas ou acordes sustenidos, quando você volta alguma casa, no caso das agudas para as graves, chamamos de bemol!

    OU seja se você está em D e avança uma casa para a sua direita vai ser D#, se você voltar vai ser Db!

    VAle lembrar o que é enarmonia quando são notas com a mesma sonoridade mas com a nomeclatura diferente! Por exemplo: C# e Db emitem o mesmo som porém são nomes diferentes.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Sr. Garnier
    · votar


    Lucas RX20

    Sim, pode considerar F# e Gb como sendo o mesmo acorde.

    EDIT:
    o que o erick_guitar disse está correto, mas na pratica pode considera-los como sendo a msma coisa, apenas para facilitar a compreensão!

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Lucas RX20
    tá certo sim o que voce ta pensando.

    mas tem tres coisas importantes:

    1
    não é descer uma casa, é subir. quando voce vai mais perto do corpo, voce tá subindo, por que a nota fica mais alta.
    descer é ir pra perto da pestana, da mão do instrumento.

    2
    existem varias maneiras de fazer um mesmo acorde (como voce deve ter visto no dicionario de acordes fo cifra).
    voce pode chegar num tipo de G# diferente do que voce ve pro aí.

    3
    isso funciona sempre pra acordes com pestana.
    sem pestana é um pouco diferente (tem que por pestana neles).

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    dei furo , fiz a tab de um acorde que tinha

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    seu professor está certo , mas quando você sob meio tom no acorde é necessaria o uso da pestaninha!

    o segundo acorde que aparece no dicionario do cifra é o dó com uma pestaninha na corda E,B,G mas o restande é o formato de dó!

    então se faz necesário o uso da pestana, é por esse detalhe que você não achou seu dó!

    se voê arrastar o acorde de dó aberto não rola porque a corda E, G ficou sem mudança nehuma! essas duas cordas tem que subir meio tom também!

    se não endendeu pergunte!

    valeu té +

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vc acho q o seu professor tinha te enganado?

    banda de dois
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    lucas rx20 , vale lembrar que sempre que voce ir de mi pra fa natural nao existe sustenido, o mesmo vale de si pra do , e se voce tiver descendo , de fa pra mi nao tem bemol , tambem valendo de do pra si nao existe bemol , espero ter te ajudado em alguma coisa, , , l a nao ser em partituras para fins de esclarecimentos teoricos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas Sustenidas! está correto o jeito que faço?